RDG Red Data Girl – Primeiras impressões

Red-Data-Girl-Logo-TitleA Red Data List é o maior inventário mundial acerca de espécies em risco de extinção que busca preserva-las no mundo inteiro, proibindo sua caça por exemplo. Mas e se uma garota única e com habilidades extraordinárias fosse caçada por todos? Aqui temos o anime RDG Red Data Girl.

Nova produção do estúdio P.A. Works (Hanasaku Iroha; Angel Beats!; Another; Professor Layton and the Eternal Diva), baseada nos livros de fantasia homônimo da autora Noriko Ogiwara (de apenas 25 anos, me senti péssimo depois de li isso como um pretenso futuro escritor…), que completam seis volumes publicados de 2008 ao ano de 2012, faz parte das comemorações de 65 anos da editora Kodokawa Shoten.

Red-Data-Girl-Suzuhara-Izumiko

Izumiko Suzuhara é uma tímida garota com longos cabelos lisos e entrelaçados que mora em um templo protegido por uma grande floresta. Não apenas sua casa é afastada, mas a própria garota vive cercada de uma grande proteção por todos que com ela convivem, limitando sua vida às horas da escola mais próxima de sua moradia para depois voltar direto para o templo pelo seu motorista particular. Não bastasse toda sua timidez e a bolha que criam em cima dela, Izumiko também tem um grave problema com aparelhos eletrônicos, destruindo todos ao mais curto uso – sim, uma adolescente sem internet e celular em pleno século XXI como um dos personagens frisa.

O desejo mais profundo da garota é simplesmente conseguir viver como uma pessoa normal para sua idade, não incluindo aceitar a pressão do pai que vive nos EUA para que ela se mude para Tóquio e para uma escola que ele escolheu.

Red-Data-Girl-Suzuhara-Izumiko-and-MiyukiNo entanto, fatos estranhos começam a acontecer na vida de Izumiko quando ela corta a ponta da franja do seu cabelo. A verdade é que a garota possui não somente o poder destrutivo contra aparelhos modernos, dentro dela reside um grande espírito que utiliza seu corpo como receptáculo, esperando apenas que ela cresça para desenvolver seus plenos poderes. É justamente esse grande poder dentro dela que muitos buscam – de monges à padres, de políticos à deuses.

Para protege-la, além de todos que já a cercam, o garoto Miyuki Sagara é obrigado a segui-la mesmo contra sua vontade inicialmente, já que ele vem de uma família de yamabushi, ermitões com poderes sobrenaturais que nessa história tem o dever de proteger o grande espírito.

Red-Data-Girl-Suzuhara-Izumiko-spiritQuando estava escrevendo o post de apostas da temporada de primavera 2013 coloquei RDG na categoria “Podem ser bons, mas não tenho certeza”. Apesar de achar a ideia inicial muito promissora, as decepções que foram Hanasaku Iroha e Tari Tari, outras obras do mesmo estúdio, e o fato de uma garotinha com poderes ser protegida por uma garoto que inicialmente a detesta ainda me deixavam com um pé atrás.

Depois dos três episódios iniciais posso dizer que devia confiar mais no meu instinto!

Diferente de outras obras semelhantes que já vi tantas vezes, Red Data Girl prefere dar tempo ao tempo, estabelecendo as regras daquele mundo que estamos vendo e deixando seus personagens principais se relacionarem antes de jogarem eles na trama maior. Isso é extremamente positivo no sentido de não só facilitar a vida do espectador para que ele entenda e possa dar credibilidade ao que acontece, mas também de mostrar confiança no enredo que tem em mãos ao invés de jogar clichês de animes pela tela durante todos os episódios.

Red-Data-Girl-Suzuhara-Izumiko-and-Miyuki-skyAinda que os dois protagonistas não sejam exatamente um poço de carisma, essa paciência em apresentar as cartas do jogo facilita no processo de se importar com eles e com o rumo que a história vai tomar. Diante de tantas possibilidades da literatura fantástica e do próprio folclore japonês circunscrito em um ambiente atual é difícil não acabarmos pensando em que RDG vai dar com seus 12 episódios.

A arte belíssima do estúdio – já sua grande marca – com um uso inteligente especialmente da luz natural do sol e uma fotografia igualmente bela trazem um frescar aos olhos sem dar uma sensação de puro fanservice para os olhos. Ao fundir elementos modernos com ambientes bucólicos o resultado que encontramos é um anime que, se ainda vai precisar mostrar muita coisa após a grande mudança ocorrida no final do seu terceiro episódio, certamente é uma aposta quase certa se mantiver o mesmo nível.

Leia mais:

Trailer:

Red-Data-Girl-Suzuhara-Izumiko-water Red-Data-Girl-Black-SpiritsRed-Data-Girl-Miyuki-blood

A Red Data List é o maior inventário mundial acerca […]

6 thoughts on “RDG Red Data Girl – Primeiras impressões”

Deixe sua opinião