Então, e o final de Monster?

Até que enfim tivemos o final de Monster, mas e se ele for só questão de interpretação?

Atenção este post contém spoilers sobre o final de Monster.

É meus amigos, após 10 longos anos de espera (para mim somente 3) finalmente tivemos a oportunidade de ver o final da “obra máxima” de Naoki Urasawa publicado em terras tupiniquins. Lembro-me como se fosse ontem que fui à banca e tive a grata surpresa de ver o último volume de uma das séries que eu mais gostava me esperando a fim de me dar a oportunidade de descobrir o que aconteceu com o monstro.

Então eu li e gostei. Porém um tempo depois quando entrei na internet percebi que em maior parte a reação dos outros leitores foi negativa, inclusive no grupo no Facebook do Genkidama. Isso me motivou a escrever este texto analisando o final deste mangá. Vamos lá.

Em um primeiro momento, quando houveram as mudanças na história que demonstravam a aproximação do seu clímax um fator gerou desconforto, o “suicídio completo”. Na verdade, mais especificamente, o que gerou esse incômodo não foi o plano de fazer com que uma cidade morresse pelas mãos dos seus próprios habitantes, mas sim isso acontecer em uma cidadezinha do interior. E isso é algo aparentemente “menor” que o evento anteriormente planejado, o domínio/fim do mundo.

CAM02690

Levando em conta o fato de que ao longo da série sempre foi enfatizada a capacidade que Johan tinha em manipular situações, ao ouvir que ele decide mudar o seu plano para que possa cometer suicídio se pensa que haveria um acontecimento do mesmo tamanho, algo em uma escala global. mas o que acontece é a chacina em uma pequena cidade.

No entanto levando em consideração que o desejo do monstro era se transformar em um personagem fictício destruindo todas as memórias sobre a sua pessoa, realizar um evento menor que o fim do mundo se torna mais lógico. Pois seria difícil que alguém que cometeu um ato de proporções catastróficas que mudasse o mundo fosse facilmente esquecido. Além disso é a morte de uma cidade inteira! É um evento horrível.

Quanto ao desdobramento dos demais personagens da trama, pode-se dizer que o final foi honesto. Não houve a tentativa de se realizar eventos extraordinário ou mudanças bruscas de personalidade, somente aquela leve evolução que insere as pessoas em uma realidade mais tranquila do que o último momento vivido.

CAM02694

Eva conseguiu perder a obsessão por seu Tenma e desenvolver uma vida estável longe do álcool. Nina conseguiu perdoar o seu irmão e dar início à sua carreira como advogada. O detetive Lunge conseguiu conviver com o fato dele ter se enganado nesse caso (coisa que parecia impossível, diga-se de passagem). Grimmer chegou ao seu objetivo de ter sentimentos, inclusive sendo feito um belíssimo paralelo entre como ele encararia o final de sua vida com relação ao final da série “O Magnífico Steiner”, que ele nunca chegou assistir. E Tenma seguiu ajudando as pessoas mais necessitadas.

Só há um possível problema quando chegamos no último capítulo, que é o final propriamente dito. Quando é mostrado que Johan foge do hospital após estar em coma o autor abre um grande leque para se interpretar o que realmente aconteceu e o que virá a acontecer. O que cria a possibilidade de uma pessoa não ter gostado da sua interpretação desses fatos e não do final em si, já que fica meio obscuro o que realmente o Naoki Urasawa quis dizer.

Isso pode acabar tornando todo o julgamento da qualidade do final deste manga relativo à percepção que o leitor tem dele, ou seja, pode ser “questão de gosto”. Mesmo assim os leitores não são os únicos “culpados” do final ser considerado bom ou ruim, já que quando o autor idealizou este tipo de conclusão assumiu o risco de que a perspectiva do seu público poderia não ser positiva ou que um final interpretativo poderia ser algo que não agradasse os seus leitores.

CAM02696

Além disso existem outros fatores que podem contribuir para uma opinião negativa do leitor. O autor considera Monster a sua melhor obra, há um hype gigantesco em cima de qualquer título dele e tudo isso ligado ao fato de o mangá ser realmente bom ao longo de seus 17 volumes anteriores, o que querendo ou não acaba gerando uma grande expectativa.

Eu, como disse anteriormente, gostei desse desfecho. Mas isso tem a ver com o fato de que gosto de finais interpretativos. Creio que a cena em que Johan aparece se levantando e falando com o Tenma de fato aconteceu e após descobrir a verdade sobre sua mãe ele partiu para a última vingança. Claro que que isso é somente a minha interpretação, não é uma verdade absoluta e provavelmente é diferente da dos demais leitores.

Então de que lado você está? Gostou do final de Monster, odiou ou achou que tem um gostinho de tanto faz? E qual foi a sua interpretação da cama vazia? Comente aí.

Até que enfim tivemos o final de Monster, mas e […]

28 thoughts on “Então, e o final de Monster?”

  1. Foi um final justo. O vilão perde o jogo (mostra que nem todo plano dá certo, por mais bem elaborado que ele possa ser).

  2. Lembrando que a vontade do Johan não era somente apagar sua existência, mas também criar um monstro dentro de cada personagem. Quando ele pede pro Tenma atirar nele, é como se ele transformasse aquele médico com sérios princípios em um assassino (o que não aconteceu, já que o plano falhou).

  3. Iohan foi a maior decepção em vilão de todos os tempos. Me fez ter profunda raiva do personagem no final… mas talvez isso tenha passado.
    O por quê disso?
    Porque ele é uma farsa.

    A cena final no hospital é interpretativa, o autor não diz nem mostra o que aconteceu, é interpretativo. O Iohan pode ter morrido ou não, pode ter permanecido desacordado ou não. Penso que a cama fazia é apenas para você leitor torcer para ele ter sobrevivido e ter ido em busca de uma nova vida depois da “morte” dele.

    Afinal, por que eu fiquei decepcionado com o Iohan como vilão?
    Foi porque ele era um mostro desumano, e no fim ver ele ter aquele faniquito extremamente humano ao perceber que tinha sido enganado, foi realmente algo que fez perder o respeito pelo personagem. Enganado como? Ter descoberto que ele sofreu lavagem cerebral para acreditar que algumas coisas que ele fez na infância na verdade foi a irmã dele que fez, se não me engano, e principalmente, isso principalmente, lembrar que a mãe dele escolheu ele para ser sacrificado. O Iohan via ela como o verdadeiro mostro, e por causa disso, dessa tentativa de “assassinato” pela própria mãe, que ele fez tudo que fez.
    Agora para você para pensar. Depois de tudo que ele fez, depois de todas as pessoas que ele usou e destruiu, depois de ser tão fascinado com as coisas ruins e violentas que as pessoas são capazes de fazer, ele descobre que ele também, como ser humano, foi vítima disso, ele faz escândalo? Fica chocado e perde a vontade de viver, porque a mamãe decepcionou ele? Todo o mundo pode sofrer menos ele? Decepcionante…

    1. Pra mim isso foi mais uma característica que prova ainda mais a escrotidão dele: hipocrisia. Achei interessante no final das contas hehe.

      1. Acredito que no final quando o Tenma foi visitar o Johan e “teve” aquela conversa, foi uma alucinação dele com informações que ele havia recebido da Anna ( afinal,ela recuperou todas as lembranças dela,até as que ela manteve profundamente escondidas e pode posteriormente ter contado isso à ele. Ou quem sabe, quem contou sobre aquele acontecimento específico- sobre ter se decidido quanto a um dos gêmeos ou ter confundido um com o outro- pode ter sido a mãe deles) e após isso foi embora(pro Tenma, esse momento foi apenas uma visita casual já que Johan devia apresentar sinais de melhoras mas não acordar-o que indicaria recuperação total), o Johan já estava consciente e após ouvir o Tenma refletir sozinho, naquele momento decidiu fugir. Não acho que ele tenha ido atrás de vingança quanto a mãe ou ainda planejar matar as pessoas que tinham lembranças dele porque de uma certa forma ele foi morto (pela segunda vez) e já havia concluído tudo o que havia planejado até chegar naquele ponto.(Ou seja, o plano dele chegou ao fim, ele “morreu” e não havia mais nada a ser feito) Pode parecer bizarro mas acho que ele só fugiu e foi viver uma vida normal( bem, ele seria capaz disso, fingiu várias vezes ser uma pessoa normal para ganhar a confiança de qualquer um) porque eu penso que, se fosse pra ele ir atrás de vingança, matar quem o conhecesse e no final se suicidar, seria interessante que essa parte da história fosse de conhecimento do leitor já que vários personagens importantes e suas trajetórias nos foi apresentado

    2. mais o final foi basicamente mostrar isso… até mesmo pra o maior monstro do mundo outros monstros existem… johan finalmente teve alguma coisa… tenma disse que ele tinha um nome e sua duvida era saber quem sua mãe escolheu… foi por isso que ele começou tudo.. ele não era johahn.. ele era nada… e a reflexão do anime foi toda por base disso… alias no final nn acho que ele fez escandalo ou algo do tipo… ele sabe o que ele fez… por isso ele queria que o tenma visse o fim do mundo também.. e ele queria morrer. no fim de tudo acredito que ou ele finalmente morreu com um nome ou ele foi atrás da mãe dele.

  4. Falo mesmo: ODIEI O FINAL!!!
    Também não farei textão. O autor enrolou demais a história. Poderia tê-la condensado em 12 volumes ou até menos, fazendo uma história mais fechada e com menos personagens. Não me venham com a desculpa padrão da pressão da editora pra continuar a publicação, que isso não é subterfúgio pra enrolar a história como ele o fez…

    1. o final nn foi tão complexo ou ruim quanto falam… o nome do episódio é: o verdadeiro monstro. a história caminhou pra essa reflexão e o ultimo plot twist foi mostrar porque johan fez o que fez… antes tudo parecia ser culpa do bonaparta. porém não foi. ele fez tudo por uma unica duvida… por achar que sua mãe tentou rejeitar ele… ele não se sentiu triste ou feliz… se sentiu vazio… sem um nome e sem amor sem saber o que era ou quem era… isso o tornou um monstro. além do mais o que a história enrolou??? ela foi brilhante. até o episodio do baby que parecia nada haver com nada teve pelo menos uns 3 plot twists.

  5. Meu deus, não sabia que teve gente que odiou o final de Monster por esse motivos aí dos comentários. Vcs precisam melhorar gente, isso n é filme americano, nem sempre o personagem faz o q vc espera dele.

    Achei o último volume muito bom, e a parte em que ele destrói a cidade achei que foi por dois motivos: primeiro pelo que ele mesmo disse, pra apagar a existência dele, matando todos que o conheciam; mas, principalmente para acabar com o refúgio final do criador do monstro, porque ele não merecia viver em paz depois do que causou.
    Já o final final, prefiro acreditar que ele foi atrás da mãe. (Aliás, ela estar viva foi uma das coias que mais me surpreendeu nesse volume). Porquê não consigo aceitar a hipótese dele ter tentado começar uma nova vida, isso seria impossível pro Johan, e também prefiro não acreditar que ele vá começar tudo de novo (isso seria muuito chato).

    O mal de um final aberto é esse: ninguém sabe o que realmente aconteceu só o Urasawa, e talvez nem ele. Eu gosto de finais abertos, por mais que eles sejam meio irritantes as vezes.

  6. Quando vi o anime, há longínquos 5 anos, eu tive a reação geral da galera de decepção, exatamente pelo hype criado pelo próprio mistério da trama.
    Mas revisitando a obra pelo mangá, percebi que o mistério do Johan é apenas uma das camadas da série, ela é um grande estudo sobre o monstro que vive dentro de cada um daqueles personagens, e sobre o quão importante é a sua identidade.

    Ainda assim, o desfecho não deixa de ser coerente, Tenma impede que o monstro dele o domine, e Johan é atingido num momento mega anticlimático, mas num bom sentido, pois nem tudo está sob o controle dele, e até um pai bêbado e violento pode se livrar do seu “monstro” para salva a vida de seu filho.

    Sobre o final aberto, interpreto que o Tenma sabe a resposta da pergunta, e que ela não é boa, por isso tem pesadelo de imaginar o que pode acontecer caso um dia o Johan descubra. Mas no fim das contas, o rapaz se recuperou e foi ele mesmo descobrir a resposta com sua mãe. Se ela o protegeu, Johan terá sua paz, se sua mãe se enganou… bem, o monstro voltará.

  7. Eu não achei o final ruim ou decepcionante, mas fiquei com a impressão que demorou demais. Talvez o mesmo final com alguns volumes a menos teria soado diferente. Aliais, me parece que 20th Century Boys sofreu do mesmo problema, acho que as vezes Naoki Urasaya da voltas demais com seus mangás. Justamente por ser mais “enxuto” tenho Pluto como minha obra favorita do autor, espero que a Panini traga ele agora.

    Quanto ao Monster do titulo, não sei se era essa a intenção autoral desde o principio ou se não quando passou a ser, só que no final esse monstro não era exatamente o Johan. Pelo menos pra mim parece que o autor quis passar a mensagem que isso é algo muito mais intrínseco a própria natureza humana (tanto que ao longo da historia da pra perceber que existe um monstro dentro de cada um daqueles personagens, inclusive da mãe), do que uma entidade demoníaca que existe externamente e precisa ser exterminada.

    Acabou se tornando uma historia sobre redenção, e minha parte favorita no finalzinho do mangá foi quando o Tenma acabou tendo que salvar o Johan de novo, e o que deixou um gostinho meio amargo na boca foi aquela ultima pagina com a cama vazia.

    Até gosto de finais abertos, mas este em especial não me deixou muito satisfeito. Como se ele estivesse falando “Se você quiser pensar que o Johan foi se encontrar com a mãe dele para se vingar tudo bem, se quiser pensar que ele conseguiu de alguma forma a redenção com ela tudo bem também, ou ainda se quiser acreditar que ele morreu ta certo, pode escolher o que você quiser!”, porra não fode cara! Termina de me contar o que acontece de uma vez!

    Mas eu gostei muito, é um puta de um quadrinho, merece todo o reconhecimento que tem.

  8. Quando terminei a história, acreditei piamente que o Johan havia se matado. Um amigo meu disse que ele, muito provavelmente, iria começar a tocar o terror novamente. Após curto período de reflexão, percebi que as duas possibilidades são igualmente plausíveis. Ao menos na minha visão do personagem e da trama. Ao acompanhar os atuais comentários, vi outra interpretação que não havia percebido antes. A possibilidade do Johan procurar sua mãe. Também acho plausível. Não sei se ele irá matá-la quando descobrir a verdade ou sair vagando pelo mundo. Não me parece que possa simplesmente tentar levar uma vida “normal”. Apesar de tudo, quero acreditar que ele se matou. Que tirou a própria vida ao notar que foi salvo, novamente, por Tenma, ao descobrir o que a mãe fez. O final não me agradou muito pois prefiro finais fechados. Mas, de modo algum, a conclusão da história destruiu ou manchou a obra como um todo.
    Também acho que o Urasawa poderia enrolar menos. ehahahueahuae

  9. Gostei muito do mangá e o recomendo a todos. Mas também não gostei do final. Esperava mais do fim, pois foi criada uma grande expectativa ao longo da história. O final interpretativo foi um pouco decepcionante para mim. De qualquer modo, a história em si é muito boa. Também acompanho 20th Century Boys e torço para que lancem Pluto no Brasil.

  10. Acabei de ler o final.

    Pra mim, muitas coisas ficam interpretativas, mas algumas são certeza: Johan é sim o Monster do titulo.

    Não fica explicito que tipo de monstro se refere, se pela sua maldade, ou algo sobrenatural propriamente dito, apesar de nada indicar diretamente isso.

    Recapitulem: Johan estava matando pessoas desde sua infancia, por arma de fogo ou doces envenenados (que não foram explicados como pararam nas maos de uma criança). Johan sabia coisas de alguns personagens de representação INTIMA, que só os mesmos sabiam, como se entrasse na mente deles (Diferente da cena do roberto nos capitulos finais, de um personagem que foi investigado)

    Mais de um personagem o viu como monstro. Podemos questionar a sanidade de alguns, como o bebado, mas e o bandido que o Tenma cuidava nos capitulos iniciais? Ele fugia de um monstro literalmente.
    Outros psicopatas o descrevem como monstro, alien, vampiro e reais. Eram pessoas meio loucas, mas que não viam johan, mesmo como criança, como alguem “normal”.

    E no final, fica claro que mesmo a mãe dele o via como monstro. Quem é o monstro? E isso antes dele passar por todos os acontecimentos e experimentos que o tornariam o que ele vem a ser no final. Dos dois, ela entregaria o Johan.

    Quando eu comecei a ler o manga, após ler a sinopse, eu pensei que acompanharia a historia do anti-cristo. Não houve nenhuma menção a isso no manga e descartei logo no inicio a possibilidade, mas chegando ao final, nessa linha margem de interpretação sobre O que é johan? Quem é o monstro? Eu ficaria com essa resposta.

    Sobre ele ter levantado e saido pra tocar terror. Acho que ele morreu e o que Tenma viu foi um fantasma ou alucinação. Johan vai viver nas lembranças dessas pessoas e ele será esses questionamentos ruins. Foi tenma que concluiu sozinho “Será que ela quis descartas um filho e proteger outro? Ela seria o monstro?” E percebeu isso quando foi visitar Johan após dizer “Ela os amava”, será mesmo que amava os dois?

    1. “E no final, fica claro que mesmo a mãe dele o via como monstro. Quem é o
      monstro? E isso antes dele passar por todos os acontecimentos e
      experimentos que o tornariam o que ele vem a ser no final. Dos dois, ela
      entregaria o Johan.”
      Quando ela se pergunta quem é o monstro, ela está se comparando ao Poppe e não fazendo menção ao Johan.

  11. Puta final bosta mano!! Senhor Grimmer Morreu,pra mim ver aquela Cama Vazia ??!! Morram !!! Que Lixo !! Final porcaria,Digno de quem é retardado,tudo mundo queria q Tenha Pisa-se da cabeça de Johan até ele esganar até a Morte!! Maldito !! Tirando a Revolta é o 2° Melhor MANGA JÁ FEITO PELO HOMEM !!!
    ( sendo o 1° Berserk,sem mais )
    Mas merece todo reconhecimento !
    Top Monster !!

  12. Achei tanto o final como toda a trama muito bem feitos.
    cada personagem é importante pra estória, nao é o autor enrolando! pois o monstro nao é o johan e sim todos nos, o monstro reside dentro de nos.
    o fato de johan ter mudado o objetivo é algo q fica a critério pessoal, pq ele nunca falou qual era seu objetivo, nos é q dedusimos baseados em outros personagens e faz sentido sim o suicidio perfeito por causa do que a nina falou pra ele alem do q ele descobriu sobre seu passado, pra mim ele se sentiu uma farsa e acreditou q o monstro era o poppe, entao além de desaparecer, pq ele nunca existiu de verdade, ele precisava acabar com a alegria do poppe na cidadezinha dele.
    já o final com ele desaparecendo na cama é outra parte para interpretaçoes, pode-se pensar q ele morreu ou q fugiu e foi atras da mae para talvez concluir q ela era um monstro também ou sei lá, mas eu acho q essa cena serve para nos mostrar a nao existencia dele, o fato de ele ser um personagem ficticio, oq é revelado no final, uma existencia ficticia de uma pessoa real.

  13. Não fica explicito que tipo de monstro se refere, se pela sua maldade, ou algo sobrenatural propriamente dito, apesar de nada indicar diretamente isso.

    Recapitulem: Johan estava matando pessoas desde sua infancia, por arma de fogo ou doces envenenados (que não foram explicados como pararam nas maos de uma criança). Johan sabia coisas de alguns personagens de representação INTIMA, que só os mesmos sabiam, como se entrasse na mente deles (Diferente da cena do roberto nos capitulos finais, de um personagem que foi investigado)

    Mais de um personagem o viu como monstro. Podemos questionar a sanidade de alguns, como o bebado, mas e o bandido que o Tenma cuidava nos capitulos iniciais? Ele fugia de um monstro literalmente.
    Outros psicopatas o descrevem como monstro, alien, vampiro e reais. Eram pessoas meio loucas, mas que não viam johan, mesmo como criança, como alguem “normal”.

    Muito interessante. Das interpretações aqui foi a que mais gostei ^^

  14. Final interpretativo, porém com base para imaginação!
    Achei sensacional, está entre os três melhores animes em que assisti. Um roteiro totalmente ligado do início ao fim!!

    “_ Eu sou Johann….e o que farei agora?!!”
    “_ Matar o verdadeiro monstro!”

    Para Johann o verdadeiro monstro era a mãe, pq esse plano que ele sempre falou antes mesmo em ir ao orfanato era matar sua mãe por ter raiva em sua preferência em alguns dos filhos. Tanto é que ele fala para o Kenzo:

    “Para você todas as vidas tem o mesmo valor….Mas você percebeu que só se tem o mesmo valor é na morte.”

    Onde ele se referiu à sua mãe, em que sempre existirá uma vida que terá mais valor que a outra, isso é uma visão e uma escolha.

  15. Johan é o capiroto. Eu não li o mangá, n tenho grana pra comprar kkkk mas vi todos os episódios. Logo no primeiro episódio aparece uma passagem da Bíblia, Apocalipse de São João, 13,1-4. No trecho é dito “ Eu parei sobre a areia do oceano e vi subir do mar uma besta, que tinha dez chifres e sete cabeças, e em cada chifre uma coroa, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. […] E adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade, e eles adoraram a besta dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?”.
    O trecho retirado da própria Bíblia diz ainda mais do que o trecho transcrito na animação. Veja:

    1 E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

    2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

    3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

    4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

    Apocalipse 13:1-4

    Ao decorrer da animação existem momentos de fala do tipo: “ Somente um monstro maior poderá matá-lo”. Não me recordo qual personagem disse isso. Outro momento onde há menção/relação da transcrição de apocalipse é quando o bebedo mata Johan para salvar seu filho ( outro momento de grande injustiça por sinal, afinal ele é preso). O bebedo diz ver uma besta com sete cabeças…
    No parágrafo 3, “E vi suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada.” Johan tem uma ferida na cabeça (letal), mas é salvo duas vezes por Tenma. Eu me perguntei: “Por que? Por que Tenma faria isso depois de tanto sacrifício? Depois de tanto esforçar-se, depois de deixar tudo para trás? Ele possuía um único objetivo: matar Johan, consertar o seu erro que foi salvá-lo. Por que, então, ele o salvaria de novo?”. A resposta está justamente em Apocalipse, parágrafo 4, “ E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?”.
    Tenma é japonês, ao meu ver, ele poderia ser o dragao. O que representa o dragão na mitologia japonesa?Conhecido no Japão como nihon-no-ryu ou somente ryu, ele é uma das quatro criaturas divinas da mitologia e representa sabedoria.” Ou, talvez, a morte de Poppe simbolize essa passagem.
    Lembre-se que há várias formas de se adorar alguém, dentre elas o medo, a perseguição, o ódio, o amor…
    Tenma mostra-se muito bondoso e sábio, ele não culpa a ninguém pelos acontecimentos que destroem sua vida e tiram sua vontade de viver. A única coisa que ele quer è que todos possam viver em paz e vai atrás de Johan numa tentativa de reestabelecer essa paz. Quando ele decide, depois de tudo, salvar Johan pela segunda vez e desiste de matá-lo, a meu ver, numa interpretação correlacionada ao Apocalipse fica clara a simbologia. O Grande dragao não somente cura sua ferida de morte, mas também, passa o trono à besta. Fica nítido ali a “adoração” melancólica de todos os personagens, a aceitação de que nenhum deles é de fato páreo para Johan. A aceitação do fim.Johan diz: “ Você também pode ver o cenário do fim, Dr. Tenma?”.
    Percebi que essa questao paira na mente de Tenma quando ele caminha para curar Johan -ep 73- “Quem é semelhante à besta?”; “Quem poderá batalhar contra ela?”. É de uma desolação enorme… Afinal, Johan leva um tiro na cabeça duas vezes e não morre… Tenma tenta matá-lo tantas e tantas vezes e algo dentro dele parece impedi-lo, ou quem sabe o próprio Johan com algum tipo de poder mental… Não sei. E não só Tenma! Outras pessoas tentam, mas algum evento acontece para impedir a morte de Johan.
    Parece-me que o autor tenta nos mostrar outra coisa com esse final. Para mim, Johan só esteve de brincadeira com todos o tempo todo. Ah e sobre a escolha da mãe dos gêmeos, lembra-me muito a escolha de Sofia… Como pode uma mãe escolher qual dos filhos vai morrer? É nítido o desespero dela, ela diz: “Leve esse! Não, esse! Não, esse!”. Ela queria os dois para si. A culpa não é da mãe, o verdadeiro mostro nao è a mãe. O verdadeiro monstro só quer que vc transfira a culpa e o adore com devoção…
    Eu poderia ficar argumentando ainda sobre a correlação em Apocalipse com Monster e sobre seus ensinamentos.Mas estou cansada de escrever e um tanto entristecida com esse final. Compartilho da mesma melancolia citada aqui.
    Por fim, isto: a desolação e a tristeza serão tamanha que tudo o que poderemos fazer é adorar à besta. Odiei o final, queria que Tenma tivesse tido culhōes para matar Johan. Queria um final feliz… A felicidade do final de Monster não passa de ilusão, não passa de uma conformidade impotente com a maldade extrema.
    O anime é incrível, possui muitas questões filosóficas sujeitas a interpretações diversas e interessantes para debate.

  16. Só complementando a minha opinião acerca do tema. Ainda há esperança… Nossos nomes são de natureza divina. O fato dos nomes serem elípticos em toda a trama está também, contida no Apocalipse de São João. Todo o enredo de Monster é genial, justamente, por que nos faz investigar e questionar sobre o que o autor quer ensinar.
    Arigato gozaimasu, Naoki Urasawa, foi simplesmente perfeito. Fica aqui o meu desejo de agradecer ao autor pela sua obra impecável. Cada episodio foi necessário.

  17. Olá pessoal blz? voces conhecem o Another Monster ? pelo que entendi é a continuacao da hisoria e que explica varios acontecimentos antes. Bom estou aqui pq fui procurado para fazer a traducao do livro para o portugues, mas o cliente desistiu por que ficaria muito caro… sao 85 mil palavras, umas 3 ou 4 semanas de trabalho… enfim, pensei entao em procurar um grupo de pessoas que tem interesse no livro em portugues que poderiam dividir entre si !! eu faria a traducao e entregaria dentro do prazo combinado… ai ficaria bom pra todo mundo ! se tiverem interesse respondam aqui ! valeu abs pessoal !!

  18. Ola pessoal tudo bem? vcs conhecem o Another Monster ? pelo que entendi é a continuacao da historia e explica varios acontecimentos anteriores, conexoes e etc… enfim, eu nao conheco a historia, sou tradutor e fui procurado por uma pessoa para traduzir o Another Monster para o portugues, mas ele desistiu pq ficaria um pouco caro… sao 85 mil palavras, umas 4 semanas de trabalho pelo menos… pensei entao em procurar um grupo de pessoas que tivesse interesse no livro em portugues para poderem dividir, eu faria a traducao e todo mundo sai ganhando !! rsrs
    se tiverem interesse por favor respondam aqui. eu comecei a ler o inicio da historia e tive muito interesse, qria realizar esse trabalho ! bom e isso ai, tudo de bom pessoal !!

  19. Podemos ver que Tenma busca o paradeiro da mãe dos gêmeos com o intuito de descobrir qual era o verdadeiro nome deles, e depois volta ao hospital para contar ao Johann. Então, Johann sabendo sua verdadeira identidade, já não era mais igual o Monstro sem Nome daquela fábula sinistra. Dessa vez, diferente da fábula, existiria alguém que o conheceria pela sua real identidade.

    Podemos pensar que quando Tenma revela o nome verdadeiro para Johann, o ”monstro” dentro dele foi ”enterrado” e Johann poderia seguir sua vida, dessa vez como um ser humano e não um monstro.

    Mas então, o que foi aquele pesadelo do doutor onde Johann questiona se sua mãe tentou salvá-lo ou se ela o confundiu? Então Johann continuou mal? Tenma errou ao salvá-lo?

    Penso que o criador da história, Naoki Urasawa, apenas se manteve fiel a personalidade de seus personagens, e a questão moral fica a cargo do espectador: Se Tenma mata Johann, qual seria a sua desculpa? O simples ato de tirar uma vida, é algo monstruoso, desumano, então ele não seria muito diferente do próprio Johann.

    Acredito que o pesadelo, nos faz pensar que as experiências traumáticas pelo qual Johann passou podem tê-lo transformado em um mal irreversível, que jamais conseguiria encontrar qualquer humanidade dentro de si novamente, um verdadeiro monstro (e esse é o nome do último episódio do anime: “o verdadeiro monstro”). É um final muito assustador, se pensarmos dessa forma.

    Vejo também que muita gente acredita que na fábula o ”Monstro sem Nome” o outro monstro que vai para o oeste seria a Anna (a irmã gêmea que Johann considera sua outra metade), mas ao meu ver, os dois monstros seriam o próprio Johann (Anna nunca foi um monstro). E o que me leva a pensar isso, é que em certo momento é sugestionado que o Johann tem dupla personalidade, e muitas vezes o Johann deixa pistas dizendo ”olhe pra mim, o monstro dentro de mim está crescendo”. O Johann não tinha uma individualidade, acredito que existia um conflito interno dentro de Johann (que na fábula são os monstros do oeste e o do leste), onde um lado dele queria acabar com tudo isso e se convencer de que ele poderia ser feliz mesmo sem um nome, mas o outro lado dele não se contenta com o fato de assumir várias identidades e nenhuma delas ser ele mesmo.

    Mas quem acaba atirando em Johann no final, foi aquele bêbado que viu Johann apontando uma arma na cabeça do seu filho. Um detalhe curioso nisso, é que o bêbado diz as autoridades que ele atirou numa Besta que tinha dez chifres e sete cabeças. Se lembrarmos bem, o anime se inicia com um versículo bíblico, o apocalipse de São João, que se refere a chegada do anticristo na terra, e são as mesmas palavras que o bêbado usa no final. Seria apenas uma coincidência? Penso que também seja uma pista para desvendar o desfecho de Monster.
    Se de fato a fábula do Monstro sem Nome mostra o conflito interno que existia dentro de Johann, então o final da fábula, é também o final do anime, o monstro que estava crescendo dentro de Johann, que seria o monstro que vai para o leste na fábula, acaba o devorando por completo e se tornando o seu verdadeiro eu: “Johan, é um bom nome”. Reparem também que nunca temos conhecimento sobre o verdadeiro nome de Johann, isso significa que não nos importa, porque também já não importava mais para Johann saber. O nome pelo qual o conhecemos é Johann, que também é o nome pelo qual o associamos a um monstro, então saber a sua real identidade, já não seria suficiente para preencher o profundo vazio e apaziguar o seu sofrimento, o ”monstro” dentro dele cresceu tanto que acabou com o pouco de humanidade que ainda restava dentro de si. “Quem é semelhante a Besta e quem poderá lutar contra ela?”

    Quando iniciei a história, eu pensei que o título ”Monster” referia-se ao próprio Johann. Mas com o passar dos episódios, eu consegui identificar diversos monstros nessa história. Quem seria o verdadeiro monstro? Seria Johann? Seria a mãe dos gêmeos que os abandonou? Ou seriam os sujeitos que realizavam aquelas experiências bizarras? Só sei que Johann estava longe de ser o único monstro em toda essa história.

  20. Confesso que acabei agora pouco de ler monster e acho uma das obras mais primorosas de todas, eu particularmente adoro finais interpretativos, principalmente por que é isso que Monster propõe a dúvida constante no leitor, por muitas vezes acreditei que Johan fosse Temma, e depois refletia e refletia, de um lado temos um antogonista que é um verdadeiro crápula, e do outro um ser totalmente bom, eu acho que o real intuito do mangá, e passar uma mensagem sobre como lidar com a culpa, sim! Temma viveu tantas coisas baseados na culpa por deixar o Johan vivo, mas foi finalmente quando ele o perdoou, quando Nina perdoo, que o monstro pode sumir de vez, o monstro está dentro de nós, e todos nós temos, o que falta as vezes é deixar de viver uma vida baseada na culpa, pois somente o perdão é o que liberta
    Eva se libertou da obsessão
    Grimer se libertou dos seus traumas
    Temma se libertou da culpa
    Nina se libertou da mágoa
    Lounge se libertou de compulsões que o afastaram da família.
    Esse é meu ponto de vista

Deixe sua opinião