Natal no Japão e nos animes

Já reparou que nos animes e mangas o Natal é retratado mais como evento romântico do que familiar? Venha descobrir o porquê!

natal-4

Menos de 2% da população japonesa é cristã, por causa disso, o Natal é só comercial no Japão. E também, não é feriado. Todos trabalham normalmente no dia 25. Antes dos anos 80, as famílias japonesas com hábito de comemorar o Natal, influenciadas pela mídia ocidental, faziam de uma forma bem parecida com a nossa: troca de presentes e jantar familiar.

Em 1980, todavia, o Natal adquiriu uma versão romântica entre os jovens – e esta é a forma de comemoração mais comum até hoje em dia. Os casais encontram-se em um lugar romântico em um horário previamente marcado. O hábito da troca de presentes entre o casal é o único que segue os moldes mais tradicionais que estamos acostumados.

A neve, além da decoração e iluminação natalinas criam um ambiente romântico que vemos como palco de várias histórias de amor: episódios de Love Hina, Lovely Complex, até mesmo no primeiro volume de Yu Yu Hakusho, quando o Yusuke investiga o caso de uma garota espírito esperando pelo amado no lugar que marcaram de se encontrar.

natal-3Kimi to Boku mostra o lado mais comercial que prevalece no Japão (e no mundo). A cidade decorada; as lojas a espera dos clientes, pois é quando os japoneses recebem o salário bônus; várias representações do Papai Noel e da Mamãe Noel pelas lojas… E, claro, muitas promoções e presentes comprados.

Já em outros, o Natal também é um momento de confraternização entre os amigos solteiros. Chihayafuru é um bom exemplo, quando os membros do clube de karuta se reúnem para passar a data juntos. Outro exemplo, é o especial de Natal de Haikyuu!!, onde os membros do clube de vôlei de Karasuno cantam Jingle Bells, para conferir, clique AQUI ou AQUI.

Fonte: Nippo Brasil

Já reparou que nos animes e mangas o Natal é […]

3 thoughts on “Natal no Japão e nos animes”

  1. Há, Lovely Complex, como eu gostaria de comprar este mangá.

    Quanto a matéria em si, achei faltou da uma explicada melhor em como as comemorações de Natal foram sendo introduzidos no Japão. Realmente, considerando que é um país com poucos cristãos, é estranho lá o Natal ter toda esta importância que tem hoje.

    Vendo animês, eu já havia notado que lá o Natal tem um lado mais romântico, tanto que eles fazem drama em passar o natal sozinhos.

  2. os episódios mais bonitos de natal que eu vi foi em Torada! Eu lembro ate hoje a musica que a Kawashima e a Taiga cantaram na festa. Mas acho que pras crianças japonesas o natal é o mesmo que o crianças das de outros países, presentes, papai noel, boneco de neve…essas coisas.

Deixe sua opinião