Detalhes da OST de Aldnoah.Zero

Mais badalado do que nunca, Hiroyuki Sawano entra em ação novamente e vocês irão entender os detalhes da trilha sonora (OST) de Aldnoah.Zero.

Aldnoah Zero com certeza foi um dos animes mais populares dessa temporada de verão, e não é pra menos, pois possui uma equipe de profissionais competentes, como Gen Urobuchi (Madoka Magica; Fate/Zero; Gargantia) nos roteiros dos primeiros episódios, Ei Aoki (Fate/zero, Ga-Rei: Zero) na direção e o jovem Hiroyuki Sawano, que ficou responsável pela trilha sonora do anime, mais conhecido por suas composições em Kill la Kill e Shingeki no Kyojin.

Hiroyuki Sawano

Hiroyuki Sawano

Hiroyuki Sawano nasceu em 1980, em Tóquio, e desde criança já demonstrava grande interesse por música. Começou a estudar piano ainda quando estava na escola primária e, aos 17 anos, estudou também composição e arranjo com o músico japonês Nobuchika Tsuboi. Após completar seus estudos, Sawano participou de concursos, mas a princípio não obteve sucesso. Sua carreira finalmente deslanchou quando ele foi contratado pela empresa Legendoor, onde pôde se dedicar ao que realmente sempre quis fazer: compor trilhas sonoras. Seu primeiro trabalho foi na série de drama Ns’Aoi e a partir daí ele não parou mais. (Via Crunchyroll)

No dia 10 de Setembro foi lançado o CD que contém a OST do anime, distribuída pela Aniplex. Inc. O CD possui 20 faixas sendo elas:

01. No differences – 02. AZPV – 03. A-0picturez – 04. MKAlieZ – 05. 214zero91零 – 06Z-Kat – 07scene – 08. AD2014-7.5/7.9-零・A – 09. AL[email protected]10. The Call to Arms – 1161yard – 12. FIRE★ – 13. RBT –14. SiTE-n0w1 – 15. al-door0 – 16. Ver$ – 17. a-17歩 – 18. Ch19FIRE★ – 19. AcyOrt – 20. [email protected]//LESS

Capa do CD

Capa do CD

*O tema de abertura foi gravado pelo trio Kalafina, mas este não se encontra presente no CD.

Analisando a trilha sonora

Hiroyuki Sawano é bem ousado em suas composições, mesclando ritmos e estilos musicais, como música clássica, rock entre outros. Em Aldnoah.Zero a trilha sonora funciona bem, andando junto com o caótico universo, caracterizando cada cena e seus personagens. Basta assistir ao primeiro episódio para ver como Sawano define bem o clima de cada cena, por exemplo; nas cenas da princesa uma calma e tranquila musica soa como algo puro e inocente, seguida por uma repentina música agitada, quebrando toda a expectativa da cena e introduzindo que algo muito impactante estava acontecendo ou estava prestes a acontecer. Veja os exemplos e preste bastante atenção nas músicas:

Cenas do episódio 01

Isso é constantemente repetido no anime, o uso da tranquilidade a ser quebrada gerando impacto, intensificando o medo dos personagens e mostrando o terrível poder das unidades Aldnoahs. Para essas cenas de tensão é interessante notar que Sawano faz uso de sintetizadores, com muita percussão. Ele sabe bem como criar o desespero através da musica.

No entanto é necessário um controle, e esse é um dos problemas dessa OST, o excesso de percussão e “Baixo contínuo“, em algumas vezes tira a atenção da própria cena e faz com que a música fique confusa gerando desconforto. Outro ponto são os temas repetitivos. A trilha sonora de Aldnoah.Zero possui poucas variações e a maioria são de clima tenso e pesado, ela não possui músicas apropriadas para cenas mais leves tanto que essas cenas passam na maioria das vezes sem fundo musical.

Cenas do episódio 01 e 06

Mesmo não cometendo o erro de por uma trilha sonora tensa em cenas leves, pode-se dizer que essa OST é limitada.

Em resumo, mesmo possuindo falhas, a trilha de Aldnoah.Zero cumpre muito bem seu papel no anime, e tecnicamente falando, possui mais qualidades do que defeitos. Um excelente trabalho de mixagem e masterização (essa parte requer um cuidado minucioso, principalmente quando se faz necessário o uso dos sintetizadores) e em geral as músicas estão bem equalizadas e produzidas, vale muito a pena ouvir. Agora o que nos resta é esperar pela segunda temporada do anime para ver (ouvir) como Hiroyuki Sawano nos surpreenderá.

Gyabbo 02 - 03

Hiroyuki Sawano

Lembrando que você já pode adquirir a OST pelo site da Play-Asia.

*Bônus: abertura Heavenly Blue

Aldnoah.Zero pode ser assistido em português oficialmente pelo Crunchyroll PT.

FonteCrunchyroll

Site Oficial de Hiroyuki Sawano

Mais badalado do que nunca, Hiroyuki Sawano entra em ação […]