Resultado da enquete da temporada de Verão 2011

RespostaVotosPercent
Usagi Drop14517%
NO. 69211%
Blood-C8310%
Baka to Test to Shoukanjuu Ni!607%
Kami-sama no Memo-chou577%
Dantalian no Shoka546%
Nurarihyon no Mago Sennen Makyou506%
Kamisama Dolls445%
Ikoku Meiro no Croisée395%
Mawaru Penguindrum385%

Depois de pouco menos de um mês aberta, nesse domingo chegou ao fim a enquete “Qual será a melhor série de anime na temporada de verão 2011?”.

Em primeiro lugar e sem grandes surpresas temos aquela que é, para mim, a melhora estréia dessa temporada com folga, Usagi Drop. Com 17% dos 828 votos pode-se perceber que a série está agrandando bastante o público. Com menos diferença para os outros colocados temos NO.6 em segundo lugar, de certa forma uma surpresa. Não discuto a qualidade da série, gostei muito, mas não vem sendo tão comentado quanto outras. Será um público feminino votando em peso? Se sim, comentem aqui.

O terceiro lugar chega a ser um absurdo. Acredito que muitos dos votos – 83 – que Blood-C recebeu tenham sido antes da sua estréia, já que muita gente alimentava altas expectativas sobre o anime. Baka to Test em quarto lugar é o voto de segurança – depois de uma primeira temporada de qualidade, era de se esperar uma votação expressiva para a segunda.

Seguindo temos Kami-sama no Memo-chou e Dantalian no Shoka respectivamente em 5º e 6º lugar, mas com uma diferença de apenas 4 votos. Eu acreditava que Dantalian estaria melhor posicionado por ser um anime decente da Gainax, sendo que Kami-sama não me agradou e deixei no primeiro episódio. Loli x Loli, venceu a NEET.

Pulando algumas posições algo a ser discutido é o 10º lugar de Mawaru Penguindrum. Novamente acredito que isso seja resultado dos votos pré-estréia, visto que não era um anime tão aguardado, principalmente por não se ter muitas informações sobre. No entando Mawaru se mostrou muito bom e tem convencido quem resolveu dar uma chance.

Dos animes fora do TOP10 da enquete, esperava uma posição melhor para Sacred Seven – apenas 12º lugar – por ser um anime simples, sem grandes pretensões e cool, o que eu acreditava ser a fórmula certa para agradar a massa. Estou errado? Por último quero destacar a “disputa” entre os animes THE iDOLM@STER e Uta no Prince-Sama. Com 16 votos para o segundo, faz-se lógica para mim, deixando o primeiro com apenas 10 votos.

E vocês, o que acharam do TOP formado pela enquete do Gyabbo! ? Não deixem de comentar o que mudariam!

(Já curtiu a página do Gyabbo! no Facebook?)

Resposta Votos Percent Usagi Drop 145 17% NO. 6 92 […]

25 thoughts on “Resultado da enquete da temporada de Verão 2011”

  1. Votação roubada!
    O que deveria ser o segundo melhor, no geral, Penguindrum em último.
    Se fosse preferência, até tudo bem, mas julgando friamente, Penguindrum está no mesmo nível de Usagi Drop.

    Até Meiro no Croisée merecia posição melhor.

  2. Memochou em igualdade com Dantalian é normal pra mim. Os dois tem temática parecida e protagonistas igualmente irritantes. A diferença mesmo é estúdio, e nisso fiquei surpreso em ver que o super hypado anime da Gainax perdeu pro “horrendo” moe loli loli do J.C.Staff.

    Já Blood-C nisso tenho que concordar que deve ser expectativa de pré-estréia somado ao fandom da CLAMP que existe por aqui, pois em qualidade considero uma das grandes decepções da temporada.

    Mawaru merecia uma posição melhor, mas é o tipo de anime que não vejo agradando a todos, diferente de Usagi Drop e NO.6 que tratam de temas mais “universais”. O mesmo vale para Natsume Yuujinchou, que tem um ritmo excessivamente lento para os padrões do fandom aqui, embora seja bem comentado por aí.

    Kamisama Dolls e Ikoku Meiro no Croiseé são o tipo de anime que não serão lembrados, mas possuem propostas interessantes. Para dizer a verdade, com exceção do moe (nesse caso até inofensivo) de suas protagonistas, são seres agradáveis para fãs de um bom anime de ação e slice of life.

    Baka to Test é mesmo a aposta segura, pois em termos de piada já deu o que tinha que dar antes do fim da primeira temporada (e confesso, pra mim um Yuru Yuri ou Morita-san wa Mukuchi estão bem mais bacanas, pelo menos é coisa “nova”).

    Por fim, The iDOLM@STER tem se saído bem até aqui, apesar da impopularidade dele no fandom de cá. O primeiro episódio foi quase drop, mas aos poucos tem mostrado potencial. Acho que será o “DOG DAYS” da temporada, ninguém dará bola no começo, mas no fim surpreenderá a quem insistir em vê-lo.

  3. Na minha opinião Mawaru Penguindrum ficava em primeiro lugar fácil fácil, talvez pela ousadia sei lá… Só acho injustiça Kamisama Dolls ter ficado em 8º, mesmo que aparentemente tenha um final aberto (certeza) a historia tem se desenrolado bem até aqui…

    1. @Panino
      Votação aberta ao público, muito difícil o “mais aclamado pela crítica” vencer ou ser “justo”. Não é o ranking que eu montaria, mas faz parte do processo.

      @Julius
      Obrigado pelo apoio!

      @Lnisishima
      Dantalian e Memochou tem temáticas parecidas? Leve tom investigativo em Dantalian, não vejo outras semelhanças senão as lolis. Interessante notar que normalmente títulos joseis aclamados pela “crítica” são bem mais aceitos que animes voltados a um público masculino que seja tão bom quanto tecnicamente. E Dog Days surpreendeu mesmo? Vi o Leo comentando, mas nem conta! Pelo menos está vendendo bem.

      @Eduardo
      Estou vendo muita gente falar bem Kamisama Dolls. Não pretendia assistir, mas talvez dê uma chance.

      @Suzi
      Vou continuar sim, acho que essa é a segunda ou terceira enquete desse tipo.

      Gyabbo!

  4. Votei em Usagi Drop….
    (se bem que já estava na cara qual das séries estaria em primeiro). Bom,como acompanho o blog há pouco tempo,não sei se você fazia esse tipo de enquete antes (mas,deve continuar com essa pesquisa) ^^

  5. Pra mim Mawaru ficava fácil fácil em primeiro lugar. Acho que sou a única que não está assim com Usagi Drop. Quer dizer, o anime é bom, mas não foi lá uma surpresa pra quem já conhecia o mangá :/

    No. 6 pra mim está bom ocupando o segundo lugar. O fandom dele só não está crescendo entre os brasileiros, pois em inglês a velocidade é realmente impressionante. Até eu que já esperava realmente me surpreendi.

    Já Blood-C só pode ser resultado do fandom da CLAMP mesmo. É meio difícil acreditar que tanta gente esteja achando-o o melhor da temporada com uma temporada com séries como Mawaru, No. 6, Ikoku e ainda meu amado Natsume Yuujinchou (que apesar de ser bastante lento está se saindo muito bem e está prestes a passar pela melhor saga do mangá <3). lol

    Eu também achava que Dantalian ficaria acima de Kami-sama. Tirando as personagens principais irritantes, dos dois principais masculinos eu gosto mais do Huey que é imprevisível do que do apagado Narumi :/

  6. Em termos estruturais Memo-chou e Dantalian são semelhantes. Todo episódio temos um caso e cabe aos personagens desvendarem esse caso. A diferença mesmo é só nos cenários e no modo de agir dos protagonistas.

    Quanto a DOG DAYS, no Twitter foram só umas duas ou três pessoas (incluindo o Leo) que falaram isso na minha TL, mas já é um avanço em relação ao começo da série, Isso no Twitter, no fórum do Subete Animes e em outros fóruns e blogs da internet a série tem sido mais comentada ultimamente. Acho que a série não deve ser de todo ruim, eu só vi um episódio, por isso é difícil tirar qualquer conclusão. A maioria das séries só surpreendem do terceiro episódio para frente.

  7. Levando-se em consideração o público que votou e toda a espectativa que havia, era óbvia a vitória de Usagi Drop. E creio que foi decidida BEM antes de ter 2 episódios exibidos, pois eu mesmo esqueci que tinha essa enquete hahahahaha… Maioria deve ter feito o mesmo e votou antes de verem a maravilha que é Mawaru Penguindrum. Tenho certeza que estaria entre os primeiros. Duvido que venceria Usagi Drop pelo público que visita o blog, mas entre os primeiros estaria com certeza.

    1. @Kyori
      Não sei, acho que mesmo se eu conhecesse o manga de Usagi Drop, ainda acharia o anime tão bom quanto agora. É tão bem feito, tão bem dirigido, vai além do roteiro (que é ótimo, claro)! NO.6 tem o poder de unir fandoms: é um boa ficção científica, com boas cenas de ação e bem animado, sem contar com o fator-fujoshi que ajuda a trazer mais fãs.

      @Lnisishima
      É, olhando por esse esquema básico até que são semelhantes. Não estou acompanhando Memo-chou, mas acho que pode-se comparar com Gosick. Enquanto um busca a lógico, o outro é místico/sobrenatural.
      Juro que fico com vontade de ver Dog Days pelo que estão falando, mas prefiro me manter afastado, por melhor que tenha sido o final. Não que seja ruim, mas não parece algo que me empolgaria. Já ando sem tempo, começar outro anime assim seria complicado.

      @Hidekee
      Não sei, mais da metade dos votos foram feitos depois dos animes terem estreiado, o único prejudicado foi Dantalian que começou bem depois. Quem votaria baseado no que viu, poderia ter visto Mawaru sim, sem problemas.
      Pessoal fala mal dessa “nova fase” da CLAMP, mas pessoalmente gosto muito de Angelic Layer e pelo que vi de Tsubasa, era muito bom também (mas não completei, não posso falar muito). O grupo tem qualidade, não acredito que venham se tornar apenas um grupo de desenhistas, realmente duvido disso.

      @Suzi
      Fiz uma enquete sobre isso tem um tempo, o público do blog é de jovens adultos (18~24) anos, com um pouco mais de homens (mas a diferença foi pouca, praticamente nem conta). A maioria é de São Paulo/Sudeste.

      Gyabbo!

  8. Usagi Drop em 1º lugar é esperado. Agora na boa… Mawaru Penguindrum em último? Tem que ver isso aí. Essa galera tá assistindo o mesmo anime que eu?

    E NO.6 em segundo… não sabia que esse anime tava tão bom. Não vi um episódio sequer (só quando terminar), mas quero que me confirmem a ‘qualidade’ da série.

    E Blood-C em terceiro? O tempo todo escuto reclamações dessa série. Que tá uma bosta… repetitiva, etc. Bem, eu e minha timeline devemos estar errados. rs.

  9. Com a ressalva de Blood-C desmerecidamente em terceiro, creio que a lista está mais ou menos com a minha visão sobre essa temporada.

    Apesar de Mawaru Pinguimtambor ter sido um grande fiasco PRA MIM, não creio que seja o pior da temporada, apesar de não ser bom.

  10. Mawaru Penguindrum….que INJUSTIÇA, povo. Cadê o “Deus” de vocês HUEHUHUEHUEHUEE.

    Usagi em primeiro, é bem justificável por causa do hype que se formou antes mesmo do primeiro episódio do anime e logo sem seguida, ele se justificou = caiu nos braços do fandom.

    No.6 realmente está muito bom. O primeiro episódio não me empolgou tanto, mas depois do segundo, é só quente pelando hehehe.

    Blood-C realmente é uma surpresa negativa (e olha que eu to gostando XD), não merecia estar nessa posição.

    Então, pra mim fica assim: 1º Usagi Drop > Mawaru Penguindrum

    Quanto a Dog Days, acho que o Denys não ia curtir não. Tomei coragem e assisti todo o anime e sinceramente até quegostei, principalmente na parte final, mas como ele não curte algumas coisas (tem ecchi do brabo envolvendo as personagens lolis) talvez seja desagradável. Se tiver segunda temporada, provavelmente passarei.

  11. @Suzi:

    O Denys respondeu já e pelo perfil ser mais “adulto” era óbvia a vitória de Usagi Drop, por ser mais o anime de tema mais maduro (pelo menos que aparenta para mim) desta temporada ^^

    @Denys:

    Se maioria votou depois das estreias, povo não gostou de Penguindrum então mesmo XD

    Sobre CLAMP, Angelic Layer é “antigo”, contemporâneo de Sakura, então ainda se encaixa bem na fase inicial que denominei. Tsubasa começou perfeito mas desandou. Tanto que nem conclui a segunda temporada do anime devido a falhas sérias de enredo no anime, e mais evidentes no manga. Para mim e muitos que conheço que gostam de CLAMP, só xxxHolic se salva mesmo nessa fase mais recente. Eu tenho simpatia com Kobato mas não acho nada demais, além de ser curto tb =/

    1. @Diogo Prado
      Vejo muitasp pessoas defenderem Mawaru da décima posição dizendo que deveria estar pelo menos em segundo. Pessoalmente eu, apesar de ter gostado do anime, não colocaria, talvez em quarto. Recomendo o que vi até o momento de NO.6 Did, e acredito que manterá o nível até o fim. Você e sua timeline não estão errados sobre Blood-C, não mesmo.

      @butecoshonen
      Só comentando que o décimo lugar não é o último lugar da lista, são mais de 20 animes, só na análise que limitei para o TOP10.

      @Roberta
      Verdade, havia me esquecido que li algumas pessoas comentando sobre esse fanservice loli de Dog Days (também, olha o nome sugestivo né!), fiz bem de passar longe. Mesmo que seja bom, não é algo que deva ser visto, com esses fatos que não me agradam então, deixa pro leo pra lá.

      @Hidekee
      Jurava que Angelic Layer era mais recente, fui ver na Wikipedia e é de 2001! Vendo a lista de mangas lá, realmente elas eram melhores no passado. Acho que às vezes elas se perdem nas próprias características, tinham que se reinventar.

      Gyabbo!

  12. Eu votei em Usagi Drop. Legal que ele ficou em primeiro.
    A série que mais está me surpreendendo e Mawaru Penguindrum, eu confesso que nem tava tão afim de ver, mas ai eu decidi assistir e achei muito bom.
    Ao lado desses dois o outro animê que eu estou gostando muito e Kamisama Dolls, essa série tem um ar de suspense bem legal.

  13. Eu não cheguei a votar nesta enquete, mas fiquei satisfeita com os primeiros lugares.
    Usagi Drop é um anime realista, maduro e fofo, com uma temática inusitada e ousada.
    Eu nem planejava assistir No. 6, mas depois de ver tantos spans no tumblr sobre ele, resolvi conferir. E o que devo dizer? Eu me apaixonei pelo anime. Muitas pessoas reclamam do 1º episódio, mas para mim a trama toda está se saindo muito bem, e eu não me decepcionei em momento algum. Pelo contrário, estou muito empolgada para verificar o desenrolar da trama.
    O bloco Noitamina está mais uma vez de parabéns.

  14. Apesar de não ter visto todos, eu colocaria Usagi Drop e Mawaru Penguindrum igualmente em primeiro.
    Um, já conhecíamos e sabíamos exatamente o que esperar, como iria ser. Tivemos entrevisto do roteirista, conhecimento de alto investimento até com filme para estrear este mês. Mesmo já sabendo como iria ser, ainda fomos surpreendidos quando assistimos. A cada episódio essa surpresa só aumento em ver como a série mantem um mesmo alto padrão de qualidade, e, ter aquele tema mais mundano conta muitos e muitos pontos a mais em todo tipo de público.
    Então, vem Mawaru, a incógnita da temporada.
    O máximo que sabíamos era que seria estranho por conta de seu idealizador, mas nem isso 90% das pessoas sabia. Assistimos o primeiro episódio e ficamos igualmente surpresos. Assistimos o segundo e mais surpresa. No terceiro… “e não é que isso é muito divertido?”.
    Esse é o segredo de Mawaru, não é bom e muito bem executado apenas, ele é muito divertido.
    De certa forma, Usagi e Mawaru são completamente opostos, e por isso são os melhores até agora.

  15. Ainda sobre Blood-C, a partir do episódio 5 (lançado hoje) a historia teve algumas revelações e PARECE ter alguma relação com a Saya original, num lapsos que a Saya (dessa versão) teve…

  16. Ainda bem que Usagi Drop está em primeiro, acho que mesmo quem votou antes da estréia não se decepcionou! É um anime realmente comovente!
    Agora, se Blood C tivesse ficado em primeiro (fruto da expectativa dos fãsdo CLAMP) eu acho que teríamos bastante gente decepcionada… E vamos combinar, Blood sem vampiros? É pra qualquer fã ficar frustrado!
    Adorei a enquete, mesmo discordando de algumas posições. Mas enquanto Usagi estiver em primeiro e No.6 em segundo, eu não posso reclamar de nada!

  17. “No.6 realmente está muito bom. O primeiro episódio não me empolgou tanto, mas depois do segundo, é só quente pelando hehehe.”

    Não vi nada quente neste anime. Se está falando do casal g@##$ então até entendo o que quis dizer neste episódio 5. E sem falar que o enredo é clichê.

  18. As únicas coisas que não gostei foram Mawaru em 10º e Blood-C em 3º.
    Realmente, o pessoal deve ter votado antes da estréia.
    Usagi em primeiro foi muito bem merecido. Um enredo simples e maduro ao mesmo tempo que consegue cativar.
    No. 6 também merece seu 2º lugar. Muita gente anda reclamando desse anime, mas acho que por causa do nosso “casal principal”, por que o enredo tá bom. Ainda que seja clichê, a temática de como as pessoas podem ser manipuladas pelo governo e como vivemos na pura ignorância não deixa de ser interessante e reflexiva.
    O resto é resto.

Deixe sua opinião