Reversi – Primeiras impressões

Reversi-Anime-Title-LogoA luta entre dois demônios e as ideologias de dois humanos decidirão o rumo da humanidade!

No último dia 30 de março foi ao ar na televisão japonesa a aguardada estréia de Reversi, adaptação do aclamado – comercialmente e criticamente – manga do autor Ashirogi Muto (na verdade uma dupla entre o desenhista Moritaka Mashiro e o roteirista  Akito Takagi) que apesar de já ter sido terminado meses antes com apenas 49 capítulos, já pode ser considerado um novo clássico da famosa Shounen Jump.

Produção do estúdio J.C. Staff, Reversi apresenta um enredo onde dois demônios lutam pelo rumo da humanidade: sua destruição.

Reversi-Anime-black-white-demonNão nomeados, essas criaturas saem do mundo dos shinigami e fazem um pacto com dois humanos. Schwarz, um colegial soturno, ganha o poder de transmitir para as pessoas que toca sua própria ideologia, enquanto Weiss acaba recebendo a habilidade justamente de retornar ao normal as pessoas que tiveram suas mentes transformadas. No entanto, ele não quer salvar a humanidade, mas apenas impedir que o demônio negro (SchwarzWeiss são preto e branco em alemão respectivamente) engenhe sua destruição, entendendo que os humanos vão condenar a si próprios sozinhos.

Neste primeiro capítulo podemos perceber que apesar da boa produção técnica, especialmente no character design dos personagens humanos, a obra original acabou sofrendo pela escolha de terminar antes do anime ir ao ar. Existe uma clara economia de verbas que se o título ainda estivesse no topo da Jump, como esteve durante muitas semanas, certamente não teria acontecido.

Reversi-Anime-SchwarzAinda assim, podemos dizer que para uma impressão inicial a obra consegue cativar facilmente o espectador com seu tom mais pensativo do que realmente ativo. A cena no colégio onde os primeiros passos de Schwarz começam a ser dados foram de uma tensão muito bem construída pelo diretor, conseguindo apresentar os poderes do personagem sem cair para extravagâncias.

Ainda que percebamos claramente que a obra se trata de um battle shounen com alto potencial – principalmente pelo material original ter sido bem conciso acerca do seu próprio potencial -, ela possui um tom quase underground que poucas vezes vemos de uma obra vinda de onde saiu.

Reversi-Anime-WeissDentro de uma temporada forte que essa primavera promete, conseguir se destacar desde seu primeiro episódio pode fazer toda diference nas escolhas que os fãs irão fazer do que assistir. Reversi possui em sua história uma forte tensão com o público mais hardcore pela seiyuu Azuki Miho ser namorada do desenhista Mashiro, gerando muitas complicações durante a pré-produção da obra (chegando a ser realizado uma audição pública no Japão onde os fãs escolherem ela como a voz da protagonista feminina Naho), mas se conseguir manter a qualidade que apresentou em seu primeiro episódio é possível que mesmo sem esse grupo de fãs o sucesso esteja garantido.

Agora os comentários são de vocês, o que esperam de Reversi, o que acharam desde primeiro episódio?

Reversi-Anime-NahoOBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Esse post é apenas uma homenagem ao manga Bakuman. (conheça em mais detalhes no link) que teve seu anime encerrado justamente no dia 30 de março após três temporadas. Infelizmente a obra Reversi não possui uma versão animada além dos poucos segundos apresentados no último capítulo do próprio Bakuman.

Aguardem que em breve irei escrever um post comentando com mais detalhes sobre o final do anime, mas vocês podem ler o post do parceiro Anikenkai, tão fã quanto eu da série, sobre o assunto.

A luta entre dois demônios e as ideologias de dois […]

12 thoughts on “Reversi – Primeiras impressões”

  1. Muito bom!
    Sério, Reversi é uma das melhores coisas que já assisti! Não sei nem como nunca havia lido o mangá antes.

    Agora, eu tive aquela impressão de “Death Note” nessa série, será que fui só eu?
    Mesmo assim, isso não prejudica em nada a produção, mas sinto que os autores queriam fazer uma homenagem. :)

  2. Gosto muito de Bakuman. Mas não de Reversi.
    Se fosse pra escolher alguma obra de Bakuman pra virar “realidade”, seria PCP. Pois acho uma idéia de mangá muito mais interessante. Assim como “Dinheiro e inteligência”, “Segunda Terra” e até mesmo “Detetive Trap”. Já Reversi acho extremamente chato e batido.

    (Spoilers)
    Inclusive fiquei muito chateado quando o Ashirogimuto chutou pra escanteio o PCP pra focar em Reversi. Achei também a desculpa pra PCP não ter virado anime bem fraca (apesar de saber que na cultura japonesa delito é delito não importa sendo grande ou pequeno).
    Aliás, todo o arco deles trabalhando no Reversi no final do anime pra mim é bem fraco.
    (Spoilers)

    Mesmo assim, Bakuman no conjunto da obra é um anime/mangá incrível e merece ser visto.

    1. “Gosto muito de Bakuman. Mas não de Reversi.
      Se fosse pra escolher alguma obra de Bakuman pra virar “realidade”, seria PCP. Pois acho uma idéia de mangá muito mais interessante. Assim como “Dinheiro e inteligência”, “Segunda Terra” e até mesmo “Detetive Trap”. Já Reversi acho extremamente chato e batido.”

      Concordo plenamente.

  3. Achei muito bom o anime. E tinha gente que não queria a namorada do cara como dubladora, combino pra caramba com a personagem. Mal posso esperar os próximos episódios.

  4. Reversi merecia mesmo um anime, porém eu já sabia que não era verdade, pois vi bakuman tantas vezes que não lembro mais onde parou as contas.

Deixe sua opinião