Crunchyroll Manga agora disponível no Brasil e em Portugal

E o nosso mercado continua a crescer, agora cada vez mais forte no lado digital: Seja bem-vindo Crunchyroll Manga!

Em novembro de 2013 noticiamos aqui a entrada do Crunchyroll, site de transmissão simultânea de animes e doramas legendados para outros países fora do Japão até então, no mercado de mangas com o serviço Crunchyroll Manga.

Naquele momento 170 países recebiam a novidade, mas o Brasil não estava incluso. Ao conversar diretamente com Jose Faria, gerente da divisão em língua portuguesa do próprio Crunchyroll, o mesmo afirmou que estavam acontecendo reuniões para que nós (e nossos amigos lusitanos) também tivéssemos acesso, ainda que sem uma previsão para que isso acontecesse. Já naquela data eu afirmei:

…não consigo deixar de ser otimista mais uma vez e ver a chegada do Crunchyroll Manga como uma questão de tempo em nosso território. O quadrinho digital é uma realidade que não pode mais ser negada por nenhuma editora ou autor do mundo, aumentando de importância todos os anos, principalmente pela maior difusão de tablets e smartphones. Explorar tanto o físico quanto o digital deixará logo (se é que já não deixou) de ser um capricho para ser uma necessidade.

CRUNCHYROLL MANGA E O BRASIL NESSA HISTÓRIA

Não somente eu estava certo como o serviço chegou bem mais rápido do que eu imaginava. No último dia 21 de janeiro a matriz americana anunciou que Crunchyroll Manga se expandiria para novos 14 países, ainda que com a tradução em inglês, incluindo aí o Brasil. Nesse momento já é possível acessar os 22 títulos disponíveis (começaram com 12 ano passado, um rápido crescimento) com os capítulos mais recentes das respectivas obras que incluem pesos pesados como Fairy Tail, Ataque dos Titãs, UQ HOLDER! (de Ken Akamatsu, criador de Love Hina e Negima!) e mesmo títulos que estão em publicação no Brasil como é o caso do próprio mangas dos titãs, lançado aqui pela Panini, Fairy Tail da JBC ou Kings Game: Origin, manga lançado posteriormente ao Jogo do Rei que a editora JBC também publica. Além dos títulos da editora Kodansha, agora o Crunchyroll Manga firmou contrato com mais duas editoras, a Futabasha e a Shonen Gahosha

A lista completa você pode acessar no site ao clicar nos links deixados no post ou clicando AQUI.

Até o momento o único plano que dá acesso ilimitado aos mangas é o Assinatura de Acesso Total, custando $8.49 por mês, menos de R$20 para poder ver todos os animes do acervo de forma oficial e em alta qualidade, os doramas e os mangas sem propaganda. No entanto, fomos informados que em breve serão criados pacotes específicos para animes, doramas e mangas, além do Acesso Total, algo extremamente necessário para que essa empreitada dê certo.

Sobre a possibilidade dos títulos serem traduzidos para o português (e outras línguas além do inglês) a resposta de Jose Faria foi exatamente a seguinte:

….há o desejo de projectar a Crunchyroll Mangás em outros idiomas fora o Inglês, mas o futuro desse projecto ainda é um tanto incerto.

Logo, pelo menos a curto prazo não devemos esperar que isso aconteça, mas pelo menos sabemos que há planos para tal e se o site mantiver seu ímpeto como vem fazendo ultimamente não seria de duvidar que pelo menos os títulos não publicados pelas editoras brasileiras recebam tradução localizada a médio prazo.

Eu estou muito feliz com a notícia, sei que o serviço ainda tem que se aprimorar, eu mesmo ainda quero entender como ele funciona (apesar de ser bem semelhante ao que já conhecemos de leitura online de mangas, só que com uma qualidade de imagem muito melhor já que não são scans) e no futuro eu voltar com uma review sobre o Crunchyroll Manga se vocês quiserem. Deixem seus comentários aí embaixo sobre o que acharam dessa gigantesca notícia e se querem que eu faça esse review.

Fontes: Crunchyroll 

E o nosso mercado continua a crescer, agora cada vez […]

16 thoughts on “Crunchyroll Manga agora disponível no Brasil e em Portugal”

  1. É uma ótima noticia. Eu não ligo tanto para a imagem, mas esperto que tenha uma boa tradução e que os termos não fiquem sendo trocados ao longo da obra . :D

    Será que isso vai da um UP !! na venda de mangas das editoras ou vai deixa presa ja no publico assinante ?

    Bom post ate a próxima o/

    1. Acho que a questão da tradução ainda deve demorar um pouco pela questão dos contratos que as editoras brasileiros tem sobre as versões em língua portuguesa… mas vamos ver, quem sabe não entram em um acordo logo.

      Gyabbo!

  2. Que ótimo! Eu estava babando vendo os mangás disponíveis no Crunchyroll, esperando a hora que eu pudesse usufruir. Outro detalhe muito legal é que eles estão colocando tanto mangás famosos quanto coisas undergrounds e que ainda nem tem scans ilegais

    1. Sim! Espero que continuem assim, é bom ter mangas famosos para dar a base de sustentação, mas o mais legal é poder ler de forma oficial algumas coisas que provavelmente nunca sairiam aqui no Brasil no formato físico.

      Gyabbo!

  3. Fiz a assinatura trial mas só tenho acesso aos animes…será que o serviço de mangás ainda não está disponível para nós, brasileiros?

  4. Pra mim, vai depender principalmente de como será o leitor para tablets. Já que ver no site, como funciona os leitores online, não fica muito bom para ler nesses gadgets.

    1. Eu tentei ver pelo meu celular (Galasy SIII) e não aparece a opção, não testei em tablets ainda, mas acho que estão fechando os últimos detalhes dessas coisas, só ver que no site do próprio Crunchy a notícia ainda não saiu.

      Gyabbo!

    1. Sim, primeiro foi uma investida forte nos animes, licenciando quase todos os principais da temporada, agora chega aos mangas com alguns pesos pesados… quero só ver como vão estar no final do ano!

      Gyabbo!

  5. Essa iniciativa de mangas online de uma forma oficial é muito boa. Fico pensando que editoras aqui no brasil podiam utilizar dessa ferramenta com mangás de autores nacionais, a jbc mesmo conseguiria no momento bons trabalhos e autores para começar essa empreitada já que esta com o concurso brazil manga awards.

Deixe sua opinião