Natsume Yuujinchou

Natsume Yuujinchou é baseado no mangá shoujo homônimo de Yuki Midorikawa, sendo uma mistura dos gêneros fantasia, drama e slice of life, além de uma das obras de maior sucesso da demografia na atualidade.

A história começa quando Takashi Natsume encontra um caderno que pertencia a sua falecida avó. O caderno, chamado de “livro dos amigos”, contém os nomes de youkais derrotados por ela, os quais são obrigados a obedecer ao detentor do livro enquanto o nome continuar escrito nele. Natsume, então, se alia a um youkai em forma de gato chamado Nyanko-sensei na condição de que este o proteja para que possa devolver os nomes capturados, e que se morrer, o livro passará a pertencer ao youkai.

Natsume e Nyanko-sensei

Natsume e Nyanko-sensei

Carro-chefe da revista LALA e de sucesso inegável, o enredo de Natsume Yuujinchou absorve facilmente quem está assistindo à trama, sem jamais perder a delicadeza do ritmo da história. Os encontros de Natsume com os youkais, seus esforços em ajudá-los e compreendê-los e os laços que aos poucos ele vai criando e valorizando, incluindo os tropeços do protagonista pelo caminho, jamais perdem o carisma ou se tornam repetitivos.

Sem um enredo fixo, isto é, uma longa trama que se estende por inúmeros episódios com um inimigo a ser derrotado, as sub-tramas vem e vão imprevisíveis, sem nunca sabermos quando aparecerão os outros humanos como Natsume, quando o episódio da semana focará em qual amigo ou mesmo nos youkais do grupinho mais próximo do protagonista. É um charme a mais, pois a história não se perde de sua proposta inicial.

Contudo, é na falta de uma atuação mais proeminente dos amigos de Takashi que vemos a principal falha de personalidade do protagonista. Coerente com a história de vida que é apresentada aos poucos através de flashbacks, Natsume vive entre o dilema de temer estar incomodando aos outros e o medo que descubram seus segredos, mesmo quando estes já estão predispostos a acreditarem nele. Apesar de ser raro em uma fantasia, mas bastante realista, o anime leva em consideração que existem pessoas que acreditam em espíritos mesmo sem serem capazes de vê-los.

Chega ao ponto de ser frustrante por vezes, pois mesmo com amigos que saibam a verdade e estão envolvidos diretamente com a trama do episódio, Natsume prefere agir por conta própria ao lado do Nyanko-sensei. O desenvolvimento dele como personagem está justamente em aprender a contar mais com os outros ao invés de manter tudo para si mesmo. Não que a isso prejudique a simpatia com a personagem: Takashi é gentil, bondoso e carinhoso, mesmo depressivo, e suas qualidades positivas superam as negativas.

Verdadeira forma do Nyanko-sensei/Madara.

Verdadeira forma do Nyanko-sensei/Madara.

Nyanko-sensei, cuja verdadeira identidade é o poderoso youkai Madara, concorda em ajudar Natsume em troca de um dia receber o livro dos amigos. Desde o começo ele indica conhecer a avó de Takashi, Reiko, embora até o final da quarta temporada ainda não se sabe até onde se estende a ligação entre os dois. Enquanto o trabalho dos dubladores em geral é bom, Inoue Kazuhiko se destaca pela interpretação impecável e pela vivacidade que trás aos exageros do “gato”.

Por fim, há a misteriosa Reiko, avó de Natsume, e indiretamente principal antagonista da história por ser a responsável pela existência do livro dos amigos. Reiko é egoísta, esquecida, não cumpre promessas – um youkai esperou 50 anos por seu retorno – contudo, ela não é maldosa. Ela é, sim, o grande mistério da trama, com suas motivações indecifráveis. Reiko funciona como o perfeito contraponto para Takashi, desde a história de vida parecida, habilidades ou mesmo aparência similares. Ela é o que ele poderia ter se tornado sem a presença do casal Fujiwara, pais adotivos de Natsume.

Natsume.Yuujinchou.full.1669384

O anime adapta do volume 1 ao 12 do mangá em quatro temporadas de 13 episódios cada (o mangá se encontra no volume 18 e está em andamento no Japão). O aumento da qualidade técnica da primeira para a quarta temporada é perceptível, embora nada que atrapalhe a experiência. A trilha sonora e a animação contribuem para criar o ritmo harmônico e leve, com aberturas e encerramentos bonitos e no ponto. Em geral, o trabalho do estúdio Brains Base é bem feito e respeitador para com o original.

Indicado para aqueles que querem um anime leve sem ser despretensioso; conciso e coerente, sem ficar preso às amarras invisíveis do enredo; com episódios que prendem e marcam quem está vendo, Natsume Yuujinchou é um pedacinho do dia a dia e seus dramas misturado com elementos sobrenaturais. Com um grande enfoque na família e em encontrar o seu lugar no mundo quando se é aparentemente tão diferente dos outros, Natsume Yuujinchou é belo, delicado, harmonioso. Logo de início é fácil compreender o sucesso tanto da versão animada quanto da original.

As quatro temporadas estão disponíveis no Crunchyroll PT.

Natsume Yuujinchou é baseado no mangá shoujo homônimo de Yuki […]

3 thoughts on “Natsume Yuujinchou”

  1. Obrigada, Naty, Natsume é um dos meus favoritos! Gostei muito do texto e concordo contigo em relação aos amigos, eu também gostaria que eles fossem mais atuantes. Tanto que os episódios que mais gosto são dos mini arcos com a Taki e o Tanuma. =^__^=

Deixe sua opinião