Soredemo Sekai Wa Utsukushii

Às vezes somos surpreendidos por escolhas ocasionais que podem trazer boas surpresas. Logo nos primeiros episódios de Soredemo Sekai wa Utsukushii, eu percebi que esse seria o caso!

Baseado em um manga de Dai Shiina publicado desde 2012 na revista shoujo Hana to Yume, a história de Soredemo Sekai wa Utsukushii gira ao redor de Nike Lemercier, a quarta filha, princesa do Reino da Chuva que é enviada para se casar com Livius I conhecido como Rei Sol. Livius carrega a fama de tirano devido seus grandes feitos ao conquistar o mundo em apenas três anos após sua sucessão ao trono. No entanto, ele propõe ao governante do Reino da Chuva manter o reino autônomo em troca da mão de uma das suas filhas em casamento.

Soredemo Sekai wa Utsukushii 66

Soredemo Sekai wa Utsukushii 50_2

A princípio suas intenções podem parecer supérfluas, mas o grande motivo pelo qual ele faz essa proposta é pelos rumores que dizem que as mulheres do Reino da Chuva são conhecidas por possuir o poder de invocar a chuva, algo muito importante em um lugar como seu país que nunca chove, mantendo-se fiel ao nome de Reino do Sol. No entanto quando Nike é apresentada para o seu futuro marido, nada poderia trazer mais surpresa do que o fato de que o grande Rei do Mundo não passa de uma criança!

Mas não uma criança qualquer, Livius tem de fato um temperamento dominador e cruel, porém, apesar das desavenças iniciais (que geram boas risadas devo ressaltar), no decorrer da convivência com Nike, ele se mostra extremamente maduro para sua idade: Apesar de suas atitudes egocêntricas, ele também se importa com o povo e demostra ser um rei que trouxe grandes progressos para o reino.

soredemo_sekai_wa_utsukushii-03-livius-neil

Soredemo Sekai wa Utsukushii 62_2

Aos poucos Livius vai se mostrando mais gentil, um trabalhador incansável e também um companheiro amável, formando uma relação de confiança naturalmente entre os dois, mas sem “melosidades” excessivas. No entanto, ainda que Nike o veja a princípio como um irmão mais novo, ele vai conquistando-a devagar com seu caráter impávido e suas tiradas desregradas.

Obviamente nem tudo são flores e um Rei tão poderoso como Livius possui inimigos, o que se tornam problemas que se estendem para Nike devido a sua posição ao lado do Rei, precisando que eles lidem com essas situações em conjunto.

Soredemo Sekai wa Utsukushii 65_2

A forma como um protege o outro é bonita, afinal, Livius possui uma personalidade madura e Nike é instintiva, o que os torna fortes quando unidos, fugindo do velho clichê que pende a responsabilidade só para um lado.

É claro que não poderia faltar certa dramatização e no desenrolar do enredo são apresentados flashbacks sobre o passado de Livius com sua mãe á qual ele demonstra ser claramente apegado. A morte desse personagem tão importante em sua vida fez com que ele se tornasse um jovem impiedoso de personalidade marmórea. No entanto esse aspecto da vida dele não adiciona muito ao anime, mostrando-se pouco aprofundado, deixando a impressão de que poderia ser melhorar abordada.

Soredemo Sekai wa Utsukushii_10_2

Nike por sua vez tem uma personalidade espontânea e divertida, proporcionando diversos momentos hilariantes no decorrer do anime. Logo que chega ao Reino do Sol ela passa por algumas situações difíceis, mas o interessante é que ela mostra logo a que veio, que não é uma pessoa fraca e não se deixa abater. Ela sabe se defender e mantém seus princípios, mas nem por isso deixa de ser sensível, amorosa, compreensiva e, claro, engraçada.

Há cenas, obviamente, em que você espera uma atitude impressionante e é surpreendido com um lance cômico, ou até mesmo situações em que se espera que tudo dê errado, mas a Nike sabe contornar de maneira relativamente calma.

Nike é uma personagem que rapidamente se torna querida pelo povo e admirada pela transformação evidente que causa em Livius, influenciando principalmente os personagens secundários. Dessa forma temos alguns que se destacam como o mordomo Neal, que é um fiel e eficiente servente de sua majestade, com sua personalidade séria, mas proporcionando seus momentos de risada, estando sempre presente no enredo, mas sem chamar tanta atenção. Além disso, temos três velhos que aparentemente deveriam ser os conselheiros do Livius, mas são mostrados sempre juntos em uma sala fechada discutindo assuntos triviais, tornando a presença deles praticamente indiferente.

Soredemo Sekai wa Utsukushii 58_2

A arte do Studio Pierrot, o mesmo de Tokyo Ghoul e Blue Dragon é bonita e bem feita, mas o que me chamou a atenção realmente foi a trilha sonora que é apaixonante! Tanto a abertura quanto o encerramento, e, eu diria, principalmente a melodia de invocação da chuva chamada “Tender Rain” que a Nike (dublada por Rena Maeda) canta, são lindas e sutis. Mesmo sendo cantada variadas vezes no decorrer do anime, continua sendo belo sem desagradar.

Para a felicidade daqueles que acharem que o anime não foi o suficiente, podem partir pro mangá já que a adaptação para a animação foi apenas até o capítulo 19 do volume #4. Já o mangá conta até o momento com sete volumes em publicação.

Espero que esse anime ganhe mais destaque com o tempo dentre os animes shoujo, pois tem seu charme e originalidade, e deixou um gostinho de quero mais!

Curiosidades (com possíveis spoilers): É natural que com o constante crescimento do mercado de animes e mangás, muitos personagens sejam parecidos, mas quem assistiu Kuroshitsuji vai notar uma semelhança peculiar entre Ciel Phantonmhive e Livius: Ambos tem praticamente a mesma idade, a mesma aparência e a mesma personalidade imponente, egoísta e dominadora.

As semelhanças não param por aí, o passado desses dois rapazes é similarmente carregado de tragédias familiares, forçando-os a lidar com a perda de entes queridos muito cedo, trazendo por consequência uma responsabilidade avassaladora sobre seus ombros pequenos e frágeis. Como se não bastasse, ainda contamos com a presença de personagens secundários parecidos e com papéis semelhantes na vida de cada um, vamos dar uma olhada nas comparações?

Gyabbo Ciel e Livius

Ciel Phantomhive e Livius I

Gyabbo kuro e soredemo2

Lady Elizabeth Esel Cordelia Midford, filha do conde Scotoni, noiva de Ciel (à esquerda). Princesa Amaluna Luirasel, primeira filha do Reino do Oceano, amiga de infância de Livius, com obsessão para casar com ele, se autodeclarando sua noiva (à direita).

Gyabbo kuro e soredemo3

Ambos, Ciel e Livius são colocados em situações bizarras e constrangedoras!

Gyabbo kuro e soredemo

Por fim, aparentemente Sebastian e Neal não tem nada em comum além de sua servidão fiel e perfeita, embora não dê para comparar os feitos de Sebastian com os de um mero humano, afinal ele é um mordomo e tanto!

Sobre Karina Herbsthofer

Artesã, fotógrafa, escritora, otaku, comilona, amante de gatos e dança. Viciada em cheirar livros! Mora no estado de São Paulo. Escreve no blog do Gyabbo! desde 2014.

Às vezes somos surpreendidos por escolhas ocasionais que podem trazer […]

16 thoughts on “Soredemo Sekai Wa Utsukushii”

    1. Eu achei um vídeo no youtube certa vez, de um trecho da Nike cantando e me interessei na hora pelo anime, eu tive receio do anime em si não ser tão legal, mas ele realmente surpreende!

    1. Gostei da definição Chell! rs De fato, tem um desenrolar gostoso de acompanhar!

      [spoiler]

      Eu amei a parte em que ele a abraça, revelando ter medo de perdê-la, tão frágil, tão fofo *—–*

      1. Sim, verdade! Eu cheguei a escrever uma resenha de Soredemo Sekai wa Utsukushii na época (não sei se posso passar o link? ^^;) falando sobre como a boa do anime é realmente os personagens e seus relacionamentos, e claro que os dois protagonistas se destacam nisso. As dinâmicas deles são muito fofas, apesar de toda a controvérsia quanto a ser um shoujo meio pedófilo ou não…

        1. Opa, estou curiosa pra ler sua resenha Chell! *-*
          Ah não tem nada haver falarem isso, a relação deles é muito pura, apesar das insinuações do Livi, mas isso não afeta em nada, pelo contrário, é divertido! ^^

          1. Obrigada!~ Eu acabei esquecendo de passar, opss. Aqui está: http://notloli.blogspot.com.br/2014/07/anime-soredemo-sekai-wa-utsukushii.html
            De fato, eu também acho divertida a relação deles, mas problematizo porque, pensando no contrário – se fosse um garoto universitário e uma garotinha, por exemplo – soaria problemático, não? Claro que sendo um mundo fantástico e tendo uma abordagem leve, isso é aceitável, digamos, mas me preocupa por esse lado. De qualquer forma, eu curti o romance, com certeza!~ (e pra mim eles são duas crianças, então… :P)

            1. Opa, eu li sua resenha á um tempão e esqueci de responder aqui, sorry ^^’

              Gostei bastante do seu texto, retrata pontos interessantes de forma mais abrangente. Eu diria que em geral se for olhar os papéis trocados, seria de fato problemático, mas depende do ponto de vista, á quem consiga abordar um tema desses de forma singela e divertida como o manga de “Dengeki Daisy” de Motomi Kyousuke, que eu recomendo fortemente como uma alternativa de shoujo diferente!

              Darei minha opinião mais aprofundada, no seu blog ^^

            2. Ah, imagina!! E muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Quanto a Dengeki Daisy, já me recomendaram antes e eu achei interessante, vou acrescentar à minha lista agora que você falou. ♡

  1. Eu tinha esse anime na minha lista mas foram surgindo outras coisas e acabei esquecendo, olha só… Ótimo texto, Karina, obrigada por me lembrar deste anime ^__^

Deixe sua opinião