The Wind Rises de Hayao Miyazaki está na pré-seleção do Golden Globes

The-Wind-Rises-Poster-animeDepois da pré-seleção para o Oscar, The Wind Rises, possível último longa-metragem em anime do mestre Hayao Miyazaki é indicado para outra grande premiação!

Semana passada vocês viram nos parceiros de Portal Genkidama sobre a pré-seleção de The Wind Rises, novo filme do Miyazaki e do terceiro filme de Puella Magi Madoka Magica para possível disputa como melhor longa-metragem de animação no Oscar. São 19 animações disputando cinco vagas e entra elas dois animes, quais seriam as chances de um deles (ou os dois) estarem na lista final e disputar a estatueta dourada?

Isso é bem difícil de dizer. A história dos animes no Oscar não é exatamente das melhores – até pela categoria de animação existir há apenas 13 anos -, com apenas duas indicações de longas japoneses animados, os dois do estúdio Ghibli com uma vitória para A viagem de Chihiro (mais detalhes confira o nosso artigo “A história dos animes no Oscar“) em 2002 e duas indicações para curtas animados nipônicos com a vitória em 2008 de Tsumiki no Ie – La Maison en Petits Cubes. Oficialmente são 4 animes indicados e duas vitórias. Ok, até que olhando por esse ângulo a situação não é das piores.

Se Madoka Magica surgiu como grande surpresa na pré-lista, principalmente por ser o terceiro filme da franquia e originado de uma série para televisão, The Wind Rises já foi recebido sem sustos por se tratar de uma obra do Miyazaki, com grande respaldo internacional. Não acredito muito que Madoka consiga chegar até a disputa final, me parece mais uma grande propaganda do recente filme do que realmente uma tentativa de disputar, mas tenho maiores esperanças com a obra do estúdio Ghibli.

Além da minha opinião sobre o assunto, esse argumento ganhou forças nessa última terça-feira (12/11/2013) quando The Wind Rises apareceu com um dos 58 filmes estrangeiros indicados para o Golden Globes junto de apenas uma outra animação vinda da França e disputando com o também japonês, mas com atores reais, Chichi ni Naru.

É claro que a disputa é ainda mais acirrada nesse caso por não estar separado em uma categoria só para animações, mas isso também aumenta os méritos do anime que pode ser o último longa-metragem da carreira do consagrado diretor. Só iremos saber as listas finais tanto do Golden Globes quanto do Oscar nos dias 12 de dezembro e 16 de janeiro respectivamente, então até lá é só torcer. Espero poder ver outro anime disputando (e quem sabe ganhando, por que não?) grandes premiações internacionais? Além do mais, um possível Oscar ou Golden Globes poderia abrir os olhos das distribuidoras para trazer o longa para os cinemas brasileiros como tanto fazem depois dos prêmios.

Confira o trailer de The Wind Rises:

E aí, na sua opinião, os japoneses tem chances?

Fontes: Troca Equivalente | XIL | Anime News Network

Depois da pré-seleção para o Oscar, The Wind Rises, possível último […]

4 thoughts on “The Wind Rises de Hayao Miyazaki está na pré-seleção do Golden Globes”

  1. Foi A Viagem de Chihiro que ganhou o Oscar. Correções à parte, The Wind Rises é muito bom, e estou morrendo de vontade de ver o terceiro filme de Madoka Magica…

  2. Acredito que o filme do Miyazaki tem boas chances nas duas premiações. Ele é um dos maiores (senão o maior) ponto de contato entre a animação japonesa e o ocidente, além de já ter ganhado um Oscar. Além disso, The Wind Rises parece que terá uma temática mais madura, além de se basear em fatos históricos, o que geralmente agrada aos críticos de cinema. Para terminar, ainda tem o lance da aposentadoria. Como o Oscar também costuma ser usado para se fazer política da boa vizinhança, é bem capaz de darem mais uma estatueta para ele, como forma de homenagem por tudo o que já fez.
    Seja lá qual for o resultado da premiação, esse filme parece ser ótimo; gostei dessa pegada aparentemente mais madura que ele parece ter, ao mesmo tempo em que mantém aquelas sensações de leveza e magia características dos filmes do Ghibli. O trailer me deixou morrendo de vontade de assistir… Verei-o assim que possível, ^^.

    1. Saudações

      Este filme (assim como qualquer outro anime japonês) tem possibilidades bem remotas de sair como uma premiação do Oscar (verdade seja mensurada, infelizmente).

      Contudo, aprecio muito as obras do Miyazaki e, no título em pauta, pessoalmente vejo um grande potencial para a premiação (muito embora eu analise ela como imprescindível ou tão importante).

      E sim, o trabalho dele parece ser tão notável quanto o presente nas obras do estúdio Ghibli, nobre.^^

      Até mais!

  3. bom ele tem boas chances já que monster university foi meio teve severas criticas por parte das academias americanas, já wind rises não só foi o mais elogiado do ano com foi chamado de uma das pocas obras primas do cinema na ultima década pela Manhattan film academy , o que é muito com para o filme se ganhar o golden globe poderemos ver miyazaki novamente na bancada do oscar o que eu tototorso para ocorrer.

Deixe sua opinião