Eden – Editora JBC – Vol. 1

Chegou às livrarias e lojas especializadas Eden – It’s an Endless World, atualmente o manga mais inclusivo e reflexivo no mercado brasileiro. Confira todos os detalhes a seguir!

Eden conta a história de um casal de jovens, Enoah e Hannah, que vivem com um homem mais velho, Lane, em uma ilha isolada após todo o mundo ser infectado com um vírus mortal. Usando como pano de fundo pessoas que tiveram que aprender a viver com ameaça de um vírus mortal o autor debate e questiona temas como religião, consciência versus emoção, desigualdade social, machismo e sexualidade, realizando muito bem aquilo que geralmente é feito em boas ficções científicas: uma crítica à sociedade

Leia mais:

Os diversos defeitos e problemas horríveis que acontecem no contexto de Eden logo são percebidos pelo leitor mais atento como uma reflexão daquilo que acontece nos dias atuais mesmo que seja em uma escala menor. Além de um mundo bem desenvolvido e de uma crítica consistente, este manga também apresenta personagens fortes e diferentes entre si. A história não se prende só em pessoas do mesmo gênero, sexualidade, nacionalidade ou religião. Isso acaba trazendo um ganho ao enredo e no modo como o relacionamento dos personagens acontece.

A arte é muito bonita, sempre buscando um traço mais realista tanto nas paisagens como nos personagens. A princípio pode parecer um pouco datada, mas isso não incomoda em nada e até mesmo pode ser considerado como um charme a mais da obra.

CAM03132

Quanto ao formato, essa é a minha primeira experiência com os mangas “2 em 1”, o JBC BIG, e posso dizer que estou satisfeito. Esse modelo maior ficou muito bonito e é gostoso de segurar. O único porém é o preço de R$39.90. Ainda que um Parasyte, também da JBC, seja lançado custando R$ 16.90, deixando pelo menos uma certa equivalência já que Eden é o dobro, ainda é um valor que soa caro para a maioria dos leitores de manga que normalmente colecionam várias séries ao mesmo tempo. Justamente para amenizar isso, o manga será lançado de forma bimestral.

Nesse primeiro volume, Eden se apresentou como um manga com ótimo roteiro, personagens e arte. É uma obra para aqueles que buscam refletir e debater temas sérios, obrigatório para aqueles que buscam se afastar dos títulos mainstream que geralmente são publicados por aqui. Para aqueles que gostam mais de ação esse também é um título que pode ser indicado por conter cenas frenéticas de guerra, porém para vê-las você deverá “aturar” algumas páginas mais “lentas”.

P.S: Para quem já leu e também gosta de Comics, esse traço que utiliza linhas paralelas para fazer as sombras não lembra um pouco os desenhos de Steve Bissete pelo Monstro do Pântano?

CAM03130

Chegou às livrarias e lojas especializadas Eden – It’s an […]

10 thoughts on “Eden – Editora JBC – Vol. 1”

  1. A pergunta é: Porque lançar um mangá bimestral de 40 reais se poderiam lançar ele mensal por 17 reais, com mais duas capas,formato mais anatômico e e resistente?

    É osso.

    1. Eu já não vejo como problema esse formato. Não achei pesado, mas gostaria de uma capa dura pelo menos.

      Mas é compreensível o motivo da JBC ter escolhido esse formato. A intensão dela é de atingir um outro público que não compra mangá regularmente. Por possuir uma temática mais “pesada” em comparação com os outros mangás o foco da editora é um público mais velho que está disposto a pagar por um produto melhor, tanto que a venda de Eden está restrita as Livrarias. Imagina como seria estranho dentre vários livros o mangá lá no canto pequeno e com 200 páginas (por exemplo como é com o Zetman)? Acho que eles acertaram e muito com esse formato, mas não sei se venderá como eles estão esperando… quem sabe o Leonardo Kitsune poderá nos dizer futuramente como foi a vendagem dos primeiros volumes do mangá (acho difícil, mas não custa sonhar HAHAHA)

      1. Na festcomix tava vendendo bem, mas pq tava com um desconto legal. Agora nas livrarias é outra coisa. Acho que deveria fazer um marketing melhor sobre o mangá.

  2. Não confio em analises desse site que baba ovo da Jbc. Essa empresa mercenária que pratica preços abusivos e bane seus leitores dos comentários pois não tem amadurecimento pra escutar reclamações dos próprios consumidores dos seus produtos!!!
    Por essas e outras nunca vai ser uma Panini…

  3. Tenho todos os anõezinhos, da publicação antiga, quando chegava em minha cidade, no interior paulista. (Obrigado, Panini)
    Concordo que seja reflexivo; mas com a distribuição restrita (e meu penar em pagar fretes), receio não poder dizer o mesmo da inclusão. Zetman também se enquadra desse quesito. Oxalá tivessem a mesma abrangência de The Seven Deadly Sins, que compro. Sobre Parasyte, ainda não posso opinar, sei que chegou em São Paulo, estou esperando.
    Boa tarde, amigos. Passem bem. Té

Deixe sua opinião