Conhecendo Simbad, de Magi

simbad

 Vamos conhecer melhor o Alto Rei de Simbária, Mestre de Sete Djinns e Conquistador dos Sete Mares: Simbad!

Atenção: para esta análise estou me baseando mais no anime do que no manga de Magi. Pode haver spoilers para quem ainda não viu nem leu nada de Magi.

Embora seja um coadjuvante em Magi, Simbad revelou tamanho carisma e consequente popularidade que até ganhou o seu próprio manga e OVA: o spin-off As Aventuras de Simbad. Shinobu Ohtaka realmente sabe muito não apenas da arte de contar histórias, mas também sobre como criar personagens cativantes. A começar pelo design, o Alto Rei de Simbária tem tudo para agradar.

simbad nek

Cabelão com franja sexymente desarrumada, rosto de traços bem definidos, sobrancelhas grossas e um corpo que ele não tem o menor pudor de mostrar. Como pode uma mulher resistir a isso? Como pode um homem não desejar ter pelo menos alguns desses atributos?

Observe que Simbad quase sempre é retratado em poses que exsudam autoconfiança: em pé, a cabeça está alta, as costas eretas, sentado, o corpo parece relaxado, mas o rosto nunca perde a vivacidade, não importa o quão terrível a situação possa estar. Compare com Ali Babá, que é um personagem que vive em dúvida quanto a seu próprio valor: nos momentos de crise ele frequentemente está de cabeça baixa ou olhando para o chão, o rosto expressando desespero.

Outra coisa que torna Simbad bastante charmoso é sua imperfeição. Em sua primeira aparição em Magi, nós o vemos num momento bastante vulnerável e nada glamuroso. Depois, descobrimos que, apesar de ser um rei, ele não abandonou totalmente os hábitos de marujo aventureiro como beber até cair, por exemplo. Por fim, ele se revela um homem divertido e generoso, que parece estar definitivamente do lado dos mocinhos.

out like a light

Desmaiado de bêbado. Que jeito de entrar na série, hem?

Entretanto, é claro que Simbad não é apenas isso. Certas atitudes, olhares e pequenos comentários de seus subordinados nos dão pistas de que Simbad talvez não seja exatamente o tiozão boa praça que a princípio ele parece ser. A dica mais gritante é que Aladim, sempre tão disposto a dar o benefício da dúvida a qualquer estranho que encontra pela frente, chega a aconselhar Ali Babá a se afastar de Simbad. E, embora a explicação para tal conselho tenha sido bastante inocente, alguma coisa na expressão de Aladim nos diz que não é só isso.

Por outro lado, isso também não transforma Simbad automaticamente em um possível vilão disfarçado. Embora sempre coloque os interesses de Simbária acima de tudo, ele realmente protege e ajuda Ali Babá, Aladim e Morgiana de todas as formas possíveis. No caso do Ali Babá e Aladim poderia até haver uma motivação política, mas não no de Morgiana. Simbad não teria nada a ganhar ajudando-a, mas ele o fez. E Aladim, embora hesite em confiar totalmente, demonstra afeto e admiração pelo “tio” Simbad, algo que o pequeno magi jamais faria se existisse alguma maldade real no outro. A gratidão de Simbad pelo falecido rei de Barbadd parece genuína, já que foi bastante tolerante com as vilanias do filho mais velho do rei, Abmad. Em certo ponto SImbad pergunta a Jafar, “você acha que eu me tornei um trapaceiro?” (*) e é o único momento em que Simbad parece realmente triste.

tio simbad

Titio Simbad e seus amados protegidos

Por todas essas nuances, podemos dizer que Simbad é um personagem tridimensional, com qualidades e defeitos que o tornam bastante humano. Ele nos é apresentado como um homem essencialmente bom, mas com uma quantidade de poder tão grande que não seria de admirar se isso acabasse por corrompê-lo. Como qualquer pessoa do mundo real, o potencial que ele tem para o bem ou para o mal é apenas vislumbrado, nunca totalmente revelado (pelo menos não até o ponto atual da história). Isto nos cativa e desperta admiração e curiosidade.

impiedoso

Aqui temos um Simbad mais sombrio e impiedoso. Será ele a verdadeira persona do Alto Rei?

(*) a palavra em japonês que foi usada é “zurui”, que pode significar “trapaceiro”, “desonesto” ou até mesmo “injusto”, dependendo do contexto. Pelo que eu consegui entender do contexto, “trapaceiro” me pareceu a melhor opção, mas posso estar errada pois não sou uma tradutora profissional e nem tenho tanto conhecimento da língua assim.

Magi pode ser assistido de forma oficial e em português pelo Crunchyroll PT.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

 Vamos conhecer melhor o Alto Rei de Simbária, Mestre de […]

5 thoughts on “Conhecendo Simbad, de Magi”

  1. Depois que comecei á assistir magi, realmente comecei a ter minhas duvidas em reLação á simbad, e por isso estava quase dropando o anime, porque não gostaria de ver um rei tão forte como o simbad das historias sendo corrompido por seu poder, mas graças ao seu comentário vou dar uma chance e continuar a assisti lo…muito obrigada mesmo ^^

Deixe sua opinião