Akira Senju e a trilha sonora de Fullmetal Alchemist Brotherhood

Fullmetal Alchemist Brotherhood fez e faz um grande sucesso não somente pela boa história, mas também por causa desse sujeitinho, Akira Senju, que fez um grande trabalho em sua trilha sonora (OST).

Nascido em Tóquio em 1960, Senju estudou composição na universidade nacional de Tóquio de Belas Artes e Música, e recebeu seu mestrado com honras na mesma. Muito antes de compor a trilha sonora de Fullmetal Alchemist Brotherhood já se destacava com inúmeras composições para piano e orquestra, chegando a gravar com a orquestra filarmônica da Eslováquia, Croácia, Moscou e muitas outras. Atualmente com mais 50 anos continua trabalhando no ramo da composição e regência, sendo um dos maiores compositores nipônicos dos dias atuais.

1° Movimento – Concerto para piano de Akira Senju

Imagem5

A trilha sonora de Fullmetal Alchemist Brotherhood deixa sua marca em todo o anime, sua melancolia anda junto com o sofrimento e desenvolvimento dos personagens principais. Quase todas as músicas usam melodias em tons menores com crescendos e fantásticas modulações. Cada minuto faz aumentar a tensão das cenas, lembrando canções de canto gregoriano. O uso de cânones em latim cria um ambiente “sagrado” e místico – um ótimo lugar para ser violado.

O mais interessante é que muitas das músicas que compõem essa OST por si só não tem uma resolução, as cadências utilizadas nem sempre se resolvem (claro que isso é intencional), mas basta prestar atenção no final do anime. Toda a conclusão está na musica final “Epílogo” que é a mesma melodia do tema Principal “Main Theme”, mas em outro modo. A Trilha sonora só se resolve quando a trama do anime termina e finalmente passa a existir um final feliz.

Se você ainda não escutou ou prestou atenção na trilha sonora enquanto assistia o anime, escute! Vai gostar muito e com certeza terá um aproveitamento muito maior da obra como um todo.

Glossário:

  • Tons menores são tons que possuem alterações nas notas de sua escala, por muitas vezes aparentando “tristeza”.
  • Crescendo é a alteração do som do piano (baixo) para o forte (alto).
  • Canto Gregoriano é uns dos primeiros tipos de música que há registro. Quase sem utilização de instrumentos é cantando em uníssono.
  • Cadência é o final de uma frase musical.
  • Modo/Modulação é a alteração para o mesmo tom com alteração em algumas notas. Ex: dó menor para o dó maior.

Fonte: Site oficial Akira Senju

Fullmetal Alchemist Brotherhood fez e faz um grande sucesso não somente pela […]

Deixe sua opinião