Orenchi no Furo Jijou

Vamos fazer uma festa na banheira em Orenchi no Furo Jijou.

Orenchi no Furo Jijou é um anime de 13 episódios de quatro minutos cada, produzido pelo estúdio Asahi Production em 2014. A série televisiva foi baseada no manga yonkoma de Ito Kichi publicado na revista Monthly Comic Gene desde 2011 contando com cinco volumes até o momento.

O anime conta sobre um tritão super lindo, chamado Wakasa, que um dia foi resgatado por Tatsumi, um estudante do ensino médio, que mora sozinho, ao ser encontrado desacordado perto de um rio e levado para sua casa. Mesmo notando só posteriormente que Wakasa possuía realmente uma cauda, o rapaz não demonstrou grande espanto, tampouco repulsa, apenas um certo incômodo por ele não querer ir embora de sua casa, mantendo desde então o tritão em sua banheira, formando assim uma amizade. Apesar do curto tempo de cada episódio, o anime é divertido, mantendo um ritmo episódico com o surgimento de outros personagens, mas sempre se passando apenas dentro da casa do Tatsumi.

Orenchi-no-Furo-Jijou-04

A personalidade do Tatsumi é extremamente gentil e hospitaleira: mesmo não ganhando muito dinheiro, quer dar o maior conforto para os outros, especialmente para o hóspede de sua banheira. Tatsumi está sempre de prontidão para atender aos pedidos até abusivos de Wakasa, chegando a se sentir culpado quando nega alguma coisa. Em contrapartida, Wakasa é bastante acomodado, demonstrando não possuir a menor vontade de ir embora e aproveitando as mordomias que recebe de seu anfitrião, como comida, sais de banho, revistas de fofoca e afins, fazendo um drama enorme por qualquer coisinha. Embora ele aja assim, percebe-se também que o tritão possui um forte carinho por Tatsumi, se preocupando com ele e sentindo sua falta quando este não está por perto. O sentimento se mostra recíproco, fomentando ideias para várias fanfics BL.

Os outros personagens que aparecem tem características bem distintas, um homem-polvo muito abusado, um espírito da água gentil e um caramujo deprimido que se desculpa pela própria existência, sem esquecer da irmã caçula possessiva do Tatsumi. Como dá pra perceber, é uma salada mista, que, por mais louca que possa parecer, cria um roteiro engraçado e original, na maior parte do tempo dentro de um banheiro. A história transmite uma mensagem, ainda que fraca: Quando incitado a voltar, Wakasa se recusa a retornar para seu habitat natural ao reclamar dos rios poluídos, onde ele mal conseguia respirar e engolia sujeiras, preferindo se manter na banheira limpinha da casa de Tatsumi, onde ele não seria intoxicado pelo lixo que os seres humanos sempre jogam nas águas.

Orenchi_no_Furo_Jijou_02

Obviamente existem alguns fatores inconsistentes dentro da história, como o fato do tritão gostar da água quentinha da banheira, mesmo tendo vivido em águas geladas, e não suportar um tempo mínimo fora da água sem desidratar, o que geralmente não estamos acostumados a ver em filmes de sereias, que chegam a se transformar e possuir pernas aguentando até um dia inteiro em terra, como “Aquamarine” ou “Sabrina na Austrália”. Talvez esse seja apenas um aspecto mal expressado por conta do tempo dos episódios ser demasiadamente pequeno, nada que realmente afete a proposta apresentada, pelo contrário, é o tipo de situação que, de tão absurda, chega a ser cômica.

A arte do anime é bem simples. O que se destaca realmente é a abertura, mesmo com apenas 30 segundos. Chama a atenção por uma abordagem diferente do próprio contexto do anime, com os personagens melhor desenhados e expressivos, dando inclusive curiosidade sobre como seria a história se possuísse o tempo habitual de 24 minutos, com um tema mais sério e investindo em um ambiente mais aberto, com cenários fora da casa do Tatsumi. A música tema “Chimeishou” de Fatal World colabora para essa impressão dramática. Ao final de cada episódio, você fica com gostinho de quero mais. O desfecho não foi conclusivo,  mas para quem quiser saber como continua, basta ler o manga que segue bastante avançado com relação ao anime.  Para os fãs da obra resta esperar que venha uma segunda temporada (apesar de não estar previsto) ainda mais divertida sobre essa inusitada amizade entre um humano e seu amigo tritão, que vive numa banheira.

Você pode assistir ao Orenchi no Furo Jijou em de forma oficial, em HD e com legendas em português no Crunchyroll.

Sobre Karina Herbsthofer

Artesã, fotógrafa, escritora, otaku, comilona, amante de gatos e dança. Viciada em cheirar livros! Mora no estado de São Paulo. Escreve no blog do Gyabbo! desde 2014.

Vamos fazer uma festa na banheira em Orenchi no Furo […]

10 thoughts on “Orenchi no Furo Jijou”

  1. Orenchi é muito divertido, gostei bastante do trabalho dos dubladores que souberam expressar bem as personalidades de cada um. E a abertura é mesmo um choque, quem vê só ela fica imaginando um anime totalmente diferente XD

    1. Na verdade, eu fiquei surpresa quando assisti o anime pq eu não esperava episódios com apenas 4 minutos rs. No começo eu achei a história meio fraca, mas depois os personagens foram me cativando e realmente os dubladores fizeram um bom trabalho. Eu me apaixonei mesmo foi pela abertura e fiquei até o final esperando que aquela cena do Wakasa indo salvar o Tatsumi acontecesse durante o anime =/. Me restou uma revoltinha pelo anime se passar apenas dentro da casa do Tatsumi kkkk

Deixe sua opinião