Dororon Enma-kun Meramera – Primeiras impressões

Voltando aos posts sobre os novos animes da temporada de primavera depois de passar alguns dias cobrindo o evento que aconteceu esses dias na minha cidade, Manaus, hoje venho falar de um anime que pode surpreender muitos; Dororon Enma-kun Meramera.

Dororon Enma-kun Meramera se trata de um remake de uma série animada de 1973, originalmente feita pela Toei e agora pelo estúdio Brains Base, que por sua vez é baseada em um manga do famoso mangaka Go Nagai. Mesmo sendo um dos trabalhos mais conhecidos do autor no Japão, a obra é pouco conhecida no ocidente e pegou muita gente de surpresa quando foi anunciada para essa temporada.

Go Nagai, além de muitas outras coisas, é o criador dos icônicos Devilman, Mazinger e Cutie Honey, nome lendário dos quadrinhos japoneses. Dessa forma, não poderíamos esperar menos do que um bom trabalho nessa releitura de um clássico. Se Level E da temporada passada conseguiu trazer um traço mais noventista para a atualidade, aqui temos a mesma qualidade técnica, mas retornando com algo da década de 70 com todas as suas características e estilos.

O trabalho de character design feito por Takahiro Kimura acertou em cheio nessa atualização. A animação que é muito boa, com traços definidos e cores sempre bem escolhidas, se junta ao traço mais caricato da obra original para unir com muita eficiência o antigo com o novo.

Mas um anime não é feito só de animação e traço, é claro, vamos falar um pouco da história. Dororon é uma série de comédia-horror que se passa na década de 70 em Tóquio. Aqui a cidade se encontra infestada dos mais diversos youkais que fugiram do inferno e estão criando problemas no mundo humano, como o ladrão de rostos do primeiro episódio. Para resolver esse problema, vindos diretamente do inferno, temos a Patrulha Youkai, um grupo formado pela demônio de gelo Yukihime (“Princesa do gelo”); por Kapaeru, um Kappa; pelo sábio e sonolento Chapeauji, um chapéu falante; e pelo sobrinho de Enma-Daio e protagonista da série, Enma.

Apesar do primeiro episódio ser responsável por apresentar o grupo de protagonistas, conseguiram fechar ainda nesse episódio o primeiro caso resolvido pelo grupo, o que me faz pensar que teremos uma série episódica com o monstro da semana ou no máximo pequenos arcos.

A série, até pela origem que tem, foge do politicamente correto. Piadas com conotação sexual (ainda que nada demais, mais como brincadeiras bem shounen mesmo) são recorrentes e a carga de fanservice está lá para ser fiel ao original. Para quem não gosta, como eu, posso dizer que é bem tranquilo, difícil alguém ficar ofendido ou algo parecido com isso. Como não rir de um monstro que usa uma espécie de pênis de pedra (que só lembra o membro por ser cilíndrico e por sair diretamente da pêlvis) para atacar? É bobagem pura para divertir.

Os personagens também não são heróis típicos, eles estão ali muito mais para resolver os problemas do inferno do que por preocupação com os humanos, como pode-se ver nesse primeiro episódio quando o grupo inteiro dorme enquanto a humana serve como isca.

Com uma animação muito bem executada, um character design diferente do que vemos na maioria das animações atuais, dando um diferencial, personagens divertidos e que se divertem, enredo sem grandes pretensões e um grande nome por trás de sua origem, Dororon Enma-Kun mostrou nesse primeiro episódio um grande potencial que deve se concretizar com o correr da série.

Voltando aos posts sobre os novos animes da temporada de […]

3 thoughts on “Dororon Enma-kun Meramera – Primeiras impressões”

  1. Ficou muito legal suas impressões, tomara que tenham muitos mais animes com remakes de boa qualidade. Eu gostei bastante, não é que vocÊ vá fazer xixi de tanto rir, mas o conjunto da obra é diversão garantida. Não vai mudar a vida de ninguém, mas pra quem gosta desse humor escrachado bem típico das decadas passadas, deverá gostar.

Deixe sua opinião