Detalhes da OST de Aldnoah.Zero

Mais badalado do que nunca, Hiroyuki Sawano entra em ação novamente e vocês irão entender os detalhes da trilha sonora (OST) de Aldnoah.Zero.

Aldnoah Zero com certeza foi um dos animes mais populares dessa temporada de verão, e não é pra menos, pois possui uma equipe de profissionais competentes, como Gen Urobuchi (Madoka Magica; Fate/Zero; Gargantia) nos roteiros dos primeiros episódios, Ei Aoki (Fate/zero, Ga-Rei: Zero) na direção e o jovem Hiroyuki Sawano, que ficou responsável pela trilha sonora do anime, mais conhecido por suas composições em Kill la Kill e Shingeki no Kyojin.

Hiroyuki Sawano

Hiroyuki Sawano

Hiroyuki Sawano nasceu em 1980, em Tóquio, e desde criança já demonstrava grande interesse por música. Começou a estudar piano ainda quando estava na escola primária e, aos 17 anos, estudou também composição e arranjo com o músico japonês Nobuchika Tsuboi. Após completar seus estudos, Sawano participou de concursos, mas a princípio não obteve sucesso. Sua carreira finalmente deslanchou quando ele foi contratado pela empresa Legendoor, onde pôde se dedicar ao que realmente sempre quis fazer: compor trilhas sonoras. Seu primeiro trabalho foi na série de drama Ns’Aoi e a partir daí ele não parou mais. (Via Crunchyroll)

No dia 10 de Setembro foi lançado o CD que contém a OST do anime, distribuída pela Aniplex. Inc. O CD possui 20 faixas sendo elas:

01. No differences – 02. AZPV – 03. A-0picturez – 04. MKAlieZ – 05. 214zero91零 – 06Z-Kat – 07scene – 08. AD2014-7.5/7.9-零・A – 09. AL-@ – 10. The Call to Arms – 1161yard – 12. FIRE★ – 13. RBT –14. SiTE-n0w1 – 15. al-door0 – 16. Ver$ – 17. a-17歩 – 18. Ch19FIRE★ – 19. AcyOrt – 20. BRE@TH//LESS

Capa do CD

Capa do CD

*O tema de abertura foi gravado pelo trio Kalafina, mas este não se encontra presente no CD.

Analisando a trilha sonora

Hiroyuki Sawano é bem ousado em suas composições, mesclando ritmos e estilos musicais, como música clássica, rock entre outros. Em Aldnoah.Zero a trilha sonora funciona bem, andando junto com o caótico universo, caracterizando cada cena e seus personagens. Basta assistir ao primeiro episódio para ver como Sawano define bem o clima de cada cena, por exemplo; nas cenas da princesa uma calma e tranquila musica soa como algo puro e inocente, seguida por uma repentina música agitada, quebrando toda a expectativa da cena e introduzindo que algo muito impactante estava acontecendo ou estava prestes a acontecer. Veja os exemplos e preste bastante atenção nas músicas:

Cenas do episódio 01

Isso é constantemente repetido no anime, o uso da tranquilidade a ser quebrada gerando impacto, intensificando o medo dos personagens e mostrando o terrível poder das unidades Aldnoahs. Para essas cenas de tensão é interessante notar que Sawano faz uso de sintetizadores, com muita percussão. Ele sabe bem como criar o desespero através da musica.

No entanto é necessário um controle, e esse é um dos problemas dessa OST, o excesso de percussão e “Baixo contínuo“, em algumas vezes tira a atenção da própria cena e faz com que a música fique confusa gerando desconforto. Outro ponto são os temas repetitivos. A trilha sonora de Aldnoah.Zero possui poucas variações e a maioria são de clima tenso e pesado, ela não possui músicas apropriadas para cenas mais leves tanto que essas cenas passam na maioria das vezes sem fundo musical.

Cenas do episódio 01 e 06

Mesmo não cometendo o erro de por uma trilha sonora tensa em cenas leves, pode-se dizer que essa OST é limitada.

Em resumo, mesmo possuindo falhas, a trilha de Aldnoah.Zero cumpre muito bem seu papel no anime, e tecnicamente falando, possui mais qualidades do que defeitos. Um excelente trabalho de mixagem e masterização (essa parte requer um cuidado minucioso, principalmente quando se faz necessário o uso dos sintetizadores) e em geral as músicas estão bem equalizadas e produzidas, vale muito a pena ouvir. Agora o que nos resta é esperar pela segunda temporada do anime para ver (ouvir) como Hiroyuki Sawano nos surpreenderá.

Gyabbo 02 - 03

Hiroyuki Sawano

Lembrando que você já pode adquirir a OST pelo site da Play-Asia.

*Bônus: abertura Heavenly Blue

Aldnoah.Zero pode ser assistido em português oficialmente pelo Crunchyroll PT.

FonteCrunchyroll

Site Oficial de Hiroyuki Sawano

Mais badalado do que nunca, Hiroyuki Sawano entra em ação […]

3 thoughts on “Detalhes da OST de Aldnoah.Zero”

  1. 04. MKAlieZ e 20. BRE@TH//LESS são as melhores musicas. também achei essa Ost muito limitada, inclusive ha uma mudança de clima nas musicas mas demora muito para ocorrer, tirando isso eu adoro as osts desse anime mas particularmente prefiro o trabalho dele em Guilty Crown, onde as OSTs são em geral bem diversificadas.

    1. Essas são muito boas mesmo, ainda não ouvi as de Guilty Crown, mas valeu a sugestão, alias uma coisa que eu não comentei são os nomes das músicas, são nomes bem estranhos, me pergunto até se eles tem pronuncia(kkk)…

      1. realmente são nomes estranhos,os nomes das OSTs de Guilty Crown lembram o afabeto grego tipo alfa, beta, omega. Não sei porque desses nomes loucos kkk

Deixe sua opinião