Yakitate!! Japan – Mangá

Quando você acha que já leu mangás de todos os estilos, pode ter certeza que sempre vai se deparar com algo mais bizarro! Conheça Yakitate!! Japan e o magnífico mundo de assar pães!

Hein?

Antes de falarmos sobre a obra em si, é importante saber um pouco de sua origem. A grande maioria dos japoneses são bastante conservadores em relação a sua cultura e também aos seus hábitos alimentares. Não é pra menos que vemos diversos pratos exóticos e modos interessantes de se degustar uma boa refeição por lá. O café da manhã é considerado por muitos como a refeição mais importante do dia, já que ela que vai fornecer energia para começarmos com força total. E o que você costuma comer no seu café da manhã? Um bom pão com manteiga e uma xícara de café ou copo de leite com achocolatado? Sem dúvidas que isso fornece energia, mas até que ponto é saudável? O café da manhã japonês é um pouco diferente, ou melhor dizendo, é totalmente diferente! Eles o chamam de “asagohan” e é composto normalmente por uma porção de arroz branco, misoshiru, uma sopa tradicional de soja, alguns legumes em conserva e uma porção de peixe. Isso mesmo que você leu, arroz e peixe no café da manhã, meu amigo!

Japan 2

Conhecendo um pouco do tradicional asagohan podemos voltar ao propósito de Yakitate!! Japan onde o jovem Azuma Kazuma conhece um padeiro quando criança e fica extremamente fascinado pelo modo como aquele rapaz produz pães magníficos e deliciosos! O padeiro então percebe que Azuma tem um potencial para se tornar um bom artesão de pães quando crescer e instiga o jovem a seguir esse caminho inserindo nesse propósito um objetivo: Criar um pão com a cara do povo japonês! Afinal, existe o pão francês, o pão italiano e tantos outros pães conhecidos por sua nacionalidade, mas o Japão sempre foi apegado ao seu arroz branco e, em termos de consumo de pães, perde feio para a maioria dos países. O rapaz então começa a treinar para ser o maior padeiro do mundo e criar o Ja-pan (Trocadilho com o nome de seu país, já que “pan” é pão em japonês… Sim, é um trocadilho besta…). Para isso ele começa a fazer pães para a sua família experimentar no café da manhã, mas ele encontra um obstáculo logo de cara: O seu avô super tradicional que não abre mão do arroz de jeito nenhum!

Após dezenas de tentativas, criando diversos tipos de pães diferentes, finalmente Azuma consegue fazer o seu avô aceitar comer um de seus pães e ele fica extasiado com a criação do neto, deixando-o assim partir para Tóquio e trabalhar na famosa padaria Pantasia para aprender mais sobre o ofício de ser padeiro! Bizarro? Você ainda não viu nada! Assar pães é uma verdadeira obra de arte! Em Pantasia, Azuma conhece desde padeiros com cabelo afro, até padeiros espadachins e outros especialistas em fermento. Para entrar na filial mais famosa ele terá que vencer cada um deles em duelos culinários com os mais bizarros juízes e suas reações exageradas nas degustações. Só que para a sorte do jovem padeiro, ele treinou a infância toda com diversos tipos de ingredientes e tem infinitos truques embaixo de sua manga.

Japan 3

Agora vamos imaginar o contrário. Você que está acostumado a traçar aquele pão com manteiga maroto todas as manhãs, conseguiria se acostumar a comer arroz e peixe? Mudar costumes culinários inseridos há décadas na cultura de um país não é uma tarefa fácil, ainda mais em um país tão conservador como é o Japão. A bizarrice de Yakitate!! Japan começa por aí. Publicado pela Shogakukan na revista Weekly Shounen Sunday desde 2002 e concluído em 2007 com seus 26 volumes, o mangá ficou marcado como um dos mais exóticos já lançados. Não é pra menos, em meio a tantas histórias clichês, o mangá de Takashi Hashiguchi ensina como fazer pães de diferentes formas e pode ter certeza que cada receita ali funciona! Desde as mais simples como um pão de melão, até as mais idiotas como um pão feito com vinho e sangue de tartaruga! Tá bom, não precisamos entrar em detalhes neste último…

Para os fãs de mangás culinários mais recentes e que acompanham Shokugeki no Souma ou o bizarro Toriko, Yakitate!! Japan é parada obrigatória! Com a sua comédia exagerada e sutil, Hashiguchi quebra a quarta parede o tempo todo, colocando trocadilhos e piadas com o próprio mangá do tipo “sua receita coube em apenas uma página do mangá!” ou então “uau! esse pão foi tão bom que até as páginas ficaram coloridas!”. Esse é um dos pontos chaves da comédia por aqui, tendo como ponto central um personagem chamado Kawachi, amigo de Azuma. Ele é a piada encarnada em personagem! A maioria das cagadas acontece com ele (Literalmente, quando ele se vestiu de pão (?) e cagou em público na cerimônia de abertura de um evento) e o seu cabelo está sempre sendo cortado sem querer por outras pessoas, mesmo ele se esforçando tanto para cuidar do penteado.

Japan 4

Ainda falando de quarta parede, outra coisa que chama atenção são as referências e personalidades reais. Existe uma fixação do autor em relação ao rosto do Brad Pitt, por incrível que pareça! Diversos personagens que deveriam ser apenas complementares, possuem o mesmo rosto com uma expressão cômica do famoso ator, chamando mais atenção do que deveria em determinadas situações. Michael Schumacher também aparece em Yakitate!! Japan como juiz de uma competição entre artesãos. Non-sense demais, não é? É daí para pior! O traço de Hashiguchi é bastante leve e bonito de se apreciar. Os cenários também são bem trabalhados e os designs dos pães são um show à parte! Tem pães em forma de dragão e peixe, assim como os pães com túneis por dentro entre outras obras de arte. Cada novo “ja-pan”, uma nova obra de arte!

Se você é daqueles que não aguenta mais aqueles mangás sobrenaturais que tem sempre aquele mesmo grupo de protagonistas com poderes, enfrentando outro grupo com poderes ou aqueles romances em que o protagonista é um idiota sem atributos, mas misteriosamente todas as garotas do mundo correm atrás dele ou até mesmo aquele de esporte em que um carinha bobo que não entende nada daquilo de repente almeja ser o melhor para impressionar uma garota, Yakitate!! Japan é pra você! Porque a maneira mais bizarra e exótica de fugir dos clichês do mundo dos mangás, é misturar farinha com ovos, sovar uma massa e assar um pão num forno à lenha!

Japan 5

Quando você acha que já leu mangás de todos os […]

4 thoughts on “Yakitate!! Japan – Mangá”

  1. O mais interessante sobre Yakitate!! Japan é que ele nem é um mangá sobre pão, ele sequer tem uma historia de verdade! É apenas um amontoado de piadas infames e muito non-sense, é claro que isso não faz dele necessariamente ruim.

    Mas acho importante ressaltar porque qualquer um que chegue nele desavisado, com uma expectativa errada, pode acabar se decepcionando. Quando a obra merece uma chance, especialmente se vista por um viés diferente.

    Mesmo que não seja um quadrinho pra qualquer um um, mesmo que dotado de um humor bastante peculiar, pode ser muito divertido.

    Em se tratando de referencias sem noção, a piada com o remedinho do Pelé foi incrível, e o final do mangá em si também foi uma das coisas mais bizarras que eu já vi. Enfim, Yakitate!! Japan é mais uma daquelas historias que só o Japão pode oferecer a você.

  2. olha, arroz e peixe logo pela manhã não rola, mas de vez em quando sai um arroz com ovo aqui!
    com relação ao manga, me parece ser bem legal de repente eu aproveito a vibe Shokugeki e dou uma olhada nesse tambem.

  3. estou feliz por 2 motivos,
    1 por achar esse bom review do meu Mangá favorito de Culinária que revisitei ele hoje por algum motivo
    2 por antes de achar esse review, ter achado um fansuber que tenha terminado de legendar o anime (que na minha opinião as piadas ficam ainda mais engraçadas quando animadas), e vou poder finalmente ver o anime dele completo em PT/BR. (Mesmo em inglês na época que assistir era uma legenda muito ruim e qualidade do video remetia as épocas em que baixávamos .RMVB de 30mb).

    1. infelizmente não sei qual é o fansuber pois não diz na legenda em momento algum e o site que estou baixando não da os devidos créditos, então se alguem souber, me avisa que gostaria de fazer uma doação para eles para expressar minha gratidão <3

Deixe sua opinião