#TezukaDay – Apollo's Song – O amor e a verdadeira essência do ser

Análise da versão da editora americana Vertical

Quando me propus a analisar uma obra do Osamu Tezuka para esse evento, não sabia exatamente sobre qual falar. Fui pesquisando, precisava de algo relativamente pequeno, mas que me parecesse interessante de verdade, além de ter algum significado para mim. Felizmente o catálogo do autor é vastíssimo e conseguir achar Apollo’s Song, manga que conseguia cumprir todos os meus pré-requisitos. Um deles era que tivesse sido publicado pelo menos em inglês, pois gostaria de fazer essa leitura tão importante em mãos.

Encomendei pela BookDepository os dois volumes, torcendo para que chegassem a tempo e quando chegaram foi uma grande felicidade! Não só pela encomenda ter chego a tempo hábil para eu ler e escrever sobre com calma, mas também pelo que recebi.

O título, originalmente em um volume, foi dividido em dois que contam com uma capa cartonada envernizada, ambas com design belíssimos e que empolgam o leitor para a leitura.

Traduzido por Camellia Nieh, os textos fluem muito bem, mesmo para um leitor com nível intermediário de inglês como eu. Poucos foram os momentos em que eu me confundi com alguma fala. Mais culpa minha do que da edição. O papel e a impressão são de ótima qualidade, gostosos de folhear e observar, principalmente quando o Tezuka resolve fazer suas ilustrações gigantescas que, por mais diferente que seja seu traço com o que estamos acostumados no nosso cotidiano de fãs de animes e mangas, consegue impressionar muito.

Realmente não tenho do que reclamar da edição da editora Vertical e gostaria muito de ver esse padrão de publicação no Brasil. Em contato conosco nesse processo todo do #TezukaDay, a editora confirmou que tem interesse no mercado brasileiro. É algo para realmente se ter esperanças. No mais, fiquem com o rápido preview que a editora disponibiliza em seu site e se impressionem com uma das cenas mais intensas dessa grande obra.

Termino aqui minha participação neste que pode ser considerado o maior evento do fandom de animes e mangas do Brasil na internet. Apesar das dificuldades e de certo sofrimento que foi passar por tudo isso, deixo aqui minha satisfação por ter lido uma obra incrível e, se possível, ter dado a minha contribuição para a melhor dispersão do mestre Osamu Tezuka em nosso país. Obrigado a todos.

 Onde comprar

Se você se interessou pela obra, ela está a venda na livraria online BookDepository por menos de 10 dólares cada volume e com frete grátis! Como eu disse, a edição da Vertical está ótima e por esse preço é imperdível, todos deveriam comprar para ter um desses nas suas coleções.

Volume 1

Volume 2

Epílogo

Este texto faz parte do evento mundial #TezukaDay, concebido e construído pelos blogueiros brasileiros, mas que está acordando reações nas mais diversas partes do mundo.

Confira na página do grupo todas as informações, tais como quiz, concursos, sorteios, mas principalmente, a fonte para encontrar outros textos de grande valor que falam do legado de Osamu Tezuka.

Artigos sobre o autor, Osamu Tezuka

– Gyabbo – Apollo’s Song – O amor e a verdadeira essência do ser
– Blog do GraveHeart – Buda
– Video Quest – Adolf
– Subete Animes – Astro Boy, o estudo de um fóssil
– Anikenkai – Phoenix 2772
– Chuva de Nanquim – Pluto
– Troca Equivalente – Tezuka no pós guerra
– Elfen Lied Brasil – Barbara: O Lado Perverso e Doentio da Mente Humana
– Mangás Undergrounds – Ode to Kirihito
– Mangás Cult – Tetsu no Senritsu
– Blog Netoin! – Fushigi Wa Meimo
– J-Wave – Metropolis
– Nahel Argama – Osamu Tezuka
– Maximum Cosmo – Tezuka para todas as idades
– Maximum Cosmo – Kimba: O Leão Branco
– JBox – Dororo Volumes 1 e 2 – Editora NewPOP
– Otakismo – A influência do pop americano na obra de Osamu Tezuka
– Mangatologia – Tezuka por outros autores
– Animangá – The Amazing 3
– Mais de Oito Mil – Don Drácula
– Moon Stitch – Angel no Oka
– Across The Starlight – Metropolis
– Planeta do Moe – Ribon no Kishi
– Otaku Yousai – Maa-chan No Nikkichou
– Virtual Meinsanity – MW
– Radix – Dororo
– Visual Novel Brasil – Fuusuke
– Visual Novel Brasil – Osamu Tezuka, não considero um ídolo nem um deus
– Folha Nerd – Parceria Tezuka x Mauricio
– Anime Portfolio – Yoakejō
– Shoujo Café – O que seria de nós sem Osamu Tezuka? Algumas reflexões sobre as contribuições do grande mestre
– Special Days – Black Jack e a Genialidade de Osamu Tezuka
– Blog do Coringa – Biografia do Osamu Tezuka
– EuroQuadrinhos – Tonkaradani, a obra mais obscura de Osamu Tezuka 

Análise da versão da editora americana Vertical Quando me propus […]