A música do Santuário – A trilha sonora de Os Cavaleiros do Zodíaco

Quem não conhece “Pegasus Fantasy”?! Eis a música que marcou gerações – e uma das que mais teve diferentes versões em diversos países -, no entanto não é só ela, mas sim toda a trilha sonora (OST) de Cavaleiros do Zodíaco que ficará para sempre registrada em nossas lembranças.

O anime de Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original) pode possuir muitos erros, mas ele sempre acertou em um ponto onde muitos erram: a trilha sonora.

Gyabbo 04 Seiji Yokoyama

Seiji Yokoyama

Embora não seja o compositor da abertura ou do encerramento, Seiji Yokoyama é o responsável por quase toda a OST do anime, seja ela na televisão ou no cinema, com exceção da fase Ômega. Nascido em 17 de março de 1935 na cidade de Hiroshima no Japão, Yokoyama formou-se em composição pela Kunitachi College of Music em 1957. Reconhecido inicialmente por seu trabalho na série de TV de Captain Harlock, começou em 1986 a trabalhar na trilha sonora de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Uma marca dos anos 80

Entre os anos 1980 – 2000, tínhamos o jazz e o rock como estilos musicais mais tocados (menos aqui no Brasil) e com isso muitos outros sofreram grande influência deles. As OSTs da época também partilharam disso, tendo mais bateria e sons de guitarras mais pesadas; podemos ver isso em Lupin III, Hokuto no Ken e no próprio Os Cavaleiros do Zodíaco, onde fica evidente o uso das batidas compassadas, dos trompetes e dos solos de guitarra nas músicas de CDZ.

No entanto, mesmo escutando tanto tempo depois, não soa “brega”, por quê? Yokoyama consegue fazer um equilíbrio entre o uso dos instrumentos de orquestra e os instrumentos fora dela (guitarra, baixo elétrico, bateria, violão), algo fundamental, pois faz com que a música fique menos confusa. Ele também apresenta o tema principal da música, trabalhando depois em cima do tema através de variações, sem simplesmente repeti-lo.

Por isso, mesmo hoje, a OST de CDZ é um sucesso!

Gyabbo 04 capas CD 01

Álbuns OST Volumes I, II e III – Fase santuário até a batalha das 12 casas.

Gyabbo 04 capas CD 02

Álbuns OST Volumes VI, VII e VIII – Fase Asgard até Poseidon e filme A batalha final.

Gyabbo 04 capas CD 03

Álbuns OST- Hades saga do santuário, inferno e elísios.

Só para série principal foram nove álbuns lançados, sem contar os dos filmes, compilados de melhores músicas, trilhas para apresentações de teatro e arranjos para piano solo. No Brasil ainda tivemos um CD e uma fita cassete lançados aqui com músicas exclusivas.

Gyabbo 04 capas CD 04

Capas do CD e da Fita cassete. Quem teve? Pena que as músicas não eram tão boas.

Hoje Seiji Yokoyama já é idoso e por isso não pode viajar frequentemente para realizar concertos, mas isso não significa que o trabalho dele tenha acabado. Veja o anuncio feito pelo próprio:

Transcrição:

Olá a todos os fãs de Os Cavaleiros do Zodíaco. Eu sou Seiji Yokoyama, o compositor da trilha sonora de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Em breve haverá um concerto, a orquestra sinfônica tocará uma seleção de músicas de Os Cavaleiros dos Zodíaco. O evento será realizado no dia 18 de outubro, no Grand Rex (Paris).

Eu ficaria muito grato se vocês, fãs de Os Cavaleiros dos Zodíaco, fossem e também convidassem seus amigos para desfrutar deste concerto.

Vim para Paris em fevereiro de 1995 para gravar a trilha sonora de uma série chamada Ohranger e fiquei muito feliz de visitar o país nesta ocasião.

Os músicos da orquestra de Paris eram muito sérios e pensativos, mas tocavam muito bem.

Fiquei particularmente tocado pela magnificência e o belo som da orquestra, que marcou a minha memória.

Infelizmente, não posso estar em Paris para este concerto, mas ficaria muito feliz se você se fosse.

Até mais.

Muito obrigado.

Isso mesmo, no dia 18 de outubro às 20 horas no Grand Rex, Paris, acontecerá um excepcional concerto intitulado Pegasus Symphony, revisitando a obra musical da franquia. O concerto contará com a presença dos cantores originais Nobuo Yamada (grupo Make Up) e Hironobu Kageyama.  CLIQUE AQUI para saber mais sobre o concerto.

Cartaz

Enquanto isso, em comemoração aos 20 anos da serie no Brasil, está acontecendo uma série de shows em vários estados com os cantores das versões brasileiras do anime. CLIQUE AQUI para mais informações.

Como alguns não poderão ir aos concertos, fique com algumas das melhores Músicas de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Os Cavaleiros dos Zodíaco pode ser assistido em português oficialmente pelo Crunchyroll PT.

Glossário:

  • Batidas compassadas são batidas que se repetem tendo sempre o mesmo tempo de duração entre uma e outra.
  • Tema principal da música é a parte que mais se repete de forma igual ou com variações durante a música.

Fonte: Crunchyroll

Quem não conhece “Pegasus Fantasy”?! Eis a música que marcou […]

4 thoughts on “A música do Santuário – A trilha sonora de Os Cavaleiros do Zodíaco”

  1. Pra mim, 30% do anime são as OST, 30% é o design do Shingo Araki, 20% o tema constelações + armaduras, 10% personagens … e os outros 10% é todo o resto, história, narrativa, enredo…

  2. Òtima materia sobre o MESTRE Seiji Yokoyama, todas as trilhas dele são fenomenais. Na minha opinião Saint Seiya tem uma das melhroes OST’s dos animes nunca me canso de ouvi-la e ainda sonho em um dia comprar os CD’s( apesar de ter todos em mp3 ).
    Só discordo de uma coisa….que durante o periodo de 80-2000 o rock não era o estilo mais tocado no Brasil o Jazz sim, mas o rock eu diria que nunca nessa época. È a época de ouro do rock brasileiro com grandes bandas que literalmente atraiam multidões como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Cazuza/Barão Vermelho, Capital Inicial, Titãs, Engenheiros do Hawaii, etc… que tinham suas musicas sempre nos top’s das radios( legião que o diga ), isso alem dos shows do Rock In Rio que atraiu milhares de pessoas como o inesquecivel show do Queen no mesmo que atraiu mais de 300.000 pessoas!
    Enfim…tirando isso ótimo texto.

Deixe sua opinião