Curiosidades Nipônicas #2 – Sapporo Yuki Matsuri – Festival de Neve de Sapporo

O Japão com sua cultura milenar acumulou durante todo esse tempo um número imenso de festivais, os matsuri, seja por motivos religiosos, históricos ou simplesmente financeiros. São literalmente centenas.

É certo que aqui na seção “Curiosidades Nipônicas” ainda iremos comentar sobre vários deles, mas para começar resolvi falar de um que me chamou atenção tanto pela forma como surgiu quanto pela sua beleza única: O Sapporo Yuki Matsuri ou em português, Festival de Neve de Sapporo.

Acontecendo todos os anos durante sete dias do mês de fevereiro na cidade de Sapporo em Hokkaido, norte japonês, sendo a quarta mais populosa do Japão, o festival é, obviamente, caraterizado pelo uso do gelo e da neve.

Mas vamos voltar um pouco no tempo e entender o porquê de eu ter achado tão interessante o surgimento desse festival.

Odori Park

No ano de 1950 um grupo de seis estudantes construíram cada um uma estátua de neve no famoso Odori Park, o que se repetiu anualmente no inverno japonês.

O evento começou a tomar o tamanho que possui hoje quando em 1955 as Forças de Auto-defesa do Japão – o equivalente ao que seria o exército japonês depois da Segunda Guerra Mundial – locais resolveram ajudar, construindo gigantescas esculturas de neve e marcando para sempre o que seria o Yuki Matsuri.

O que mais me chamou atenção na história dessa festival é como ele surgiu a partir da junção de uma ação popular com as forças de defesa japonesas. 10 anos antes o país havia não apenas perdido a II Grande Guerra como havia sido alvo das duas únicas bombas nucleares usadas até hoje em guerra. Como consequência disso o país foi obrigado a renunciar ao militarismo. Imagine o golpe no espírito de um país tão nacionalista como era o Japão? Por mais que festas possam ser vistas apenas como festas, elas também marcam a identidade de uma cidade, de um povo.

A união do povo com seu “novo exército” para formação de um grande festival certamente é um símbolo do espírito de reconstrução tão forte no povo japonês como podemos ver no recente e trágico caso dos terremotos e tsunamis que atingiram o país no começo de 2011.

Em 1972 a cidade de Sapporo sediou as Olimpíadas de Inverno o que aumentou a atenção internacional para o grande festival. Aproveitando essa chance, dois anos depois começou o concurso internacional de esculturas de neve, permitindo que equipes de todos os países pudessem se inscrever para construir suas esculturas e concorrer ao grande prêmio anualmente, o que aumentou consideravelmente as boas relações do Japão com os outros países.

O Japão tão internacional que conhecemos hoje não foi feito apenas vendendo tecnologias e desenhos japoneses.

Em 2013 o festival acontecerá dos dias 5 a 11 de fevereiro, espalhado agora em três localizações: Odori Park, Satoland e Susukino, mostrando o grande crescimento que veio com os anos, contando com mais de 400 estátuas feitas apenas de gelo e com praticamente dois milhões de visitantes aguardados.

O que? Você se interessou em fazer uma viagem para lá? Com certeza me deu vontade! Para ter mais detalhes turísticos do festival você pode acessar o site oficial do evento que possui uma versão bem completa em inglês.

Ah! Para terminar, só é uma pena que logo após o último dia do Sapporo Yuki Matsuri todas as construções de neve e gelo são destruídas por medida de segurança. É realmente uma experiência única!


O Japão com sua cultura milenar acumulou durante todo esse […]

2 thoughts on “Curiosidades Nipônicas #2 – Sapporo Yuki Matsuri – Festival de Neve de Sapporo”

Deixe sua opinião