Kowabon – Primeiras Impressões

Que tal conhecer uma mistura de Atividade Paranormal e O Grito? Esse é o Kowabon!

Guia Completo Temporada de Outono 2015Kowabon é um anime de terror em episódios curtos (3 minutos cada) produzido pelo estúdio ILCA que aborda atividades paranormais que só podem ser percebidas através das lentes de câmeras. Nesse primeiro episódio vemos duas amigas conversando através de uma teleconferência, até que coisas estranhas começam a acontecer.

Esse anime previamente parecia uma incógnita, principalmente por ser uma obra original com um diretor estreante nessa função. Porém podemos dizer que ele foi uma grata surpresa.

Kowabon-1Pelo que foi mostrado até agora esta série vai seguir bastante o estilo japonês de terror, o qual geralmente se baseia na construção da tensão, e não no uso de sustos isolados. Isso ele faz bem, gradualmente aumentando a aflição com a trilha sonora e com arte, até que se chegue no Gran Finale sem a necessidade de utilizar uma cena rápida com um efeito sonoro alto para gerar o susto ou o medo.

A animação é feita com a técnica da rotoscopia, assim como o anime Aku no Hana, com o desenho sendo produzido em cima de filmagens com atores reais. Nesse episódio ela pareceu meio travada e um pouco borrada, porém não chega a comprometer o resultado final da obra. Além disso, me parece que esse foi um efeito dado na pós-produção para que a animação ficasse mais fidedigna em relação a uma conversa online. Por isso creio que talvez melhore com o passar dos episódios e com a mudança de temas (filmagens caseiras, câmeras de segurança etc).

Kowabon-2Em suma Kowabon foi uma boa surpresa, o seu estilo e sua trama não são revolucionárias ou inovadores, mas são bem feitas. A arte, em algum sentido, pode incomodar um pouco, porém não chega a estragar a experiência. É uma ótima indicação de um anime de suspense propriamente dito, algo que parecia estar faltando nas últimas temporadas.

Que tal conhecer uma mistura de Atividade Paranormal e O […]

One thought on “Kowabon – Primeiras Impressões”

Deixe sua opinião