A trilha sonora de Naruto

Rufem os taikos (tambores), soprem as shakuhachis (flautas) e relembrem a trilha sonora de Naruto.

O anime de Naruto possui uma trilha-sonora (OST) única que com certeza já emocionou muita gente, mas não é só isso, ela também é uma das mais bem produzidas OSTs dos animes!

Assim como o anime dividiu a série em Naruto e Naruto Shippuden, esta OST também divide-se em duas partes correspondentes aos mesmos pontos do anime, sendo Toshio Masuda o responsável pela primeira parte e Yasuharu Takanashi pela segunda, ambos como compositores.

Toshio Masuda

Toshio Masuda

A importância de Toshio Masuda para a franquia de Naruto

Sem Masuda a série Naruto ficaria com cara de qualquer outra coisa menos de ninja. Ele é um dos primeiros compositores que fizeram um trabalho “inovador” na trilha, pois usou os instrumentos musicais tradicionais do Japão como o Shamisen, o Taiko e o Shakuhachi, com muitos elementos da música tradicional japonesa como o coral de homens que cantam em uníssono, parecido com um tipo de grito de guerra. Toshio Masuda mescla todos esses instrumentos e elementos da música japonesa com a nossa música ocidental e o resultado é simplesmente fantástico. Ouça:

Músicas com lindas melodias, outras com empolgantes ritmos e algumas que até nos faziam chorar, lembra? S’adness and Sorrow” era a música que fazia dupla com a cena do balancinho, mostrando-nos o quão grande era a solidão de Naruto.

A trilha sonora da fase Shippuden, embora com outro compositor, sengue a mesma linha com o uso dos instrumentos japoneses. No entanto, Takanashi resolveu dar um tom mais sério às músicas, até mesmo para condizer mais com a história que também tendia para esse lado e o resultando foi com certeza primoroso: a OST de Naruto Shippuden ficou tão boa que fez com que Yasuharu Takanashi, em maio deste ano, recebesse o Prêmio Internacional JASRAC (Sociedade Japonesa de Direitos dos Autores, Compositores e Editores) de melhor trilha sonora pelo segundo ano consecutivo. Clique aqui para saber mais.

Yasuharu Takanashi

Yasuharu Takanashi

O anime de Naruto ainda não terminou, mas desde já deixo meu apreço por esse trabalho tão bem feito em termos musicais que perdurará por muito tempo nos corações de muita gente, ajudando a matar a saudade do manga que termina.

Fontes: Site Oficial JASRAC | MyAnimeList

Rufem os taikos (tambores), soprem as shakuhachis (flautas) e relembrem a […]

6 thoughts on “A trilha sonora de Naruto”

  1. Hoje, enquanto escutava as músicas do anime de manhã, pensava sobre isso também e o quão únicas essas misturas dos instrumentos tradicionais, vozes, guitarras, etc. acrescentaram ao anime. Até pra quem não curte Naruto, acho que escutar e não reconhecer ou gostar é quase impossível…

  2. Eu me pergunto porque o Studio Pierrot não utiliza as trilhas sonoras dos filmes de Naruto que são ótimas. E utiliza no anime porque algumas já estão ficando ultrapassadas de tanto que eles utilizam por causa do tamanho do anime.

Deixe sua opinião