Subete ga F ni Naru – The Perfect Insider – Primeiras Impressões

Será que tudo que tem dedo de Inio Asano se torna ouro? Descubra aqui no Gyabbo! com as primeiras impressões de Subete ga F ni Naru – The Perfect Insider.

Guia-Completo-Temporada-de-Outono-2015Andam dizendo por aí que Inio Asano é o novo Midas e tudo que ele faz vira ouro hipster, seja roteiro, arte, direção ou mesmo um character design. Subete ga F ni Naru – The Perfect Insider chega nesta nova temporada de animes prometendo uma história de mistério de qualidade. Nele conhecemos Souhei Saikawa e Moe Nishinosono. Ambos saem de férias do trabalho no laboratório Saikawa e acabam encontrando um cadáver, iniciando a tentativa então de solucionar um caso de assassinatos em série. O anime para a TV foi adaptado da novel de Hiroshi Mori pelo estúdio A-1 Pictures que já colocou as mãos em muita coisa boa. Vamos ver como eles se saíram em seu primeiro episódio.

Logo no começo nos é apresentado o tema de abertura da série, uma música bastante animada no ritmo dançante da banda KANA-BOON e com uma animação simplista dos próprios personagens dançando, nos contagia com um clima alegre. O interessante é que assim que ela acaba e o episódio começa, uma música clássica de fundo com um violino começa e uma voz apresenta questionamentos filosóficos, quebrando totalmente o clima da abertura e dando um contraste bem peculiar ao começo da série. Mas aos poucos vai-se descobrindo o verdadeiro feeling do anime que é mais tranquilo e devagar.

Subete 2Com o decorrer das primeiras cenas, é impossível não ficar maravilhado com os cenários e com a ambientação enquanto a personagem que iremos conhecer mais a frente vai até a casa de seu mentor com um magnífico carro em CG, deixando no chinelo as antigas animações de Initial D. Logo que a personagem chega ao seu destino, conhecemos sua identidade como Moe Nishinosono e também a de Souhei Saikawa que ela chama de sensei por algum motivo desconhecido. Logo percebemos o quão a mulher é observadora, reparando em desde uma rachadura na cafeteira, até o hábito do seu professor tomar coca-cola só quando falta café.

Mesmo sendo tão observadora, Nishinosono parece ser bastante dispersa e despreocupada. Os diálogos que se seguem pode incomodar um pouco porque parece que cada um dos dois personagens está falando em uma língua diferente. Saikawa começa sobre questões filosóficas, “quem sou eu e pra onde eu vou”, enquanto Nishinosono apenas quer saber quando o rapaz a levará até a nova loja de rocamboles que abriu, como se o assunto mega importante de seu professor fosse apenas baboseira. O ritmo lento do episódio ajuda a deixar esses diálogos expositivos um pouco chatos, e mesmo com uma paleta de cores tão pastéis e monocromáticas, são diálogos importantes para a apresentação de universo dentro da história.

Subete 3O mistério prometido pelo gênero e na sinopse só começa a ser citado quando ficamos sabendo do caso de Magata Shiki, uma cientista altamente inteligente e promissora, mas que foi acusada de assassinar sua família há alguns anos. O objetivo de Saikawa é encontrar Magata frente a frente e para isso ele precisa ir até uma ilha onde a cientista está exilada. Então o rapaz, que tinha prometido sair de férias com dois de seus “alunos” (a relação dos três ainda não foi explicada muito bem e fica difícil saber porque Nishinosono chama Saikawa de professor), escolhe a ilha como destino.

De fato, o character design de Inio Asano engrandece a experiência visual e o estúdio A-1 Pictures caprichou em cada detalhe com um jogo de luz e sombras de dar inveja. Grande parte do episódio não conta com trilha sonora, talvez para dar maior destaque aos diálogos. O diretor é Kanbe Mamoru, o mesmo de Elfen Lied, e o seu trabalho em geral sempre tem um ritmo mais lento no começo. Talvez isso desagrade muitos que estão acostumados com inícios mais marcantes, mas esse ritmo devagar combina e muito com os trabalhos do próprio Asano. Sem dúvida, Subete ga F ni Naru fará parte do grupo de animes recomendados como “continua assistindo que fica melhor depois” porque apesar do início, sem dúvida promete muito quando o mistério realmente entrar em cena.

Subete 4

Será que tudo que tem dedo de Inio Asano se […]

3 thoughts on “Subete ga F ni Naru – The Perfect Insider – Primeiras Impressões”

  1. Não tenho muito o hábito de assistir animes mais lentos, todavia. Esta excelente resenha me fez ficar com vontade de assistir animes menos dinâmicos.

Deixe sua opinião