Haikyuu!!

Haikyuu!!, o anime de vôlei, é um dos destaques de 2014. Confira a avaliação do desempenho geral da primeira temporada aqui no Gyabbo!

Hinata ama voleibol desde que viu o jogador conhecido como Pequeno Gigante em ação. Apesar do clube masculino de vôlei de sua escola do fundamental ser praticamente inexiste, ele persevera e consegue jogar em um campeonato – onde é derrotado pela equipe de Tobio Kageyama, o Rei da Quadra, quem humilha Hinata.

Assim, o garoto jura se vingar de jogadores como Kageyama e volta a se esforçar no treinamento, tudo para entrar na escola de Ensino Médio Karasuno, onde o Pequeno Gigante jogou. O tempo passa e ao finalmente entrar no clube de vôlei de Karasuno, reencontra o rival Kageyama jogando pela mesma equipe.

Haikyuu-2O protagonista Hinata é simpático, esforçado e animadíssimo. Graças as suas características e jeito de ser, é fácil acompanhar o desenrolar do anime e torcer por ele, mesmo que você também vá simpatizar-se com jogadores de outras equipes. Ele é a representação perfeita de Haikyuu!!: motivador, alegre, pura simpatia e muito divertido.

Já Kageyama é uma surpresa. A primeira versão dele que conhecemos era antipático e intragável; não respeitava os colegas de equipe, humilhou Hinata, era um “Rei da Quadra” com toda ironia que o apelido possui. Exatamente por isso, é o que mais dá gosto de ver o desenvolvimento: vôlei é um esporte impossível de ser jogado sozinho, ele teve que aprender a conviver e a respeitar aos outros. Essa é a jornada pela qual ele ainda passa ao mudar para Karasuno, e uma ótima de se acompanhar.

Haikyuu-3O elenco de apoio é excelente. As personagens são simpáticas e possuem características distintas, facilitando para que o espectador possa diferenciá-las. O criador de Haikyuu!! fez uma escolha que achei interessante: há alguns jogadores de Karasuno que são praticamente figurantes, enquanto outros, embora sejam reservas, recebem atenção na trama, como o Sugawara que joga na mesma posição que Kageyama.

Não só os membros do clube de vôlei de Karasuno são o foco dos episódios. Jogadores e equipes rivais têm os seus momentos de brilhar, a maioria composta de personagens legais, equipes onde o companheirismo é tão forte quanto na Karasuno, sem a necessidade de recorrer a rivais clichês pra aumentar a competitividade. Até mesmo a equipe feminina do colégio chegou a ter o seu momento na tela.

Haikyuu-1Existe um dizer que o clichê não é um problema, e sim sua utilização – um clichê bem feito e sabiamente usado pelo autor é tão bom quanto uma trama inovadora. Haikyuu!! é um exemplo de obra que comprova esse pensamento. É uma narrativa simples e descontraída, sem recorrer a exageros dramáticos, como ocorre com outras histórias do gênero esportivo.

A força da obra está justamente em como cria um set-up típico ao antagonizar os dois protagonistas Hinata e Kageyama, gerar uma rivalidade, quebrar as expectativas e colocar essas personagens para aprender a trabalhar em grupo. O mesmo vale para o uso do elenco de apoio, aproveitando bem as personagens.

Haikyuu-6

Ao todo são 25 episódios que seguem um ritmo tranquilo, mas sem ser cansativo. O primeiro ato introduz as personagens através de amistosos, fortalece o trabalho em equipe de Karasuno em um arco no qual as personagens buscam pelos jogadores das posições que faltam na equipe. No segundo ato finalmente vão para uma competição de fato, com o terceiro ato contendo as partidas mais importantes.

Dessa forma, a ligação entre o espectador e as personagens está criada para o momento em que é necessário torcer – e ao fim da temporada, sofrer com cada minuto de jogo, cada bola errada e ponto do adversário – e vibrar com os pontos e vitórias de Karasuno.

A cena mais emocionante e clímax da temporada.

A trilha sonora é eficaz, motivadora quando necessário; melancólica nas cenas tristes, vibrante nas vitórias. As aberturas e os encerramentos são bons, combinando com o tom alegre do anime. A animação é consistente e fluida, não desapontando em nenhum momento. O character design também é interessante, deixando ainda mais marcante o traço característico do manga.

Haikyuu!! é baseado no manga shounen de Furudate Haruichi, que começou a ser publicado em 2012 na Shounen JUMP, da editora Shueisha. O manga atualmente possui 14 volumes e está em andamento. A primeira temporada, sob responsabilidade do estúdio Production I.G., cobre até o volume oito, restando material para uma segunda temporada de pelo menos um cour.

Recomendo para os fãs de esporte ou até mesmo para aqueles que querem ver um anime simpático e descontraído. Só aviso para que se apresse em ver a primeira temporada, pois um OVA já está programado para 2015 e a segunda temporada está mais do que confirmada!

Haikyuu!!, o anime de vôlei, é um dos destaques de […]

Deixe sua opinião