Haikyuu!! – Primeiras impressões

Saem as enterradas e badejas de Kuroko no Basket e entram os saques e as cortadas de Haikyuu!!

Baseado em um manga do autor Haruichi Furudate publicado desde 2012 na popular revista Shonen Jump com atuais 10 volumes, Haikyuu!! é mais uma história de esportes, especificamente de vôlei, a ganhar adaptação animada nesses últimos tempos desde o imenso sucesso do seu irmão sobre basquete.

Shouyou Hinata e Tobio Kageyama são dois estudantes com uma paixão em comum: o vôlei. Ainda no ensino médio os dois se enfrentam em um torneio escolar em que Hinata consegue entrar a muito custo após reunir cinco amigos que aceitaram jogar com ele, mesmo sabendo quase nada do esporte. Já Kageyama é uma das principais estrelas do campeonato, principal levantador do time favorito. Na primeira rodada os dois se enfrentam e apesar da derrota acachapante, cria-se uma rivalidade dentro daqueles sets.

No ensino médio, ambos resolvem ir para escola Karasuno – que apesar do seu passado glorioso no esporte, hoje passa por momentos sem grandes vitórias. No entanto, apesar de terem o esporte como ponto de ligação os dois são bem diferentes. Hinata é baixo, esforçado, otimista e energético, tem como posição favorita a de atacante; Tobio é alto, promessa do vôlei desde o ensino fundamental, sisudo e pragmático; seu sonho é ser levantador.

[Commie] Haikyuu!! - 01 [5CB6E137].mkv_snapshot_18.14_[2014.04.17_01.54.58]Apesar dessa dinâmica dual entre protagonistas que fatalmente descobrirão que suas habilidades se completam dentro de um esporte coletivo, típico das histórias de shonen esportivo, Haikyuu!! teve uma estreia fantástica! Mesmo com o uso desses clichês, a obra consegue manusea-los de maneira muito habilidosa, principalmente quando retira os protagonistas de seus pedestais – Tobio, por sua personalidade principalmente, caiu em desgraça e foi dispensado por uma escola mais forte por exemplo.

Já comentamos várias vezes aqui como não é a presença de clichês que determina se uma história é boa ou ruim, mas sim o uso que se faz deles. Haikyuu!! consegue isso muito bem, apostando na construção de uma rivalidade que, pelo menos nesse início de temporada, parece ser muito mais importante para o desenrolar da história do que os jogos em si, algo que foge do lugar comum e instiga o espectador a acompanhar a história com mais atenção.

[Commie] Haikyuu!! - 01 [5CB6E137].mkv_snapshot_17.09_[2014.04.17_01.54.25]Esse senso de importância que se constrói dentro de nós deve muito aos ótimos roteiros de Taku Kishimoto. Se em Usagi Drop e Silver Spoon ele já havia mostrado sua capacidade de equilibrar momentos mais dramáticos com outros engraçados e heart warming, aqui Kishimoto não apenas repete a dose como consegue encaixar o esporte muito bem entre esses acontecimentos. Talvez algumas pessoas até possam ter sentido falta do esporte em si nesse começo, mas, pelo menos para mim, essa foi a melhor saída para apresentar algo que soe novo e refrescante.

Se história, personagens e roteiros estiveram acima da média, o que dizer da produção do estúdio Production I.G (o mesmo de Kuroko no Basket, é bom frisar)? O character design está muito bonito, transpassando do nanquim para o digital muito bem, atualizando o traço do autor exatamente e somente onde precisava para ficar melhor em animação. O dinheiro parece estar fluindo, assim como a animação que estava muito bem feita, com as jogadas do vôlei sendo apresentadas da maneira mais crível possível. Mesmo quando seria custoso demais animar uma cena, o estúdio puxa da manga cartas muito interessantes de se ver como a imagem acima onde o uso de speedlines grossas dão perfeitamente a sensação de velocidade, mesmo que o quadro esteja estático.

[Commie] Haikyuu!! - 02 [87E40A94].mkv_snapshot_05.03_[2014.04.17_01.56.09]Haikyuu!! foi uma das melhores estreias da temporada – se não a melhor depois de Mushishi – e seu segundo episódio mostrou que o nível deve permanecer lá em cima, mesmo que seja esperada uma queda de qualidade na animação lá pro meio desse primeiro cour.

Se você, assim como eu, sofreu pelo término de Kuroko no Basket, esse é o anime perfeito para voltar a se empolgar. Mas se você não era fã da geração dos milagres, Haikyuu!! possui algo diferente que pode te fisgar, vale muito a pena conferir e deixar aquela vontade de jogar uma partida de vôlei surgir.

[Commie] Haikyuu!! - 01 [5CB6E137].mkv_snapshot_02.39_[2014.04.17_01.51.52][Commie] Haikyuu!! - 01 [5CB6E137].mkv_snapshot_08.00_[2014.04.17_01.52.37][Commie] Haikyuu!! - 02 [87E40A94].mkv_snapshot_07.21_[2014.04.17_01.56.29]

Saem as enterradas e badejas de Kuroko no Basket e […]

3 thoughts on “Haikyuu!! – Primeiras impressões”

  1. Cara, quando assisti o primeiro episódio de haikyu! não me aguentei e tive que procurar o mangá pra ler. Li todos os cap. em 2 dias e se dúvida nenhuma é uma história mto boa apesar de que (não sei se isso é spoiler) a história está bem menos desenvolvida do que achei que estaria, não que esteja reclamando adoro o modo de contar os fatos do mangaká.
    Sou meio leigo quando o assunto é literatura mas considero o desenvolvimento de personagens do mangá de vôlei muito melhor do que o do famoso de basket.
    Isso vindo de um cara que acompanha o mangá de kuroko (bem antes de sair o anime) e treinou basket por 5 anos, Haikyu! tomou seu lugar de meu mangá/anime de esporte (e talvez de todos) preferido on-going.

Deixe sua opinião