Natal no Japão e nos animes

Já reparou que nos animes e mangas o Natal é retratado mais como evento romântico do que familiar? Venha descobrir o porquê!

natal-4

Menos de 2% da população japonesa é cristã, por causa disso, o Natal é só comercial no Japão. E também, não é feriado. Todos trabalham normalmente no dia 25. Antes dos anos 80, as famílias japonesas com hábito de comemorar o Natal, influenciadas pela mídia ocidental, faziam de uma forma bem parecida com a nossa: troca de presentes e jantar familiar.

Em 1980, todavia, o Natal adquiriu uma versão romântica entre os jovens – e esta é a forma de comemoração mais comum até hoje em dia. Os casais encontram-se em um lugar romântico em um horário previamente marcado. O hábito da troca de presentes entre o casal é o único que segue os moldes mais tradicionais que estamos acostumados.

A neve, além da decoração e iluminação natalinas criam um ambiente romântico que vemos como palco de várias histórias de amor: episódios de Love Hina, Lovely Complex, até mesmo no primeiro volume de Yu Yu Hakusho, quando o Yusuke investiga o caso de uma garota espírito esperando pelo amado no lugar que marcaram de se encontrar.

natal-3Kimi to Boku mostra o lado mais comercial que prevalece no Japão (e no mundo). A cidade decorada; as lojas a espera dos clientes, pois é quando os japoneses recebem o salário bônus; várias representações do Papai Noel e da Mamãe Noel pelas lojas… E, claro, muitas promoções e presentes comprados.

Já em outros, o Natal também é um momento de confraternização entre os amigos solteiros. Chihayafuru é um bom exemplo, quando os membros do clube de karuta se reúnem para passar a data juntos. Outro exemplo, é o especial de Natal de Haikyuu!!, onde os membros do clube de vôlei de Karasuno cantam Jingle Bells, para conferir, clique AQUI ou AQUI.

Fonte: Nippo Brasil

Já reparou que nos animes e mangas o Natal é […]