Isshuukan Friends. – Primeiras impressões

E se suas amizades só pudessem durar uma semana até serem completamente esquecidas? O começo doce (e meio forçado) de Isshuukan Friends. e suas primeiras impressões.

Baseado em um manga shounen da autora Matcha Hazuki publicado desde janeiro de 2012 na revista GanGan Joker em um total de cinco volumes até o momento, Isshuukan Friends. – algo como “Amigos por uma semana” em tradução livre – é a mais nova obra do estúdio Brains Base (Durarara!!, D-Frag!) para a temporada de primavera 2014 com uma premissa muito simples, mas com potencial de gerar situações divertidas por um lado e comoventes por outra.

Kaori Fujimiya é uma garota que trata todos os colegas da sua escola de maneira muito fria, sempre rechaçando qualquer possibilidade de maiores aproximações por parte deles. No entanto, Yuuki Hase, um desses colegas de classe, percebe que, além da superfície afastada de Kaori, existe uma pessoa que quer sim ter amigos, decidindo fazer de tudo para conseguir sua amizade, mesmo que a situação seja bem mais complexa do que ele inicialmente imagina.

Isshuukan Friends - 01 - Large 06Esse primeiro episódio acabou por confirmar quase tudo que eu imaginava que esse anime seria. O clima é bem tranquilo, com uma narrativa lenta, mas que avança de forma consistente naquilo que é exigida. Apesar de pouco exigida, a animação do estúdio Brains Base é competente, mas o que chama realmente atenção é a produção bem definida de cores, sempre em tons pastel, ajudando a criar uma atmosfera aconchegante que nos convida a querer saber mais sobre a história de Kaori e Yuuki e dessa peculiar relação que se forma.

A garota possui um problema de memória que a faz esquecer todas as coisas boas que aconteceram com ela toda segunda-feira, incluindo, é claro, as suas amizades, estando aí o motivo da sua reclusão. Mesmo com essa premissa simples e um tanto quanto forçada – muito conveniente na verdade – vemos um material que se desenvolve bem num primeiro momento, construindo um clímax que satisfaz mesmo quem já sabia dessa informação (todo mundo?), sem deixar um punhado de dúvidas que instigam os telespectadores.Isshuukan Friends - 01 - Large 07Como comentei no parágrafo anterior, apesar da premissa ser simples, ela pede uma suspensão de descrença grande, principalmente se levarmos em conta que Isshuukan Friends. é bem pé no chão, com relacionamentos não muito estereotipados (pelo menos por enquanto) que nos remetem à situações que facilmente poderiam acontecer no nosso dia a dia entre amigos. Essa dicotomia entre o pragmático da vida comum e a seletiva amnésia da Kaori podem acabar por afastar algumas pessoas, algo que pessoalmente não me afetou.

Com 12 episódios programados o que eu espero da série é uma evolução cada vez maior no relacionamento dos dois protagonistas – torcendo para que fique apenas na amizade mesmo – baseada em situações engraçadas como uma ida ao karaoke que foi “anunciada” no preview do próximo episódio e um drama mais exagerado que explique as razões por trás dessa condição da Kaori.

Isshuukan Friends XBonito, tranquilo, bem produzido, com personagens que prendem a atenção (apesar de não serem nada profundos, que fique bem claro) e com uma história interessante de se acompanhar. Isshuukan Friends. é um belíssimo slice of life onde mais do que as coisas que acontecem, são as relações que importam. Para quem gostar de animes assim é um prato cheio. Já quem não é muito fã ainda pode dar uma chance que talvez seja fisgado.

Isshuukan Friends - 01 - Large 18Isshuukan Friends - 01 - Large 33 Isshuukan Friends - 01 - Large 29

E se suas amizades só pudessem durar uma semana até […]

3 thoughts on “Isshuukan Friends. – Primeiras impressões”

  1. a premissa do anime é bem interessante, porém a execução não foi das melhores nesse primeiro episódio…

    não acompanharei

Deixe sua opinião