Autor de Shingeki no Kyojin quer terminar a obra no volume #20

Shingeki-no-kyojinA mina de ouro Shingeki no Kyojin (ou Ataque dos Titãs por aqui) vai acabar?!

É do conhecimento de todos que o manga de Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin, vem vivendo uma bonança poucas vezes vistas nos últimos tempos, especialmente fora dos ares da Shonen Jump.

Publicado desde 2009 na revista Bessatsu Shonen Magazine, a série, que foi dispensada da poderosa Jump (confira essa história em detalhes no parceiro de Portal Genkidama, XIL), acabou virando um imenso sucesso principalmente depois da sua versão animada ir ao ar em abril desse ano.

Até o volume #9 – publicado em dezembro de 2012 – a séria fazia barulho com 10 milhões de cópias impressas, uma boa média de pouco mais de 1 milhão por edição. No entanto, foi justamente a partir de abril com o lançamento do volume #10 e posteriormente em agosto com a publicação do #11 que a série deu um salto gigantesco, quebrando a barreira das 20 milhões de cópias vendidas!

A corrida pelo ouro se intensificou com spin-offs sendo produzidos (aqui você lê sobre o manga shoujo e aqui você confere  sobre o shonen), além claro de uma gama gigante de goodies e outras produções como o futuro jogo de 3DS cujo trailer você pode ler e assistir no também parceiro de Genkidama, Troca Equivalente.

Com tudo indo tão bem era de se imaginar que o original fosse esticado ao máximo que o mercado aguentasse, certo? Pois o autor parece pensar diferente. Durante uma entrevista/conversa para a revista sobre artes marciais Gong Kakutogi juntamente do autor Hiroki Endo de Eden – It’s an Endless World! (leia a review desse manga na coluna Mangas Undergrounds) ele afirmou que seu objetivo hoje é terminar a luta da humanidade contra os titãs no volume #20. Mantendo-se a média de publicação atual de três volumes por ano, em três anos a história chegaria ao fim. E se a versão brasileira, que será iniciada em novembro pela editora Panini (clique aqui para conhecer os detalhes do lançamento e ver a capa do volume #1 de Ataque dos Titãs), manter-se bimestral sem atrasos, terminaríamos aqui logo em seguida do Japão.

Até que ponto um número tão fechado assim realmente se tornará realidade é difícil de dizer. É possível que Isayama esteja calculando que sua história passou de pouco mais de metade, por isso esse número, mas muita coisa pode acontecer em três anos, tanto a série vender tanto que seja “incentivada” a continuar um pouco mais ou mesmo que sua qualidade (e fator monetário) caia e sua longevidade seja abreviada.

Ainda que a Kodansha tenha uma postura mais flexível com seus autores, permitindo-os terminar mais ou menos quando acham que devem, é realmente complicado pensar que irão fechar a mina se ainda existir ouro lá dentro Por outro lado, seria material mais do que o suficiente para outra temporada do anime e quem sabe uma terceira de 12 episódios (1 cour).

O que você acha?

FONTE: Anime News Network 1 e 2 | Troca Equivalente | XIL

A mina de ouro Shingeki no Kyojin (ou Ataque dos […]

20 thoughts on “Autor de Shingeki no Kyojin quer terminar a obra no volume #20”

  1. Acho muito válido o Isayama ter um cronograma para a história, com plano para terminar e coisa e talz. É muito melhor uma história mais breve, mas bem acabada, do que uma história que se alonga demais e acaba virando só encheção de linguiça. Não que ter o final planejado signifique que ele será bom, mas já aumenta bastante as chances. No mais, além dos três anos de publicação até esse suposto último volume, SnK ainda pode render muito; pensando só a nível de mangá, há muitas histórias paralelas que os fãs gostariam de ver, mas que não cabem na cronologia da série principal. Quando o mangá acabar, o Isayama pode fazer uma série de spin-offs sobre a franquia, ou até mesmo histórias diferentes passadas no mesmo universo. Some a isso os spin-offs já em andamento feitos por outros autores, os games, o anime (que, com a popularidade que a série vem alcançando, pode muito bem virar oS animeS, em um esquema semelhante a FMA – anime com final original antes do fim do mangá e anime fiel ao original após o término do mesmo), e você verá que é possível fazer muito dinheiro com a série, mesmo após o seu término. Fico na torcida para que o autor consiga mesmo finalizar tudo como ele quer, sem cair na tentação (ou na pressão) de esticar a obra para gerar lucro.

  2. Acho prudente ,shonens infinitos tendem a perder o rumo em certo ponto ,e com isso sua qualidade vai caindo até virar algo totalmente estúpido .Saber que esse não será mais um caso desses é muito bom .

  3. Fico feliz pelo fim da série, digo, por haver uma programação e evitar assim um prolongamento desnecessário da história.
    Por outro lado, não consigo sentir que esta história está em sua metade… os eventos levam diversos capítulos (mensais) para serem concluídos, e imaginar um fim relativamente próximo causa uma certa incerteza.
    Esperemos pelo melhor do autor.

    1. ta muito cedo para acabar dá para criar muito coisa e batalhas nesse manga até agora so vie pea do personagem principal.entao acho que alongar ele mesmo que custe mudar o final planejado seria uma boa opçao!um anime curto fica na cabeça como um bom anime uma longo fica como bom se realmente o anime for bom e posso afirmar minha infançia.

  4. Que bom q vai ficar fechadinha a história, tipo vai ficar curta né? Se ficar redondinha com tudo explicado… Sério, é meio difícil imaginar uma história foda q não fique enrolando mas se SnK for essa rara exceção, meu vai ser lindo.

  5. Bem os shingeki ta seguindo o padrão de 4 capitulos por volume
    se continuar assim o cap50 fecha o volume 12 e com + 32caps fecharia a serie em 20 volumes. me pergunto se ele resolveria todos os misterios nesses proximos 33 capitulos

    1. Bem, a maioria dos mistérios já foram respondidos, tipo quem são os Titãs Colossal e Encouraçado, então basicamente se a série for bem objetiva consigo enxergar tranquilamente 20 volumes.

      1. *SPOILERS DO MANGÁ*
        Na verdade, a identidade do encouraçado e do colossal é apenas a ponta do iceberg (até porque, depois da revelação da titã fêmea, ficou muito fácil somar 2+2. A pessoa do encouraçado é muito parecida com a sua versão titã, e a partir dela fica fácil deduzir a pessoa do colossal).

        *SPOILERS DO MANGÁ*

        Os verdadeiros mistérios, tipo o que são os titãs, porque eles existem, porque eles ainda permitem que a humanidade exista, etc, ainda precisam ser respondidos.
        Mas acredito que 20 volumes seja espaço mais do que suficiente para isso, até porque o Isayama já disse em entrevista que tem todos os pontos principais da história planejados. Só nos resta torcer pelo melhor, =).

        1. * SPOILERS DO MANGÁ *
          * SPOILERS DO MANGÁ *

          Pois é, mas se pararmos pra ver, mesmo sendo a ponta do Iceberg, eles eram os maiores mistérios do mangá no início. Numa listinha rápida, a série levantou como mistério inicial:
          1- O que são os titãs?

          2- O que é o Colossal?
          3- O que é o Encouraçado?

          4- Como foram feitos os muros?

          1- Bem, não avançou muito, mas dá pra ter várias teorias já, inclusive os titãs “comuns” já deu pra ver que são tipo zumbis.
          2,3- Essa está muito bem respondida, falta apenas saber de onde vieram, hehe.
          4- Tá bem próximo de ser respondida, pelo menos pelo andamento da história.

          Claro, foram abertos algumas outras dúvidas, tipo quem é a titã fêmea (respondido rápido), qual a moral da chave e principalmente, o que é o Titã macaco.

          Mas uma coisa que gosto da obra, é que ela vai respondendo tudo meio que em paralelo, então acho que está bem tranquilo o ritmo mesmo.

          1. Sim, acho isso legal também. O Isayama vai soltando uma informaçãozinha aqui, outra ali, até que tudo se liga. O duro é aguentar a ansiedade até a próxima migalha de informação! (aí está o segredo do sucesso da série, hehe).
            *Spoiler do Mangá*
            Naquele capítulo em que a Ymir *quase* fala para o Eren sobre o titã macaco, mas muda de idéia no final, eu quase tive um treco! Me senti igual ao Chaves quando o Kiko dizia “Você quer? Compra!¨, rsrsrs. Vai ser troll assim no inferno, Isayama! rss
            *Fim do Spioler*

            1. PutMerd! Que cena revoltante, eu tava que nem o Eren, querendo saber da informação, louco e vidrado pra na hora ter a porcaria da mensagem “Malz, a informação não vai rolar”.

              Que ódio!

              Hahahah!

  6. Eu ainda nem vi nada do Shingeki, mas apoio a decisão do autor! Até porque se o cara tem tanto talento assim, ele pode criar novas séries e elevar o seu nível enquanto artista, e ainda assim, continuar gerando receita pra editora/publicadora.

  7. Para mim isso é uma boa notícia, estou acompanhando os atuais e assim vai ficar melhor para fazer uma história planejada sem correr o risco de ficar enrolada demais ou perder o foco da trama (Atualmente já tá enrolando). E Shingeki no Kyojin não é que nem esses shonens padrões de várias centenas de volumes, é uma história que só dá certo tendo começo, meio e fim, sem desviar da proposta e do foco original, mesmo com eventuais enrolações.

  8. Pra mim é mto melhor, detesto sinceramente quanto vc começa um manga shounen e passa tipo 7 anos e ainda não acabou, chega uma hora q acaba cansando =
    Bem eu adoro a série, espero q tenha um final sensacional

Deixe sua opinião