One Piece para novamente para recuperação da saúde de Eiichiro Oda

eiichiro-oda

E One Piece para por mais uma semana…

Recentemente comentei em dois posts aqui no Gyabbo! sobre o hiatus forçado ao manga One Piece por causa do adoecimento do seu autor, Eiichiro Oda, com um abscesso peritonsilar.

Para maiores detalhes sobre o seu adoecimento e a primeira parada causada por isso de duas semanas clique AQUI. Para ler o pedido de desculpas do Oda é só vir AQUI.

Nos dois posts eu busquei não somente noticiar os fatos, mas criar uma reflexão crítica ao modelo de produção dos mangas, especialmente – mas não somente – aos criados dentro da revista Shonen Jump. Apesar de muitas pessoas nos comentários terem concordado que a situação é realmente preocupante, ainda mais quando sabemos que o Oda dorme apenas três horas por dia e sem folgas, algumas evocaram o argumento da liberdade de escolhe para racionalizar esse sistema, afinal, os autores escolheram estar ali e sabiam no que estavam se metendo, não?

Como comentei melhor no post sobre as desculpas do Oda, a questão é muito mais complexa, principalmente em um país como o Japão, onde trabalhar e honra estão muito mais ligados a própria identidade do seu povo do que compreendemos aqui no ocidente. E por ser tão complexa eu nunca vou dizer que minha opinião é a correta, existem muitas condições nesses casos que deveriam ser verificadas antes de buscarmos algum “veredito”.

No entanto, nessa quinta-feira (13/06) ficamos sabendo que One Piece ficará mais uma semana parado. De acordo com o próprio Eiichiro Oda ele precisou diminuir o seu ritmo de trabalho para algo mais balanceado por preocupação de seus próprios editores. Isso pelo menos até ele ficar completamente recuperado.

São os próprios envolvidos ratificando que a estrutura de trabalho a qual o autor – e possivelmente muitos outros menos badalados que não recebem toda essa “preocupação” – está submetido tem total influência em seu estado de saúde e que é melhor ele desenhar menos e se recuperar do que continuar nesse ritmo insano.

Novamente eu deixo meus desejos por uma rápida recuperação ao Oda, mas gostaria que tanto esse caso quanto os outros apresentados no primeiro post (sério, recomendo a leitura dos dois anteriores para uma reflexão melhor) pudessem, no mínimo, causar uma reflexão nos leitores do blog.

Vamos deixar de comprar e ler os mangas da Jump? Não, mas não fiquemos alienados quanto ao que é necessário para que tenhamos nossa diversão semanal.

PS: Agradecimentos ao leitor Renan SHQ do site Sociedade HQ que deu o toque da notícia por e-mail. Caso você veja algo que acha interessante de ser comentado por aqui não hesite em enviar para [email protected].

E One Piece para por mais uma semana… Recentemente comentei […]

7 thoughts on “One Piece para novamente para recuperação da saúde de Eiichiro Oda”

  1. Ótimo texto, eu acho que o Oda deveria tirar umas férias, relaxar um pouco mesmo, ele mesmo disse uma vez que gostaria de viajar por alguns países para aprender mais e aprimorar suas técnicas desenho…
    Tem gente que fica desesperado qdo o capitulo não sai na semana, mas por mim, pode ficar uns 2 meses se for pela saúde do próprio autor, ainda mais no caso de One Piece que a galera já acompanha a tanto tempo e sabe que não é um Hunter x Hunter(nada contra, adoro HxH) da vida com trezentas pausas…

    1. Concordo contigo.
      Acho que series muito longas podiam ser tratadas da mesma forma que curtas.

      Tipo Death Note, foi uma série “curta”, acabou, os autores fizeram uma pausa longa e voltaram com Bakuman.

      Isso ajudaria até mesmo a parte criativa dos autoers, que teriam um bom tempo para pensar no que fazer a seguir.

  2. Creio que acontece uma pressão monstruosa com o Oda, devido One Piece ser o carro chefe da Jump há anos e por não deixar que as tiragens da revista caiam vertiginosamente como ocorreu no período do fim de Dragon Ball, Slam Dunk.

    Vendo pelo lado comercial, o Oda é a personificação da Jump, qualquer acontecimento com ele afetará uma gigante.

    Espero mesmo que ele não fique apenas 1 semana de descanso, ele merece mais, espero que descanse até ficar 100% recuperado mas esse lance de trabalho e honra no Japão é tão forte que preocupa.

    Força Oda!

  3. “[…] diminuir o seu ritmo de trabalho para algo mais balanceado por preocupação de seus próprios autores.”

    Não seria “editores”?

    Fora isso, ótimo post!

  4. Além da pressão enorme por conta da popularidade acho que também é difícil parar de fazer algo que gosta, por mais que a saúde reclame. Eu me lembro que depois de passar por uma cirurgia séria, logo que comecei a me recuperar já sentia vontade de mexer no computador, voltar aos meus projetos e ficava doida por que não podia.

    Justamente por isso acho horrível alguns comentários do tipo “o cara sabia no que estava se metendo” ou aqueles que ficam xingando por que querem o próximo capítulo não importa como. O homem trabalha provavelmente muuito mais e com mais dedicação do que aqueles que reclamam. Ele precisa e merece um bom período de descanso. Com certeza depois que recuperar a saúde e tiver um tempo para conviver com a família, passear e pensar na vida, ele vai voltar com muito mais gás e cheio de novas e mirabolantes idéias para One Piece!

Deixe sua opinião