Checklist da editora Panini para Fevereiro/13

Untitled-1Olá pessoal, novidade no Gyabbo!

Já tem um bom tempo que eu venho pensando em uma forma de colocar os checklists mensais de mangas do mercado brasileiro por aqui, visto que não queria simplesmente repetir a fórmula de sucesso do Chuva de Nanquim – de onde tirei a inspiração.

Depois de ensaiar algumas estreias finalmente chegou a hora! Ainda é um piloto – e espero a opinião de vocês sobre o formato para ir ajustando -, mas tudo tem que ter seu primeiro passo. Utilizando algumas ferramentas do WordPress e do Portal Genkidama tentei dar uma experiência diferente para vocês nos checklists.

Não irei comentar sobre cada edição, até porque não compro todos os mangas e acabaria falando besteiras por aí, mas falarei daquilo que vejo como mais relevante. Na galeria abaixo vocês podem clicar em alguma capa para vê-la em um tamanho maior com suas informações técnicas completas, além da possibilidade de deixar comentários específicos para cada capa, só cuidado com os spoilers!

Sem mais delongas, vamos nessa.

Fevereiro chegou na Panini  e com ele 16 novas edições chegam às bancas brasileiras (isso claro se a gente descontar os atrasos típicos da editora italiana).

É claro que o primeiro manga a ser destacado não poderia ser outro senão Katekyo Hitman Reborn! ou como ficou na adaptação brasileira: Tutor Hitman Reborn!. Não há muito o que falar da capa, bem fiel à original e com a elegância de sempre do nosso caro Reborn. Já o título certamente irá inflar discussões por aí (se “Diário do Futuro” deu na frescura que deu, imagine esse), mas devo dizer que achei a adaptação muito acertada, tornando o título com uma maior acessibilidade ao público geral.

Reborn! é um manga especial para mim pois foi sobre ele o primeiro post do Gyabbo! há mais de quatro anos atrás – o que acaba entregando o quão atrasado esse lançamento está e quão bizarro é deixa-lo como bimestral sendo que possui 41 volumes! Torço que quando Bleach e Naruto forem finalmente alcançados, passem a história da família Vongola para uma periodicidade mensal. Até porque o manga começa bem lento – para alguns bem chato – e isso pode comprometer o sucesso da obra por aqui.

Continuando com outro título da Shounen Jump e com uma periodicidade no mínimo discutível, Naruto passa a ser agora trimestral com seu próximo volume chegando apenas em maio. Sendo sincero, eu compreendo que renovar contratos edição por edição seria complicado e que alcançar Naruto poderia prejudicar as vendas da editora em geral, mas por outro lado fico muito insatisfeito com essa escolha. Vejam bem, assinei Naruto desde o começo até quando permitiram. Durante todo esse tempo me reneguei a ler o material pela internet para valorizar a produção nacional. Tenho essa regra pessoal e isso me deixou fora de discussões sobre Naruto por anos, além de sujeito à vários spoilers, tudo pensando que pelo menos uma hora iria chegar até onde o Japão está. Depois de tudo isso sou “premiado” com uma distância maior e apenas 4 volumes no ano de 2013?!

Pulando de shounen para shoujo, apesar de não ter lido nada da obra, já vi vários comentários elogiosos sobre Black Bird que está bem perto do seu final tanto no Japão quanto por aqui, felizmente sem grandes percalços. É torcer que após o término da obra a Panini já esteja preparada com um substituto à altura, até porque Vampire Knight também está encostado com os volumes japoneses, abrindo mais espaço para no mercado shoujo.

Dragon Ball continua firme e forte mensal no seu volume #10 com mais uma das suas capas lindas que me fazem ter orgulho de estar comprando pela terceira vez (fã é uma coisa meio idiota, né?), Bleach, também próximo do Japão segue bimestral em uma saga que vi muitos fãs reclamando, mas devo dizer que a capa desse volume #51 tem estilo! One Piece, seja na edição #13 mensal, seja na #42 bimestral, está pronto para ocupar o lugar de Naruto como o mais vendido da casa e Monster já ultrapassa um quarto da série como um dos melhores mangas publicados atualmente.

Já fechando, algumas preocupações: Foi confirmado que a partir do próximo volume Air Gear sofrerá um estranho aumento de preços, indo dos seus R$10.90 para R$12.90! Apesar de não haver confirmações oficiais – estou correndo atrás disso – é possível que esse aumento se dê por baixas vendas e uma necessidade de compensação financeira para que o título não seja cancelado. Sinceramente eu não esperava isso de uma obra tão pedida pelo público (e que se eu não leio, devo dizer que gostei demais dos três primeiros volumes).

É algo a se pensar, mas não estaria o mercado saturado de shounen?

Por fim… CADÊ 20TH CENTURY BOYS #3?! Essa é uma série que não pode fracassar por aqui, até por ser uma das melhores em publicação. Se você não compra ainda, leia aqui minha resenha e corra para adquirir o seu que ainda dá tempo!

Capa mais bonita do mês: Air Gear #15.

É isso, torço que tenha gostado dessa novidade do blog, espero continuar todos os meses e expandir para as outras editoras. Gostaram? Acharam o formato bom? Deixem suas opiniões sobre o post e sobre os mangas nos comentários abaixo!

Olá pessoal, novidade no Gyabbo! Já tem um bom tempo […]

26 thoughts on “Checklist da editora Panini para Fevereiro/13”

  1. Gyabbo! acho que o que faltou em Air Gear foi divulgação pois Ten Ten foi bem por aqui e Burn Up Express acho que também vai bem pela divulgação que está sendo feita então pensar que a maior obra de Oh Great (pelo menos para os fãs do autor) não vá bem ser culpa do cliente é meio que errado afinal se você ogar um mangá na banca e não dizer para o cliente “Olha cara o mangá está lá” muitos nem vão pegar.
    O que falta é a Panini abrir um pouco a mente e começar a usar o que os meios de comunicação oferecem a ela pois uma parceria não sairia tão caro. Afinal apenas Check List de Blogs não ajudam muito já me disseram que toda a linha de mangás da Panini é terceirizada mas caramba se é assim pelo menos deve haver uma fiscalização pois a marca que vai na capa do mangá é Panini e não das empresas responsáveis.

  2. Concordo com o Iago sobre TUDO! O que falta realmente é um marketing. Mas também tem que se considerar que o pessoal que pediu Air Gear é o da internet. Justamente o pessoal que lê os checklists e comentam pra trazer Reborn, Toriko, Medaka Box e tals. De qualquer forma um trabalho de marketing não faria mal, com certeza, mas o pessoal parou de comprar o mangá. O motivo eu não sei. Sei que me aventuro nesses blogs de anime a relativo pouco tempo e não peguei essa onda de aclamação a Air Gear, mas eu compro Air Gear. E achei meio sacanagem subir o preço. Até porque nem só compro Air Gear. Compro Air Gear, Bakuman (Que tá acabando), Monster, 20th Century Boys, Dragon Ball, One Piece (Assino na verdade), Blood hiato Lad, Beelzebub, Soul Eater, Nura. E ainda pretendo adquirir Burn Up (Que ainda bem que é só um one-shot), Reborn e TTGL. Daí eu imagino se todos esses títulos fosse mensais e eu desse uns twists carpados no farol pra arranjar dinheiro pra pagar esta caralhada toda. E o preço ainda me sobe. Comer nem vou, né? Mas ok! Foi uma das minhas primeiras coleções então vou terminar. Já li toda na internet, mas pelo respeito e pra prestigiar a obra vou comprar até o final. É o minimo que eu devia fazer como fã.

    No mais, curti bastante esse formato de ToC, Denys. Seria legal se as notícias relacionadas às publicações da editora ficassem aqui também, já que a parte de comentários tá separada. Parabéns pela qualidade e as capas de Air Gear pra mim sempre serão as mais bonitas. Sou putinha da arte do Oh! Great. Hehe

    1. Olá Ivo, obrigado pelo comentário. É verdade, errei ali na edição #42, ela é bimestral mesmo, mas a #13 é mensal, está correto.

      Sobre 20th Century Boys, ele de fato apareceu na checklist de janeiro, o problema é que ele não apareceu nas bancas, por isso a cobrança.

      Gyabbo!

  3. Gostei bastante da sua checklist… estou pensando seriamente em levar Reborn, até porque 42 volumes bimestrais vai complicar um pouco ( sem levar em contas os possíveis atrasos da Panini)… Hey Gyabbo, vocês vão fazer checklist da JBC também?? porque levo mais deles esse mês…

    1. Bem, são na verdade 41! Então já é um volume a menos para pesar no seu bolso. Mas que vai demorar um loooongo tempo se continuar bimestral, vai.
      Vou fazer sim, acredito que para o final da semana deve estar saindo o Checklist da JBC, fique de olho!

      Gyabbo!

      1. 41, verdade, erro meu… e acordo com alguns sites, o mangá terminaria de ser lançado em 2020… e tipo, só de pensar isso já é desanimador…
        Ficarei de olho e ansioso pela da JBC ^^

  4. Olá, Denys. Parabéns pela nova coluna.

    No caso, Naruto volta a ser bimestral em maio. Esse espaço de três meses só ocorrerá desta vez para que Bleach, One Piece inédito e Naruto não sejam comercializados no mesmo mês, diminuindo assim o “canibalismo editorial”.

    E One Piece (volumes inéditos) seguem sendo bimestrais. A Litera ao enviar esses checklists quase não revisa, tanto é que veio constando que Air Gear também é mensal, sendo que o título também é bimestral.

    Att.Carlos

    1. Olá, Carlos, obrigado pelo comentário e pelos parabéns.
      Compreendo a lógica do seu raciocínio, mas estou indo pela informação oficial: “ATENÇÃO: Naruto passou a ser trimestral, devido à proximidade com os lançamentos no Japão”, até por fazer sentido para que a edição brasileira não encoste com a japonesa.

      Sim, tinha visto o erro em Air Gear, mas deixei passar em One Piece. Apesar de já ler checklists há um bom tempo esse foi meu primeiro, ainda estou aprendendo e pegando os detalhes.

      Gyabbo!

  5. Adorei o novo formato, conseguiu ter uma pegada diferente da proposta pelo Chunan e ainda conseguiu ser bastante prático e divertido, a opção de comentar em cada capa é realmente divertida, o prêmio de capa mais bonita também é bem legal, o que pra mim quem ganhou esse mês sem dúvidas foi Bleach 51, e gostaria muito desse mesmo formato no checklist das outras editoras. Parabéns, ótima ideia Denys!

  6. Gostaria tanto de uma explicação plausivel do proque Sailor Moon e Sailor V nao conseguem despertar o interesse das editoras brasileiras. Recentemente foi divulgado que o titulo nao está em negociação, mas o s fãs se perguntam:” – Como assim?”, pois existem muitos paises publicando o titulo. O que será que acontece por aqui???

Deixe sua opinião