Editora NewPop anuncia o livro de 1 litro de lágrimas

NewPOP-1-litro-de-lágrimas-Diário-da-garota-aya-e-sua-luta-contra-uma-doença-incurávelUm livro para mudar a forma como você vê as dificuldades da sua própria vida. E é sério.

A Editora NewPOP anunciou nesta quinta-feira (11/04) que irá publicar o livro 1 Litro de Lágrimas (Ichi Rittoru no Namida) – Diário da garota Aya e sua luta contra uma doença incurável. A obra foi adaptado para filme, dorama e um manga que chegou ao Brasil pela própria NewPOP anos atrás.

Publicado originalmente 1986, o livro é na verdade o apanhado dos diários de uma garota japonesa que descobriu aos 15 anos que era portadora de uma doença degenerativa que gradativamente comprometia cada um dos seus movimentos – de um simples andar até um imprescindível respirar. Tudo isso sem que as capacidades cognitivas da pessoa sejam comprometidas, possibilitando que ela acompanhe todo o processo de sofrimento de maneira lúcida.

Você com certeza já viu animes, filmes, mangas e outras mídias sobre pessoas com doenças crônicas e pesarosas, no entanto, 1 Litro de Lágrimas, por sua natureza cru de ter sido escrito em forma de diário por uma adolescente que vê sua vida indo embora, traz uma veracidade um tanto quanto cruel, sim, mas emocionante. Aya Kito escreveu até que não fosse mais possível. Escreveu por amor à sua família, a si, a vida!

Meu primeiro contato com a obra se deu com o famoso dorama de 2005 de mesmo nome que assisti três vezes, morrendo de chorar em todas. Lembro que depois de assisti-lo e de acompanhar a história (mesmo que adaptada) de Aya fiquei com um sentimento amargo no peito por algumas semanas. Fui atrás do livro na internet e as poucas traduções que encontrei foram responsáveis por mais lágrimas e lágrimas.

Porém, no fim o que guardei de toda essa experiência foi a certeza que devo ter muito mais amor à vida, mesmo que tantas fatos cruéis tenham acontecido. Sei que estou falando demais para um post que deveria ter sido apenas uma nota para noticiar esse lançamento, mas o marco que 1 Litro de Lágrimas causou em mim anos atrás é algo que guardarei para sempre e é difícil não se envolver emocionalmente.

O lançamento acontecerá ainda no mês de abril em um formato de 15 x 21 cm, 200 páginas de papel Chamois Bulk (não que eu ligue muito para papel no caso de livros, mas essa classificação que achei para esse tipo de papel me deixou até mais empolgado), capa cartonada ao preço de R$ 29,90.

“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.”

Kito Aya

Acho que eu não preciso dizer que recomendo a compra, certo?

Quer conhecer mais sobre a pessoa que deu vida a esse livro? Dê uma lida no artigo do parceiro XIL intitulado “1 Litro de Lágrimas (e uma vida de dor)“.

Um livro para mudar a forma como você vê as […]

4 thoughts on “Editora NewPop anuncia o livro de 1 litro de lágrimas”

Deixe sua opinião