Orange – #MêsDoShoujo

Orange é um manga shoujo e seinen de drama e romance escolar que está programado para chegar ao fim ainda em 2015 no Japão. Se recebesse uma carta do seu “eu” futuro, você seguiria as instruções dela?

Orange inicialmente foi publicado pela revista shoujo Betsuma da Shueisha, mas atualmente, após uma série de problemas entre a autora Takano Ichigo e a editora original, está na seinen Manga Action da editora Futabasha com 17 capítulos até o momento.

Na história, a jovem Naho recebe uma misteriosa carta no dia em que ganha um novo colega de classe, Kakeru. O texto informa que é do futuro e foi mandada pela própria  garota uma década depois.  Para evitar arrependimentos, a versão do presente deveria seguir uma série de instruções separadas por cada dia importante daquele período de sua vida. Naho não a leva a sério e deixa de seguir a primeira instrução, o que resulta em uma imensa tragédia para Kakeru, que é o único do grupo que está morto dez anos depois.

Assim, a narrativa mescla a vida das personagens dez anos no futuro com a época em que conviveram com o rapaz no ensino médio. À medida que ela vai seguindo as instruções da longa carta, Naho se vê diante de mais problemas. Como saber se seguir a recomendação da vez é o certo a se fazer quando ela pode ter alterado completamente as circunstâncias que levaram a isso? E o que vai acontecer com a vida de sua versão mais velha com o futuro mudado?

Orange-1

A protagonista é tímida e hesitante, justamente para evitar arrependimentos e também por não querer tomar riscos. Essa dualidade causa conflitos à garota enquanto o enredo avança, especialmente depois que ela se apaixona por Kakeru.  Naho é uma personagem facilmente identificável, afinal, todos somos obrigados a fazer escolhas o tempo todo e lidar com suas consequências, muitas vezes presos em pensamentos de remorso por aquilo que se escolheu ou não fazer. Quem nunca se arrependeu de suas ações e desejou uma oportunidade para refazê-las?

Já Kakeru, por sua vez, é um bom rapaz, trata bem a protagonista e corresponde a atração dela. A tragédia do primeiro capítulo, se não o tornou depressivo, certamente aumentou a depressão que ele já tinha. Uma característica enriquecedora para o enredo, pois a mangaka retrata de forma realista os sentimentos e o drama pessoal dele. Por mais triste que seja vê-lo definhar atrás de um sorriso falso, é compreensível o sofrimento e culpabilização toda pela qual ele passa pelas coisas que acontecem em sua vida, aumentando a tensão do que pode acontecer, mesmo em coisas que a carta do futuro já nos informou.

Orange-2

A história já começa com Naho sendo parte de um grupo de amigos  e são eles que a introduzem a Kakeru. Suwa é apaixonado por Naho e acaba por se tornar o melhor amigo de Kakeru também, e é realmente triste – e belo, como um gesto de amizade – acompanhar ele se esforçando para não atrapalhar o relacionamento romântico entre os amigos. A protagonista possui ainda duas amigas e um amigo mais distanciado, o que vale mencionar porque sempre é um ponto alto ter amizades femininas sem nenhum elemento de rivalidade.

Mesmo com uma trajetória de hiatos e mudanças de revistas durante sua publicação, a história jamais se perdeu. Takano Ichigo é uma mangaka talentosa para o drama, construindo Orange através de revelações do futuro ao mesmo tempo em que segue a história do presente em um bom ritmo, mesclando bem um drama pesado com a vida cotidiana de um grupo de adolescentes comuns.

Orange-3

Orange é sofrido mesmo nos momentos alegres, como o sorriso que não chega aos olhos de Kakeru. É romântico, apesar da possível tragédia iminente cercar o relacionamento dos protagonistas. Mas, acima de tudo, é uma história sobre os limites de fortes amizades, pois salvar Kakeru é um esforço coletivo que, infelizmente, no final das contas, só depende dele mesmo.

Recomendo Orange para os fãs de bons enredos e de bons dramas. Pessoalmente, sou fã de todas essas opções e considero que esse é um dos melhores mangas em andamento, com excelente enredo e arte bonita e concisa. Para você que ficou curioso, Orange (e Recollection, outra obra de Ichigo), está disponível para leitura em inglês no Crunchyroll-PT.

Orange é um manga shoujo e seinen de drama e […]

3 thoughts on “Orange – #MêsDoShoujo”

  1. Gosto muito do gênero shoujo,e este com certeza está entre os melhores que já li,perdendo apenas para kimi ni todoke e ao haru ride

  2. Gyabbo! Por que foi recomendar essa obra linda???

    Agora fico aqui sofrendo sem capítulos…

    Gosto muito de Kakeru e Naho, mas não aguento ver o Suwa sofrer…

    Rola aquele desejo de que certas coisas do futuro não sejam alteradas…

Deixe sua opinião