O que há de errado com Shigatsu Wa Kimi No Uso?

O que há de errado com Shigatsu Wa Kimi No Uso?

Logo após anunciado, muitas pessoas especularam sobre o possível sucesso do anime, baseados no atual sucesso do mangá no Japão. Os primeiros episódios vieram e a cada um que passava me sentia vez mais incomodado com o anime: “Tem algo muito errado ai” dizia eu. E ao terminar esse primeiro cour cheguei a algumas conclusões.

A primeira é de que Shigatsu Wa Kimi No Uso não é um anime sobre música clássica, e sim sobre um “draminha” de um adolescente que teve problemas com a mãe na infância. Muito pouco sobre música é abordado, nem ao menos é citado o nome das peças ou compositores das músicas que são tocados e apenas minúsculos trechos são mostrados. A música clássica só foi um pretexto com um papel muito importante para o desenrolar do drama e isso acarreta outro problema: a personagem Kaori Miyazono.

kimi-uso-kaori

O anime apresenta ela como uma “musicista” de corpo e alma, no entanto como a parte da música não foi bem trabalhada, toda essa essência de músico se perde junto com a personagem, suas lindas e elaboradas falas ficam muito artificiais, fora de contexto, perde a essência. Também tem o problema do jeito que ela trata a música, como algo livre, que quando tocado tem de emocionar as pessoas. Isso não está totalmente errado, mas é inquestionável a importância de se tocar da forma como está escrito na partitura. Primeiro vem a teoria com as ideias iniciais do compositor e somente depois vem a interpretação pessoal. Totalmente o contrário do que o anime apresenta, pois a Kaori toca de qualquer jeito nos concursos.

E por falar nos concursos

Não sei o que deu na cabeça de trazer o clima de disputa shonen para os concursos, não é um torneio de artes maciais. Esse clima de rival que foi criado foi ridículo, a música perdeu totalmente o brilho por conta disso. Concursos de música clássica são mais apreciativos do que competitivos.

Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso

É uma pena, mas esse anime é um descaso total com a música, muito arrastado, muito artificial e sem base nenhuma pra querer falar de música clássica. Se você estiver procurando algum anime de música clássica assista Nodame Cantabile que terá uma experiência bem mais satisfatória.

Você pode assistir Shigatsu wa Kimi no Uso de forma legal e em português no Crunchyroll PT.

O que há de errado com Shigatsu Wa Kimi No […]