Safras da Shonen Jump – Revisitando os últimos três anos: Introdução

Conheça um pouco mais sobre o sistema de popularidade da maior e mais vendida revista de quadrinhos do mundo, a Shonen Jump!

“A árvore que fica ao lado da água corrente é mais fresca e dá mais frutos.”
Santa Teresa de Ávila

Bem-vindos às noites de segunda-feira do Gyabbo!, onde os bizarros são normais!

Preciso confessar: a SHONEN JUMP não possui em suas páginas nenhum dos meus mangas favoritos, mas eu a acompanho semanalmente, vendo quais são os mangas que estão em sua grade, quais os títulos que entram, os que saem e como está o disputado ranking de popularidade da revista.

E por que eu faço isto? Ora, porque é divertido!

Sendo a revista de quadrinhos mais vendida no mundo, a SHONEN JUMP  atrai os olhares de milhares de pessoas. O acompanhamento dos seus rankings é conhecido como Table of Contents, ou Tabela de Conteúdo (ou simplesmente TOC). É a ordem em que os mangas da revista aparecem em cada edição, do mais popular até o mais impopular.

Shonen-Jump-shonen-jump-6581756-351-434

Esta escolha é feita pelos leitores através de uma votação. Um cartão está incluso em cada edição da revista e nele as pessoas escolhem as suas três séries favoritas ou as que tiveram o melhor capítulo na semana, e enviam-no pelo correio para a editora Shueisha – detentora da revista. Séries muito impopulares sempre correm o risco de cancelamento porque, em teoria, menos pessoas gostam e elas vendem pouco.

Claro que este sistema gera muita controvérsia, afinal de contas nem todas as pessoas que leem a JUMP se dão ao trabalho de enviar votos. Então, será que o ranking de popularidade é mesmo tão acurado? Nem sempre: séries que ficam bem abaixo da tabela podem vender mais do que as que estão acima. Felizmente os editores não são bobos e costumam fazer algumas adequações. Geralmente séries que vendem um número alto de exemplares por volume estão “a salvo”, não importa o quão ruim seja o seu ranking.

Sem falar que séries que vendem menos e nem são tão populares de vez em quando são mantidas na revista por questões de marketing ou puro amor à arte. Um exemplo clássico é a série hyper-deprê Gen, Pés Descalços. Na época em que foi publicada na JUMP ela só amargava posições ruins e vendas mais ou menos, mas os editores a mantiveram porque, segundo eles, “há histórias que precisam ser contadas”.

Shonen-Jump-shonen-jump-6581807-850-1181

Outro exemplo é a série Kochikame, um gag manga que é publicado desde 1976 que é uma relíquia da JUMP e a posição dele não importa. Jamais será cancelado. Só quando o autor morrer ou a revista acabar.

Séries que frequentemente ficam no fundo do ranking correm mais riscos de cancelamento. Principalmente entre os cinco últimos, o chamado Bottom 5. Aqui, muitas vezes, ocorrem certas injustiças: séries que não começaram tão bem, mas que foram conseguindo pegar embalo a partir do seu décimo capítulo são canceladas sem dó nem piedade – às vezes antes mesmo do seu primeiro volume ir à venda. Existem muitas séries deste tipo que os fãs choram até hoje com o seu fim precoce.

Mangas que, em uma determinada semana, recebem a capa da revista e/ou páginas coloridas não são ranqueados. Também não são ranqueados (em teoria) as séries estreantes, só a partir da sua 8ª semana de publicação – mas a verdade é que as séries novas são SIM ranqueadas, pois depois de dois meses de publicação já vemos a posição do primeiro capítulo.

14210599345_958f1a7e35_z

Ah, sim! O ranking que vemos numa edição da JUMP, em teoria diz respeito aos capítulos de oito semanas atrás. Para saber qual capítulo de qualquer série foi ranqueado, basta pegar o capítulo atual e subtrair por 7.  Neste ponto é que eu acho que as séries novas se prejudicam – deveriam começar a avaliar apenas a partir do capítulo 7 ou 8, que geralmente é quando o autor já pegou mais o embalo. Um começo ruim pode comprometer a série por completo.

De fato, eu acho que o TOC deveria ser baseado nos capítulos da edição passada. Imagino que não fazem isto porque não dá tempo (revistas precisam ser pensadas e planejadas semanas antes de serem lançadas. Então, quando a JUMP #30 está nas bancas, eles provavelmente já estão preparando a diagramação da #33).

O que realmente faz as TOC serem emocionantes são as apostas dos leitores – sobretudo os que não moram no Japão e não podem votar. Sem acesso aos capítulos, estes ficam na expectativa, inclusive para saber se uma determinada série nova que está sendo tão bem votada é boa mesmo (embora, graças à pirataria, muitas séries da JUMP ultrapassam a fronteira quase em tempo real). Vale dizer que nem sempre um manga que cai no gosto dos japoneses cai no gosto das pessoas de outros países – e vice-versa.

9013344356_4312fa28d9_z

Resumindo: acompanhar as séries da JUMP é quase como que um jogo de futebol. Existem as torcidas à favor e contra, existem os fanáticos e existem os leitores casuais. Existem os apostadores, tal qual o povo que faz fezinha na LotoGol, que revelam suas expectativas em relação às novas safras de mangakas  – e, para mim, esta é a parte mais divertida! Ver gente jurando de pé junto que determinada série vai ser um sucesso ou fracasso e depois enganando-se.

No Brasil existem muitos sites e blogs (inclusive aqui no Genkidama) que fazem as TOCs, mas muitas vezes elas são publicadas de forma errática – o que é uma pena. Mas eu entendo a razão: fazer TOCs dá muito trabalho! E por isto, já aviso aos navegantes: não, eu não pretendo começar a fazer estas análises semanais.

No entanto… sim! Eu pretendo falar sobre as séries e cancelamentos dos três anos mais recentes da JUMP! Nossa viagem vai começar não nesta, mas na segunda-feira da outra semana (pois este post já ficou bem grandinho e os próximos serão gigantes!).

Até lá!

Conheça um pouco mais sobre o sistema de popularidade da […]

10 thoughts on “Safras da Shonen Jump – Revisitando os últimos três anos: Introdução”

  1. Uou!!! Será muito divertido essa retrospectiva!!! E eu amo os TOCs, acompanho semanalmente e meu time é Shokugeki no Souma, haha! Lembro lá pelos capítulos 40 a 45, nessa área, onde eu apostei oito semanas antes que o capítulo do ‘Asura’ tomaria o primeiro lugar até de One Piece.

    https://s2.postimg.org/ln99d0t15/yxym.jpg

    Eu me alegrei a nível de torcedor fanático vendo a seleção brasileira ser campeã, haha (Apostei na 42, pois na 41 foi aniversário de um ano e não ranqueou, mas eu acreditava em dobradinha de rank 1!!!). É estupidamente emocionante acompanhar os TOCs, principalmente quando tem estreante com potencial. (Boku no Hero e Hinomaru-Zumou atualmente). E para quem acompanha os mangás, quando aparece um personagem, ou um plot-twist, etc, em mais de um mangá ao mesmo tempo, chega arrepiar :v (Imagino o sentimento dos fãns de Nisekoi que sofrem com tanto filer do coitado, quando ele foca no plot principal. *-*)

    Estou na expectativa desse post sobre os últimos três anos!!! Boa sorte o/

  2. Gyabbo gosto muito do seu site, contudo, desde que mudou-se para o portal genkidama não consigo mais acompanhar o feed, me parece que há algo de errado. Poderia verificar por gentileza? Sigo o feed do portal, entretanto não recebo as notícias do Gyabbo.

  3. Isso vai ser ótimo! Sou do tipo que pega a pipoca e senta pra ver o povo escorrendo o veneno em comentários de blog… meus momentos favoritos é quando rola aquela frustração coletiva quando os japas amam algo que a gente odeia e vice-versa! Gente que é praticamente inimigo jurado em certos sites se une pra xingar nossos amigos nipônicos. XD

    Aposto que vai ter mangá que eu nem lembrava… nos últimos anos bateram recordes de tempo de cancelamento, foi cabeça rolando, atrás de cabeça rolando.

Deixe sua opinião