Só Você Pode Ouvir – Editora JBC – Volume único

Só Você Pode Ouvir, um manga para nos lembrar que o ser humano precisa se relacionar para sobreviver.

Só você pode ouvir (ou Kimi ni Shika Kikoenai  no original) é um mangá de volume único escrito por Otsuichi e ilustrado por Hiro Kiyohara que foi serializado na revista Shounen Ace em 2007 e trazido pela editora JBC em 2014 aqui para o Brasil.

O manga gira em torno de Ryo, uma garota com muita dificuldade de se comunicar com seus colegas de classe, e que queria muito ter um telefone celular já que todos têm um. O desejo é tão forte que ela começa a imaginar como seria seu “celular dos sonhos” em todos os detalhes, até que ela se imagina fazendo uma ligação pelo celular imaginário, fazendo com que alguém realmente atenda! Tem uma pessoa do outro lado da linha! E agora, como ela irá reagir?

 foto1

A obra descreve, o tempo todo, o ponto de vista de Ryo, prendendo o leitor à narrativa principalmente pela forma como a temática da solidão é explorada, intrigando-o o tempo todo por omitir uma série de situações que são apenas esclarecidas no final, aumentando proporcionalmente nossa curiosidade e ansiedade em relação ao desenvolvimento da relação entre a garota e as pessoas com quem ela fala pelo celular imaginário. Tal como como um quebra-cabeça onde não podemos ver a figura toda até que a última peça seja encaixada.

Só você pode ouvir não é um romance típico, na verdade o que mais importa não são os sentimentos amorosos, mas sim a completude que uma pessoa alcança quando se permite encontrar-se verdadeiramente com outra. É uma história diferente do que estamos habituados, com todos os eventos ocorrem ao mesmo tempo, transmitindo a ideia de que, por mais que tentemos, o destino já está decidido.

foto 2

A arte está à altura de Hiro Kiyohara, cujo ápice foi em Another, também publicado pela JBC no Brasil. A riqueza de pequenos detalhes fez a diferença principalmente nos personagens, todos bem expressivos, transmitindo ainda mais o que o autor quis passar. Contudo, o destaque fica com as ilustrações coloridas muito caprichadas que abrem a revista dando um imenso destaque.

Com um ótimo acabamento gráfico por parte da JBC, Só Você Pode Ouvir é um drama tocante que contém um belíssimo desfecho impossível de não se emocionar. Para quem se interessou, o mangá encontra-se nas lojas especializadas pelo preço de R$13.90.

Sobre Karolina

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio.
Twitter: @KarolFacaia

Só Você Pode Ouvir, um manga para nos lembrar que o […]

2 thoughts on “Só Você Pode Ouvir – Editora JBC – Volume único”

  1. Uma obra meio depressiva mas bem bonita me fez lembrar de “A Casa do Lago” que também recomendo. E parabéns pelo texto.

Deixe sua opinião