Boletim de Informações #2: Editora JBC

jbcDepois do sucesso do Boletim de Informações #1 com exclusivas da editora Panini, chegou a hora mais um post com várias informações fresquinhas do nosso mercado.

É importante salientar que no caso desse post as informações não são exclusivas, elas foram divulgadas pela própria editora em seus canais que serão referenciados para quem quiser ir até a fonte original. A ideia é sintetizar de forma prática várias informações em um só lugar e depois tecer alguns comentários e conversar com os leitores do Gyabbo! sobre tudo isso.

Vamos lá!

  • Pelo que deu a entender no último Henshin Online, Inazuma Eleven deve vir com o título de “Super Onze” por ser conhecido no país pelo anime que passou na TV aberta com esse nome;
  • Este será um projeto voltado para público de banca,  custando menos de R$5.00 em um “formato meio gibi”, ainda sem data de lançamento;
  • Thermae Romae, como eu previa, virá em formato mais bem acabado, voltado para livrarias;
  • Seu lançamento será feito no final de agosto na Bienal do Livro no Rio de Janeiro;
  • Também na Bienal do Rio teremos o lançamento do aguardado livro Densha Otoko: O homem do trem, anunciado anos atrás pela editora;
  • O álbum da volta dos Combo Rangers em formato de graphic novel terá como título “Somos Heróis” e terá 128 páginas coloridas, inaugurando a fase “Universe”;

Untitled-2

  • Seu lançamento também será feito na Bienal do Rio, dia 31 de agosto no stand da Devir às 19h;
  • As pessoas que colaboraram com o projeto pelo Catarse terão suas cópias em PDF no mesmo dia;
  • Na outra semana os volumes começam a ser enviados pelos correios para quem tem direito a essa recompensa e também seguem para as livrarias e lojas especializadas do país;
  • O concurso nacional de mangas estão com as regras quase finalizadas, sendo publicadas ainda em agosto;
  • Também está em fase de finalização o hotsite do concurso, assim como o seu nome oficial;
  • As histórias devem ter de 24 à 32 páginas e suas inscrições irão de agosto a dezembro;
  • A banca examinadora dos trabalhos será formada por profissionais de quadrinhos e acadêmicos da área;
  • Até o momento ela consiste em Cassius Medauar, Fábio Yabu e Arnaldo Oka (ex-tradutor chefe da JBC) fazem parte da banca, faltando apenas alguém do meio acadêmico.

Eu já havia comentado um pouco sobre algumas dessas informações no checklist de agosto da JBC, mas queria deixar mais clara minha empolgação tanto com o lançamento de Thermae Romae em formato para livraria (agora confirmado) ainda desse mês – só espero que venha para Manaus logo, até o momento Death Note Black Edition não chegou. Além de gostar muito do título, acho muito bom a JBC estar realmente investindo nas livrarias como forma de alcançar novos leitores, especialmente com títulos mais diferentes e voltados para um público mais velho. O que me deixa um pouco “desanimado” é ver que o marketing em cima desse manga tão diferente, para um público diferente e em um espaço diferente do que estamos acostumados a ver normalmente, está limitado, até o momento pelo menos, aos canais de comunicação da própria editora e aos sites que comentam por gosto. Gosto muito dessa iniciativa da editora, mas ela precisa ser acompanhada com um planejamento mais específico para essa nova realidade. Novamente, investir mais em marketing é preciso!

Na outra ponta vamos descobrindo detalhes do formato de Inazuma Eleven, possivelmente Super Onze, que como muitos pensavam virá semelhante a um gibi normal, provavelmente muito semelhante ao que é feito com um quadrinho da Turma de Mônica clássica, o que será um fator fundamental não somente para possibilitar um preço menor (menos de R$5.00), mas também se aproximar e se infiltrar entre os títulos que fazem sucesso com as crianças. Quando em Roma, faça como os romanos, correto? No entanto, o pensamento é igual, não adianta (ou não será um resultado tão expressivo) soltar um “quadrinho de futebol” no meio da Turma da Mônica e esperar que vire um sucesso imediato, é preciso dialogar com o público infantil e seus pais (normalmente quem compra quadrinhos são eles para seus filhos) para que eles reconheçam aquilo como algo em que vale à pena investir.

Combo Rangers parece realmente lindo, gostei muito dessa capa e contra-capa (por sinal, perceberam que uma das arte-finalistas é a Tanko do blog Blyme-Yaoi?) e pelo número menor de páginas espero um preço razoável. Apesar de só ter sido um fã mediano de Combo Rangers na sua era áurea, estou bastante empolgado com essa volta.

As informações sobre o concurso nacional de mangas não são exatamente novas, por isso não vou alongar mais ainda esse post. Mas agora gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre tudo isso que a JBC vem fazendo acontecer. Espero vocês nos comentários!

Fontes: Henshin, Henshin Online, Página Oficial dos Combo Rangers.

Depois do sucesso do Boletim de Informações #1 com exclusivas […]

18 thoughts on “Boletim de Informações #2: Editora JBC”

  1. Ótima postagem. Gostei tanto dessa e da Panini como daquela que foi um resumão do que teve no AF.
    (Vai ter checklist das outras duas por aqui? Depois de tanto mangá anunciado, fiquei perdido de quando a NewPOP e Nova Sampa vão começar a colocar a venda)

    Bom, desde Another e Mirai Nikki não me animo muito com o que a JBC vem anunciando.
    Em frente a Madoka da NewPOP e Shingeki da Panini – fiquei até surpreso eles saírem da mesmice Shounen Jump -, estou achando a JBC um pouco apagada, talvez até pela restrição no gênero que eles estão publicando atualmente.
    Ao no Exorcist por exemplo, comprei o volume 1 e estou repensando se coleciono ele devido a decepção que vi. Podiam pelo menos colocar uma página colorida igual fazem com Freezing, nem que tivessem que aumentar 1$ no preço, ainda mais depois dessa das outras editoras planejarem essa de trazer Light Novels pra cá.

    Fico mesmo é com a expectativa de ver meu mangá favorito – Railgun – aqui no Brasil algum dia e quem sabe até mesmo ver a novel de Monogatari aqui.

    1. Muito obrigado pelo elogio, Rasec.

      Acho que sim, as outras editoras causaram mais barulho, mas a JBC vem com uma estrutura de diversificação dos seus negócios que me parece mais sólida e saudável a longo prazo.

      Gyabbo!

  2. Mais uma ótima postagem, Gyabbo!
    Estou muito feliz de ver um mangá diferente como Thermae Romae chegar por aqui, mas ao mesmo tempo morro de medo que não vingue. É um título pouco conhecido mesmo dentro do meio otaku e, verdade seja dita, tem muita gente que não vai comprar por causa da temática/arte pouco usual. A solução? Marketing, é claro. Mas como você mesmo disse, a Jbc parece não estar movendo um dedo sequer para divulgar o título…Espero muito que eu consiga ter os seis volumes na minha estante, *suspiro*.
    No mais, se você puder/tiver tempo ou interesse, faça um boletim sobre a NewPop. Gostaria de saber mais sobre essa nova reestruturação deles. Tenho muita simpatia pela editora; gostaria de poder vê-la superando os problemas antigos e finalmente alçando vôo, =).
    Por fim, se for possível assunte com a L&PM se eles têm a intenção de publicar mais mangás por aqui, se já estão de olho em algum outro título, etc. Gostei demais de Solanin e Aventuras de Menino. Outros títulos no mesmo estilo seriam mais que bem-vindos, ^^.

    1. Muito obrigado, Angelica, fico muito satisfeito que as pessoas estejam curtindo esse tipo de posts.

      Acho que mesmo sem marketing Thermae Romae termina, o que me preocupa mesmo é que a série poderia vender bem mais se realmente trabalhassem nisso (e você sabe, se a série traz um retorno financeiro maior, maiores são as chances de se voltar a investir em coisas semelhantes como seinen/josei para livraria).

      Boletim da NewPOP é um pouco mais complicada pois eles não soltam tantas informações de uma vez, mas caso apareçam novidades suficientes que justifiquem um post pode ficar tranquila que vai rolar. Por sinal, em pouco tempo devemos publicar o checklist da editora para agosto!

      Sobre a L&PM, o Gyabbo! é um dos sites parceiros oficiais da editora, o único na área de mangas, mas infelizmente o último contato que tive com eles mostrou um certo desânimo com os mangas… mas vou entrar em contato novamente para ver a quantas anda essa situação.

      Gyabbo!

      1. Sim, eu sei… Ter mais joseis/seinens “cabeça” por aqui seria um sonho, mas do jeito que a coisa anda, sabe-se lá quando/se isso vai acontecer. Se as editoras não se esforçarem pelo menos um pouquinho para divulgarem outros tipos de obra, o mercado nunca vai sair da pasmaceira.
        Mudando de assunto, lembrei de duas coisas que eu gostaria de saber da Jbc:
        1) Gin no Saji (ou Silver Spoon, como preferir) tem chances de vir para cá? Eu sei que a obra também se enquadra no grupo de “séries com temática diferente/ pouco usual”, mas como a Jbc já publicou outras duas obras da autora por aqui e *parece* que está tentando investir em obras diferentes do padrão, quem sabe, né?
        2) Existe a chance de FMA ganhar uma “edição especial” ou algo que o valha em um futuro não muito distante? Ver uma série dessa qualidade naqueles meio-tankos mambembes chega a ser deprimente, rss.

        1. Combo Rangers começou como um webcomic na década de 90 e fez muito sucesso, indo parar nas bancas. O autor passou muito tempo sem publicar nada da franquia, mas retornou agora com essa graphic novel de um volume em conjunto com a editora JBC e os fãs que ajudaram no Catarse. A ideia é que eles lancem pelo menos três volumes, mas cada um com histórias que podem ser aproveitadas sem ler as outras.

          Recomendo dar uma olhada no site oficial dos Combo Rangers pra pegar os maiores detalhes.

          Gyabbo!

    1. Um stand em uma bienal gigantesca como a do Rio não é fácil de se conseguir. Provavelmente a JBC estará dentro do stand de uma editora maior, possivelmente da Devir onde será feito o lançamento de Combo Rangers.

      Gyabbo!

  3. Ótimo post, me animei com o concurso!

    Sobre DN Black Edition vol. 1 ele chegou em Manaus na Saraiva no meio de Julho…
    Mas se esgotou no 1° final de semana…
    Fui na Quinta (sem dinheiro) e ele estava lá, quando voltei no Domingo já estava esgotado!

    1. Obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha se empolgado, não deixe de participar, quanto mais gente mais divertido fica!

      Nossa, então realmente esgotou muito rápido, não vi nem sombra quando passei por lá… lembrar de comprar na hora se uma hora encontrar!

      Gyabbo!

  4. Sobre Super Onze. Infelizmente a JBC não tem nenhum produto de importancia para crianças e o único modo de chamar a atenção seria fazendo propaganda em programas infantis, o que esta bem escasso no Brasil de hoje. Acho que a Panini teria maiores chances com este estilo, pois ela poderia fazer propaganda introduzindo alguns capitulos junto como os gibis da Turma da Mônica.

  5. Estou comprando minhas edições do DN pelo site da Saraiva e peço para entregar lá no Manauara, aí não paga frete! Inclusive no site da Sraiva o preço do mangá é mais barato! O 1° tá 33 e o 2° tá 31 reais!

Deixe sua opinião