Swimming anime da KyoAni e a expansão do moe para o público feminino

Swimming-anime-kyoto-animation-gyabboEstou preocupado. Muito preocupado.

Há poucos dias você viu no post Moe reverso? Os nadadores da KyoAni do blog Anikenkai como um comercial de trinta segundos do famosíssimo estúdio Kyoto Animation (Lucky Star, Haruhi Suzumiya, K-ON!, Hyouka) gerou um barulho gigantesco e um impressionando grupo de pessoas que acreditaram, quiseram acreditar ou simplesmente querem que esse comercial (prática comum do estúdio, esse já é o nono do tipo, como você pode ver bem no post “Os Comerciais do Kyoto Animation” do blog Argama) vire uma série animada de verdade!

Aproveitando as palavras do Diogo no post citado:

(…) no caso do anime de “Natação Sexy”, não foi um bom roteiro que chamou a atenção, mas sim o explícito fanservice diferente do modo como estamos acostumados. Diferente porque, simplesmente, não tem como o público alvo os homens, mas sim as mulheres. Pode parecer qualquer coisa, mas significa muito.

E por que significa muito? Conforme citei mais acima, o estúdio KyoAni é quase um símbolo daquilo que conhecemos como um “movimento moe” moderno. Ainda que a capacidade criativa e técnica do estúdio sejam praticamente inquestionáveis, não podemos tirar dele pelo menos parte da responsabilidade de temporadas e mais temporadas entupidas de animes com garotas kawaii fazendo absolutamente nada, apenas sendo fofas.

Muita gente me pergunta (ou mesmo já afirma por ler o que escrevo por aqui) se eu detesto o moe. A verdade é que não. Entendo o moe como um elemento da indústria de entretenimento japonesa que pode ser usado de forma positiva. Faço uma divisão muito clara entre um moe “sadio” e um moe “ruim” (ok, já estou prevendo as pedradas que vou levar nos comentários, mas tudo bem). Tomando Lucky Star como exemplo, você enquanto expectador pode aproveitar a série – que é pautada em uma gigantesca pedra de moe – independente de gostar desse elemento ou não. As qualidades técnicas da série vão além de um único elemento. E nessa categorização eu colocaria várias outras obras do mesmo estúdio. Hyouka faz isso de forma brilhante! K-ON! é mais escancarado, mas também atinge esse objetivo. O moe está lá, mas você não é obrigado a gostar do anime por ele.

No entanto, sabemos como hoje a indústria de animes está cada vez mais se fechando para um público que injeta dinheiro nela, mas em troca de obras meramente pautadas em explorar esse lado fofo e ingênuo, vendendo uma imagem irreal de personagens, sem se preocupar em ser uma indústria que conta boas histórias. O que eu vejo de problemático é que se fortaleça uma lado da indústria da animação japonesa voltada para criar produtos em sua grande maioria rasos e com um teor questionável (sexualização de jovens para o deleite de adultos).

O quanto o moe tem culpa em uma possível retração do mercado de animes no Japão é relativo, mas o que isso pode causar de mudanças à longo prazo é algo que podemos discutir com mais facilidade. Que futuro carregam os animes se continuarem focando apenas em públicos hardcores que exigem a mesma coisa uma depois da outra?

E se até agora esse fenômeno se limitava ao público masculino – algo que eu não defendo, que fique claro, a atenção deve ser voltada para todos e não somente para homens – ao ver algo como esse comercial da KyoAni ter essa repercussão, com milhares de pessoas assinando petições para tentar tornar o anime de 30 segundos em um de 30 minutos por episódio, me assusta pensar que ao invés da bolha do moe explodir ao não ter mais para onde expandir pelo seu público reduzido, ainda que fiel, ela consegue inchar ainda mais procurando abarcar o público feminino!

E antes que alguém corra para os comentários, eu sei que esse foco em um nicho de mercado voltado para mulheres já acontece com os BL ou yaoi, mas estamos falando de algo diferente. A questão não está em histórias de cunho homossexual feitas por e voltadas para mulheres. Estamos falando de uma possível onda de obras feitas principalmente por homens para levar o moe a um público que antes não era focado, principalmente no que tange os animes.

Não estou aqui para tocar a trombeta do apocalipse e dizer que o moe vai matar a indústria de animes, mas nesse exercício de imaginação eu fico realmente preocupado em ver algo que eu esperava apenas diminuir conseguir expandir seus tentáculos para sobreviver e expandir.

Tanto faz se voltado ao público masculino ou para o feminino, isso não importa, a questão é: o que queremos para os animes (ainda que enquanto público brasileiro nossa opinião não conte a mínima para os produtores japoneses) é uma expansão ainda maior do moe? 

Quero ouvir sua opinião nos comentários: Exagero? Temos realmente algo a ficar preocupado? O comercial dos nadadores deveria virar anime mesmo? O moe é apenas uma moda que vai passar em alguns anos? Enfim, quero saber o que você tem a dizer sobre isso.

 

Estou preocupado. Muito preocupado. Há poucos dias você viu no […]

31 thoughts on “Swimming anime da KyoAni e a expansão do moe para o público feminino”

  1. Treta.

    Entendo onde quis chegar, mas não acha que ao falar que o “moe para garotas” é um cruzar de linha acaba dizendo que justamente o fato de ser “para garotas” que é errado?

    Sinceramente? Direitos iguais e que as fujoshi/otome tenham o mínimo de variedade reservada aos otakus. Só ver um chart de temporada [http://www.genkidama.com.br/argama/2013/03/16/abril-2013-chart/, :P] para perceber que são dez animes para os homens e dois para mulheres. Defendo é maior diversidade e maior risco. Que continuem sendo feitos os Ore no Imouto e Uta no Prince-sama, mas que surjam mais Chihayafuru! *exemplo*

    1. Que daria treta eu já imaginava. Mas a questão é, o texto deixa bem claro que a questão não é ter mais produtos focados para as mulheres, como eu falo no texto, acredito, como você, que “a atenção deve ser voltada para todos e não somente para homens”, ser “para garotas” não tem nada de errado. O que eu vejo de problemático é que se fortaleça uma lado da indústria da animação japonesa voltada para criar produtos em sua grande maioria rasos e com um teor questionável (sexualização de jovens para o prazer de adultos).

      Gyabbo!

  2. Olha, como mulher eu digo que gostaria de ver o comercial dos nadadores virar anime sim, por que estou enjoada até a tampa de ver tanto material feito exclusivamente para agradar os otakus homens. E olha que eu nem assisto (eu até tentei, por curiosidade, não aguentei ver um episódio inteiro…) estou enjoada só de ver as propagandas na internet e em revistas…

    Ideal mesmo seria que o moe nunca tivesse existido e que os estúdios de animação se dedicassem a procurar boas histórias em vez de animarem fantasias de otaku hardcore. Infelizmente ele existe, e acho que a bolha vai crescer mais antes de estourar, a não ser, claro, que algum milagre aconteça e surja aí algum anime que consiga ser excepcionalmente bom e popular ao mesmo tempo, um mega blockbuster que mude os rumos da indústria de animação japonesa.

    1. Olha, como mulher eu digo que gostaria de ver o comercial dos nadadores virar anime sim, por que estou enjoada até a tampa de ver tanto material feito exclusivamente para agradar os otakus homens. E olha que eu nem assisto (eu até tentei, por curiosidade, não aguentei ver um episódio inteiro…) estou enjoada só de ver as propagandas na internet e em revistas… [2]
      É engraçado como homens se INCOMODAM quando o público alvo deixa de ser a punheta diária deles,nós temos direito a um ótimo fanservice de qualidade sim (e pelo que eu andei vendo muitas mulheres queriam que se torna-se de fato um anime nem muito pelo fator BL mas pela beleza da animação e dos caras serem gostosinhos e estarem com roupas coladinhas) então acho que os otakus homens deveriam calar a boca uma vez na vida e saber que nem tudo gira em torno deles.

      1. Sinceramente, confesso que vi muito otaku homem fazendo cara de nojinho ou vindo com aquele típico “ain fanservice pra gorda” quando saiu o comercial, mas não é o caso neste post do Gyabbo.

        A meu ver, acho justo que tanto o público masculino quanto o feminino tenham direito a uma cota de fanservice, mas tem que ser daquele jeito: não pode ser nada que acabe impedindo a produção de obras de qualidade (simples ou complexas). Tem que ser uma espécie de bônus que não atrapalhe a confecção dos personagens com figuras com as quais o público não deixe de simpatizar num nível mais, digamos, humano.

        Eu sei que esse negócio de “double standards”, de gente que quer fanservice para o público do qual faz parte mas torce o nariz quando outros públicos querem outro tipo de fanservice também, é ridículo e irritante. Mas acho válido discutir fanservice para o público feminino também – não sei se só eu tenho essa impressão, mas às vezes sinto que é dada pouca atenção às causas e consequências do “wish-fulfillment” para o público feminino.

  3. Post interessante, concordo com quase dito no entanto eu particularmente não gosto do moe atual da KyoAni, diria que ela foi longe demais, não detesto moe, acho que ele foi bom até, posso arriscar dizer que tudo tem moe hoje em dia, o detalhe é quanto moe e se o anime está querendo se vender só com isso, moe tornou as mulheres “feias” dos animes dos anos 90 nas beldades que vemos em alguns animes hoje em dia, nesse ponto ele foi ótimo mas ai veio a KyoAni e resolveu colocar garotas de 16 anos em corpos de garotinhas de 12-10 anos fofinhas(K-on! eu te odeio!), eu engoli? não!, mas os japas perva gostaram e apartir dai a coisa desandou.

    O único anime que já gostei da KyoAni foi Hyouka, foi um dos poucos que tentou deixar o moe menos explicito e se focar na historia, não é nem de longe meu anime preferido mas tem meu respeito, é um bom anime e com uma qualidade soberba na animação.

    Agora ficar colocando o mesmo character design em todos os animes de tal jeito que parece que tão repetindo personagens(A Chitanda ta em Tamako Market pra quem não notou) não!!!

    Acho que no fim das contas o que mais me irrita é que o moe pras mulheres são “homens jovens e sarados” e o moe pros homens são “garotas de 16 anos com corpo infantil de 12 anos de idade e rostos fofinhos”, depois disso querem que eu pense o que dos otakus homens? são um bando de pseudo pedófilos que tem fantasias com garotinhas do primário -.-, é só o que consigo pensar. As mulheres otakus no entanto parecem ser normais.

    Apoio esse moe pra mulheres, não que eu vá assistir o anime mas quem sabe se esse negocio não der certo não fazem um anime com um bando de mulheres gostosas de biquini….pera…..isso já existe, chamam de ecchi….ok, deixa pra la então, mas que façam esses anime ai, se os homens japoneses tem direito a fantasiar com garotinhas do primário porque as mulheres não podem ter um pouco de homens sarados fazendo poses bacanas na tela? pelo menos a fantasia delas é mais normal.

  4. Oh, isso me interessou bastante!

    Acho muito complicado alguém como eu, Fujoshi amante de Moe-Boys assumidíssima, falar sobre o assunto, mas vou tentar ser o mais imparcial possível.

    Resumindo o que é acho, seria assim: É totalmente JUSTO que o mercado moe se estenda às garotas, mas totalmente INJUSTO que ele, em si, se estenda. Sacas?

    Como há no próprio post, é muito mais comum moes vazios e sem plot do que um bom enredo (com moe). Ele já chegou a um ponto que não dá mais, e isso, apenas objetivando o público masculino. O moe é tipo uma epidemia, um spam na sua caixinha de entrada de animes/mangás que te IMPEDEM de conhecer uma boa obra. Quantos moes idiotas já se empurraram na frente de uma história em potencial, jogando-a para o escanteio?
    Já tô por aqui de lolitas inocentes, meninas kyun-kyun e etc…
    Isso é injusto, não concorda?

    E apesar de tudo isso, eu NÃO SOU Anti-Moe (claro que não! pelo amor de Deus! Sou FUJOSHI! Em que mundo uma Fujoshi não curte Fanservice?). Na verdade, estou eufórica com esse comercial de apenas 30 sec.
    O que quero dizer é: Se os homens não podem ter todo esse exagero de moe lixo, porque as mulheres não podem tê-lo também? Não que eu apoie extremamente esse lixo, ou goste muito dele, ou deseje que o talvez-anime desse tal comercial seja assim, porém… Já que é pra ser merda, que seja merda tanto pra mulheres quanto pra homens! XD

    O Moe não vai desaparecer, ele está aumentando cada vez mais e vai chegar à proporções estratosféricas, isso não é o ruim. O ruim mesmo é que acompanhando o Moe vem o Lixo-Moe.
    O ideal mesmo seria se os estúdios de anime combinassem a qualidade de enredo com o moe. Por que não juntar os dois e atrair tanto quanto otakus pervos pseudo-pedófilos (como vc mesmo disse) quanto os que curtem uma história inteligente?

    É… Esse coment ficou meio confuso e acho que minhas ideias não tão nem completadas corretamente, mas tá valendo.

    Obrigada por ter lido até aqui e
    Ja Ne! XD
    M_Blue_Rose

    1. Tenho uma observação.

      Antigamente existiam animais vazios e de roteiro ruim, só que eram somente… ruins. Fanservice sempre existiu, as partes ruins do roteiro quando não preenchidas por isso eram preenchidas por qualquer lorota, besteirol ou incoerência do roteiro. Não tinha um padrão.
      Com a ascensão do moe começaram a usá-lo para preencher essas “lacunas”, o moe só está ali para servir de liga para o pouco de roteiro. É isso ou fazer um anime ruim que não vende ou simplesmente não fazer pelo custo. Se o moe desaparecesse amanhã a próxima temporada não teria um quarto da quantidade de animes, e os que sobrassem não seriam necessariamente melhores porque a equipe é ruim e fez um mal trabalho.

  5. O problema é a Kyoani estar em uma zona financeiramente “confortável”,na qual qualquer produto lançado é uma garantia de sucesso (ou vendas razoáveis),não importando o seu roteiro.Contanto que existam “garotinhas moe”,uma grande faixa do público japonês irá consumir.Acho o estúdio incrível,mas está faltando CONTEÙDO em seus animes.Está faltando RISCOS a serem corridos.Pelo o que eu me lembro,o último passo no escuro do estúdio foi Nichijou (que infelizmente foi um fracasso comercial),e depois parece que decidiram ir pela sombra,e apesar de terem feito boas obras como Hyouka e Chunibyou,visualmente está parecendo que estou vendo atores das novelas da globo,em que você acaba de ver uma, e daqui a alguns meses já tá o mesmo cara com a mesma cara na próxima.O irônico é que mesmo se o estúdio continuar a andar por essas águas ele ainda terá muito lucro para continar fazendo isso por um tempo…Até quando eu não sei,mas ouso dizer que o recente Tamako Market talvez seja a ponta do icerberg que um dia derrubará esse “navio”.

  6. Eu sinto extrema falta, não só nesse texto, como nas pessoas em geral, de uma definição clara de “moe”. Em toda discussão do tipo, é comum ver partes opostas discordando do que significa o termo. Já ouvi muito a definição “cute girls doing cute things” . Já ouvi que tem a ver com fanservice, já ouvi que tem a ver com estética, com proposta, com (falta de) profundidade, e não parece haver consenso. Parece que somos um bando de crianças encarando uma nuvem e tentando decidir se ela parece um dragão ou um carneiro. Eu não consigo ver significado no termo “moe” hoje em dia. Cada um parece estar falando de uma coisa diferente ao usá-lo. E palavras só são úteis se temos consenso no termo.

    Com toda a honestidade, Denys, não entendi bem seu texto. Porque “moe”, na minha mente, significa outra coisa. Não estou dizendo que um conceito está certo ou errado. Estou dizendo que a palavra “moe”, pelo menos na minha visão, não é a melhor ferramenta para comunicação. Que podemos sustentar toda essa conversa (que precisa ser feita) sem nos apoiar em termos tão vagos. Aliás, fica isso como sugestão pra texto: “o que é moe?” Pelo menos pra mim, não é nem um pouco claro. Um abraço.

    1. Moe em si é fazer algo ficar “bonitinho”, “cute girls doing cute things” é a expressão máxima disso mas só o fato de você fazer um character design bonito de uma mulher pode ser considerado moe, mas é um moe tão “leve” que ninguém vai comentar, como fazer mulheres esteticamente atraentes em animes ficou normal moe ganhou um novo significado hoje em dia e esse é garotas com aparencia infantil, que deviam aparentar uns 16 anos acabam com character design de garotas de 12 com rostos fofinhos, esse é o moe extremo.

      Sua confusão parece ser com fanservice, o negocio é o seguinte existe vários tipos de fanservice, existe “fanservice ecchi” quando o proposito é mostrar calcinhas, peitos, ect e tem o que chamam de “fanservice moe”, o que é isso? K-on! em si é cheio de fanservice moe, em geral garotas fazendo coisas consideradas bonitinhas e agindo de modo infantil.

      Concluindo, character design moe é fazer garotas infantilizadas e fofinhas, fanservice moe é relativo fazer e agir de forma fofinha, engraçadinha, ect.

      Espero ter ajudado.

      1. Talvez eu não tenha expressado claramente meu ponto. A questão não é que eu não tenho um conceito de moe na mente, é que o meu conceito é diferente do seu que é diferente do de um mundo de gente.

        Quando eu falo “árvore”, você entende o assunto da discussão. Quando você fala “computador”, idem. Quando alguém fala “moe”, surgem discussões intermináveis porque cada pessoa está falando de uma coisa diferente. Eu demorei MUITO pra notar isso, mas depois de umas discussões longas com todos os tipos de partes, notei que a concordância era bem grande, mas o termo ocultava isso.

        Vi gente chegando em fã de moe e falando “moe é uma merda porque não tem história e é wish-fullfillment e etc”, e fã de moe respondendo “isso é uma merda mesmo, mas moe não é necessariamente isso”. Poxa, então pra que usar o termo? Ele só atrapalha na comunicação.

        Não adianta você me falar que o moe é isso ou aquilo, assim como não ia adiantar você me falar que “árvore” significa “computador”. A palavra não significa nada. Tem muitas discussões interessantes que estão debaixo de um grande guarda-chuva inútil, porque o termo moe pegou tanto que deixou de significar qualquer coisa.

        1. Sabe qual é o problema? Fãs brasileiros utilizando a frase “animes moe” SEMPRE como tópico. Eu nunca vejo “萌え系” (“obras moe”) sendo usados da nossa forma em blogs japoneses. Nunca!
          50% dos fãs gringos não sabem criar textos ou conversar sobre animes como K-ON sem utilizar a palavra moe;
          99% dos fãs brasileiros não sabem criar textos ou conversar sobre animes como K-ON sem utilizar a palavra moe;
          99% dos fãs japoneses NÃO necessitam utilizar a palavra moe para escrever textos sobre a indústria, obras específicas ou conversar.
          Em suma, “baka gaijin” não compreende a cultura moe pois ela é complexa para ele, o que resta são generalizações, modos de uso que nem mesmo japoneses fazem e deturpações do termo.
          Acho que os fãs ocidentais precisam aprender a empregar termos como 空気系/kuuki-kei ou 日常生活/nichijou-kei e substituir “esses animes moe blá, blá, blá”, por “bishoujo anime voltado para o público hardcore”. Pronto, teríamos finalmente um ponto final no problema e o fim nas duplas interpretações.
          kuuki-kei = Obras atmosféricas. Exemplos: Mushishi e Hidamari Sketch.
          Nichijou-kei = Obras sobre o dia a dia, podendo ou não ser kuuki-kei. Exemplos: Yotsubato e OreImo.
          A frase “eu não gosto do anime X porque ele é moe e não acontece nada”, poderia ser subsistida por “eu não gosto do anime X porque ele é voltado ao público fã de bishoujo e é atmosférico”. Tão simples…
          Até o termo moekko poderia ser utilizado, ao invés da bizarra categoria subjetiva de “animes moe”.

  7. Blogueiros brasileiros não sabem o que é moe, percebe-se pelo modo como tratam o tema.
    Vergonha dos fãs de anime do Brasil, em nenhum blog do fc2 se vê isso.

  8. Denys, apesar de você criar bons posts, alguns como esse me dão vergonha. Você realmente não sabe o que é moe, você não sente o moe, você só faz uma pequena ideia do que o moe represente. Você é um blogueiro que gosta de assistir animes somente pela história, character development ou elementos de comédia (como Lucky Star, que não é para você que não liga profundamente para a cultura otaku que a obra apresenta, mas que ainda assim insiste em utilizar a Konata como mascote do Gyaboo; sinceramente, na internet japonesa algum blog com imagens da Konata ou seria pornográfico ou seria voltado para pessoas inseridas em nichos hardcore, só que muito raramente você comenta assuntos do tipo e, quando faz, não sai da superfície ou permanece na critica negativa, ou seja, você realmente não sente prazer por esse tipo de obra). Você não gosta das personagens de uma forma realmente afetiva e muito provavelmente deseja que as personagens de K-ON namorem. Você não é o púbico. Olha só esse seu comentário ao Qwerty lá em cima: “…e com um teor questionável (sexualização de jovens para o deleite de adultos).” Meu deus, cara…
    Aqui vai um conselho e espero que você não o encare como ofensa, provocação ou qualquer coisa do tipo: largue logo animes como Lucky Star e K-ON, esqueça o KyoAni, não se force a assisti-los por elementos secundários ou porque o hype é grande, porque cá entre nós, você não reassistiria K-ON e Lucky Star, certo? Acho até meio bizarro que seu MAL tenha coisas como IS Infinite Stratos e Tamayura. Animes como GitS ou Seirei no Moribito são para você, creio eu. Por quê não passa comentá-los? Animes como K-ON e Lucky Star são para pessoas como as desse documentário sobre o Washinomiya Jinja: http://www.youtube.com/watch?v=LsXjV9xgavg
    São Para o público que tanto critica. Tenho e tive colegas pela internet de vários países e vi muitos largando anime por insistirem nas temporadas, se forçando a ver novidades do que chama de “moes vazios e sem plot do que um bom enredo” – seja por hype ou pelo novo -, mesmo que achem aquilo a coisa mais dispensável do mundo, e não deu em outra… Aos poucos foram perdendo o interesse na cultura do anime até que largaram de vez esse mundo, alguns deles ficaram apenas nos mangá. Não sei se será seu caso, espero que não. Recentemente tenho visto bons blogueiros brasileiros demonstrando uma falta de interesse por esse mundo e todos possuem argumentos parecidos como os seus em relação a atual indústria de animes e o que chamam de moe. Acho que só existe dois blogs que admiro atualmente (se existir mais no nível deles e com as mesmas propostas, me apresentem por favor):
    http://imoutolover.wordpress.com/
    http://universo-otaku.blogspot.com.br/
    Gosto também do Xil.

    Sobre esse comercial do KyoAni: Não vai ter anime, desculpem fujoshis.

  9. Que decepção, que decepção ein Quiabbo?
    Sério, eu realmente não esperava um texto idiota desses vindo justo de você!

    Você parece que até tenta disfarçar, mas a impressão que acaba deixando, e muito forte, é que essa reação é só porque o suposto e hipotético anime é um produto direcionado para as mulheres. Não consigo entender…

    Por qual outro motivo pegaria esse suposto hipotético anime para judas? É só mais um! Fala como se ele fosse o culpado de TODOS os animes serem ou virem a ser 100% moes sobre moe. Absurdo, há espaço para todo tipo de animação, sempre haverá, e não é porque o anime é moe que ele é ruim. Entenda, moe se tornou algo obrigatório em animes, é a forma deles de sexualizar a série. Toda história ocidental “séria” tem sua cota de sexualização, em muitos casos deslocada e exagerada, e isso não matou nenhuma indústria apesar de ter se tornado quase onipresente. Isso acontece em filmes, livros, música, seriados, livros, tudo.
    Você assiste animes cheios de moe. Todo anime vai ter que ter sua cota de moe, é obrigação, se tornou uma obrigação por ter se tornado algo “comum” pela repetição e está em toda a parte. Ninguém deixou de assistir anime por isso porque apesar de tudo a maioria não ofende ninguém e é bobinho, e o roteiro não é só sobre aquilo, na maioria dos casos não passa de fanservice. O que mata um anime é uma história e roteiro ruins. Somente isso e nada mais. Muita gente condena muito anime sem nem assistir, só pelo poster que em muitos casos é bem mais exagerado que a realidade, são posteres que seguem a mesma lógica de posteres de filmes ocidentais, exagerados, se tiver uma personagem feminina nele ela sempre estará com a bunda virada pra você, é a mesma coisa.
    O problema até existe, mas não da forma como querem pintar.

    O problema é outro, e nesse caso aqui você é parte do problema, você percebe isso?
    O problema do moe, o problema que falam, não é só menininha, bobinha, se insinuando. Por que eles fazem isso nos animes? Por que será? É por causa de um público que consome, esse moe é consequência, não causa disso. Um público que exige ver menininhas coisificadas e idealizadas se insinuando para eles, o que faz com que essas reações de repúdio ao suposto hipotético anime dos nadadores esterem exatamente no mesmo nível, são ambos reação e comportamentos torpemente sexistas.

    O único problema é os personagens serem do sexo masculino e não parecerem traps como o Hideyoshi, fossem todos traps ali a reação seria bem menor, posso apostar.
    Eu posso facilmente imaginar um anime daquele comercial, todo um cenário bem lógico por trás dele, com esse comercial sendo um vídeo promocional do grupo de natação, mas isso não importa. Qual o problema em fazer um anime assim ou qualquer outro? Foi feito para vender, tem público que compra, se tem quem quer comprar estão mais do que corretos em fazer! Existe por aí um enorme público feminino consumidor, em grande parte ocioso, que está sendo negligenciado e tendo que se virar com produtos de segunda categoria que não foram feitos pensado nelas. Se os produtores de lá forem espertos tomarão a recepção a esse comercial como sinal verde para começar a correr atrás do prejuízo.

    A única coisa que me preocupa e assusta é essa babaquice que infelizmente vejo acontecer por causa desse comercial, até mesmo protagonizada por pessoas antes insuspeitas.

    Tenho que reforçar meu ponto, não consigo entender como alguém pode acreditar, cogitar, que UM único anime que nem existe ainda possa inundar o mercado de animes em moe. Perdão, ele já está inundado, estamos nadando em um dilúvio de moe, e por mais que digam que não sabem nadar ninguém até agora se afogou nele, pelo contrário, estão todos aproveitando a onda muito bem.
    Um anime moe, feito pelo Kyoto Animation… você mesmo elogia o estúdio por ter feito Hyouka, como sendo um bom exemplo de moe, então como pode na mesma frase espernear por esse mesmo estúdio fazer um anime moe? Para onde foi toda a confiança de que o estúdio fará algo bem feito no seu conceito? É por que não vai ter mas o pescoço da Chitanda para apreciar é? Não consigo racionalizar outra explicação para reação tão extrema que não o sexo dos personagens.

    E assim, os tais críticos do moe são tão responsáveis por qualquer crise na indústria quanto os bode expiratórios dos otakus sunitas militantes arianos.

    https://i2.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/429/828/728.gif

  10. Bem. Detesto moe, detesto yaoi e adjuntos, mas acho “di boa” ecchi, hentai, smut, os -ai da vida (contraditório, não?). Mas, adorei o video dos nadadores, animação lindaaaa, e se isso é “moe feminino”, então, acho que encontrei minha turma. O problema acho é que o moe comum se aproxima da pedofilia, no instante em que sexualiza personagens com características infantis, e para a maioria das pessoas (inclusive eu) isso é nojento, perverso, enfim a pior coisa (acho que criança é criança e deve ter direito à proteção de sua sexualidade).
    Se isso é uma característica da cultura japonesa atual, bem, fico triste por eles, pelos ocidentais que acham que isso é normal, ou defendem como cultura deles. No final das contas, o “moe” , quando sexualizado, é uma coisa pedolight, o que eu não consegui observar no “moe feminino” do video, onde caras saradinhos, faziam coisas fofas, mas não parecem ter 10 anos de idade!!!!!
    Aí que o moe descobriu que o público feminino é normal (que coisa, não) e gosta de ver nos animes aquilo que gosta de ver na vida normal, homens bonitos sendo lindos. O fato de eu depreciar o moe não significa que ele vai simplesmente deixar de existir, só que esse é um mundo livre (ainda bem), e, no final das contas, são só desenhos, e que tem sim um público fiel, que compra, paga, e que financia, indiretamente, que um estúdio possa realizar diversos projetos, que não sejam só moe.
    O que eu acho é que a frustração de quem escreveu o texto, e que também é a minha, é que projetos cheios de moe sejam de sucesso e rentáveis, em detrimento de uma boa história, com personagens memoráveis, enfim, que digam a que vieram, e, pensando sobre isso, só posso chegar à conclusão de que o que falta nos animes é um bom roteiro….ou será que envelhecemos, amadurecemos, e gostaríamos que a animação japonesa também tivesse amadurecido com a gente? Porque, vamos combinar, Cavaleiros do Zodíaco (amado pelo Brasil, e, adendo, Saga arrasa), hoje em dia, eu não acompanharia, porque o roteiro de cada epi…., mais arrastado impossível!
    Então, concluindo, que venha o moe feminino, saudável, e vou continuar aguardando boas histórias, acima de tudo. O moe pedolight, esse, espero que suma.

  11. moe é um câncer, mas eu não vejo essa comoção pelo “anime de natação” como algo apocalíptico que esteja pondo em risco o futuro da industria, isso é muito pragmático.
    tem que se ver o lado positivo também, a imensa maioria dos animes é mais voltada pro publico masculino, o que se tem de animes shoujo é muito pouco e outros gêneros como Josei e Yaoi então é quase nada, o publico feminino não recebe a mesma atenção que o masculino.
    essa comoção toda mostra que agora também há um publico feminino maior e mais ativo que anseiam por animes que satisfação o gosto do grupo, mesmo que isso talvez signifique um boom de “moe para garotas” tem seu lado bom como uma maior democratização da produção de animes, talvez isso até abra os olhos das empresas pro publico e invista mais em outros gêneros femininos.

  12. Não concordo plenamente com tudo que você quis dizer, mas entendi perfeitamente seu ponto de vista. Apesar de que mal interpretado, pode sim ficar meio machista acho que “machista” nem é o termo certo, mas algumas pessoas podem ter lido como se você dissesse que esse anime iria se propagar entre as meninas fujoshis, o que eu já não concordo muito, pois muitos MENIN(O)S fizeram muito alvoroço em torno desse pequeno comercial. Então o público alvo pode sim ser a menina mas também atingi um pequeno publico masculino, então eles lucram dos dois lados assim como o moe propriamente feito somente para “homens”.
    Mas não é nesse assuto que quero tocar, porque entendi o “seu” ponto de vista. Você simplesmente usou esse “comercial” para mostrar que os animes estão ou podem estar perdendo qualidade cada vez mais atentendo ao público “moe” tanto homem quanto mulher. Mas a questão real é, o moe não vai dominar o mundo e você está ciente disso.
    Não mudaria nada esse anime, moe “feminino”, só iria atingir uma massa que injeta dinheiro nele. Agora acho assim, se realmente o público alvo fosse mulher, porque não ? Um anime com uma melhor qualidade, sem uma animação porca que é usado nos yaois ? Afinal meninas nem sempre querem ver meninos se beijando e sim apenas “colírios” para os olhos, não precisa ter insinuação entre dois homens, não acharia errado se eles quisessem realmente atingir o público feminino e tornar esse comercial um anime.

    Agora voltando ao seu medo descrito no post, sobre as pessoas estarem pedindo pelo anime, estão pedindo porque é simplesmente diferente, e pode vir ou não outros animes depois desse ou talvez não dê certo, enquanto isso não custa especular e esperar.

  13. Não tinha visto, mas agora quero que vire sim kkkkk Gostei do que vi e aprovo a sua expanção =) Animes de todos os tipos DEVEM existir. É impossível que as pessoas tenham o mesmo gosto. O moe não vai se agarrar pelos dentes em todos os gêneros, nunca. Tudo bem que ele esteja crescendo, mas não acho preocupante. É uma indústria de entretenimento, tem que ter variedade pra vender bem. Tudo com a mesma cara não da certo.

  14. A essa altura do campeonato ,ninguém vai ver meu comentário ,mas parabenizo esse blog por postar algo que nem todos teriam coragem de dizer .

Deixe sua opinião