Supernatural: The Animation – Primeiras impressões

Olá pessoal, como estão? Semana passada foi a estréia de um anime bastante aguardado por fãs aqui do ocidente, entre eles eu. Estou falando de Supernatural: The Animation.

Supernatural é uma série do canal americano CW, que desde 2005 mostra as historias dos irmãos Winchester; Dean, o mais velho que faz o estilo durão e Sam, o mais novo, atormentado pelo seu passado. Os dois irmãos viajam os EUA no seu Impala 67 preto atrás de casos sobrenaturais, enquanto buscam resolver antigos problemas de família. Unindo um tom sombrio, folclore, lendas urbanas e uma boa dose de ação seca, Supernatural já conta com seis temporadas e agora ganha sua versão anime pelo estúdio Madhouse.

E aqui você pode ficar um pouco preocupado. Apesar do histórico favorável do estúdio, suas investidas recentes em adaptações de materiais ocidentais não tem sido exatamente um sucesso. Wolverine e Iron Man (especialmente o segundo) não empolgaram, passando longe da ótima animação que o estúdio normalmente apresenta.

Felizmente Supernatural: The Animation parece ter recebido uma atenção maior e levando em conta os dois primeiros episódios, pode-se fala que tecnicamente o anime é de alto nível. A coisa que mais chama atenção é o character design de Yoshimatsu Takahiro. Experiente, com animes como Trigun no currículo, Takahiro conseguiu reproduzir muito bem os traços dos atores reais e os comportamentos típicos dos personagens.

A animação é diferente de animes como Aoi Bungaku, obra anterior do estúdio com um tema mais sombrio, mas combina perfeitamente com a série. As cores são bem marcadas, sempre em tons mais escuros, próprios do tom pedido, conseguindo passar o ar de mistério e sendo bem eficientes nas cenas de ação.

Apesar do lançamento ser japonês, encontrei e assisti a versão dublada em inglês. Enquanto Sam é dublado pelo ator original, Jared Padalecki, o que trás certo conforto para o espectador, apesar de Padalecki escorregar algumas vezes, natural de alguém não acostumado com a atuação em dublagem, Dean tem outra ator, que consegue reproduzir uma voz bem semelhante ao ator, que dublará os dois últimos episódios da série.

Mas e a história? Aqui as coisas ficam um pouco complicadas. Os dois primeiros episódios, e me parece que os outros já lançados também são assim, são releituras de alguns episódios da série. Apesar da promessa de algum material realmente inédito, espere rever o que você já viu na televisão. E aqui uma das poucas críticas; cada episódio tem aproximadamente 22 minutos, enquanto o original tem mais de 40, então também espere certa correria.

Para quem nunca viu a série fica um pouco complicado já que não é feito nenhum tipo de introdução, apenas algumas imagens que só deixam os espectadores mais confusos. Para essas pessoas eu recomendo dar uma pesquisada no início da série original e aproveitar essas releituras, pois apesar da falta de ineditismo, a série tem grande qualidade (o segundo episódio foi incrível!, final lindo e muito bem dirigido) e é superior a muito material japonês de ação e sobrenatural.

Até segunda ordem serão 22 episódios, lançados em primeiro lugar na internet e posteriormente em DVD e BD. Seguindo o nível dos dois primeiros episódios, teremos uma grande obra, aproveitem!

PS: Algumas imagens tem uma qualidade ruim pelo arquivo ser LQ.

Olá pessoal, como estão? Semana passada foi a estréia de […]

11 thoughts on “Supernatural: The Animation – Primeiras impressões”

  1. Estava com medo de ver, mais por causa das outras duas series, vi 5 das 6 temporadas, mas cansei.
    Bem suas primeiras impressões tiraram meu medo, já estou baixando, não muito feliz que so tenha em LQ, mas esperar até bd não da, verei se é bom e tentar expalhar para odiadores de anime amantes de supernatural que conheço, forçar neles até gostatem.

    1. Fico pensando se fãs xiitas de Supernatural irão gostar. Como são releituras, possivelmente vão falar que não vale a pena ver, que basta a série. Pessoalmente, acho válido as duas, até porque animação consegue fazer coisas que uma série live-action não consegue (veja o final do segundo episódio e entenderá).

      Gyabbo!

  2. Eu até gosto um pouco de Supernatural, mas não pretendo assistir ao anime. Não sei por quê, mas não conseguiu me agradar. Animes com ambietação escura, por algum motivo, que eu mesmo desconheço, dificilmente conseguem prender minha atenção, sem contar que o anime parece ser muito violento e isso me dá um pouco de medo, ou nojo, sei lá. Enfim, é um anime peculiar, lançado já em inglês (devem estar apostando alto no mercado ocidental), mas que dificilmente assistirei.

  3. Não sou um grande fã de Supernatural, mas a série teve um grande salto de qualidade a partir da 4º temporada. Espero que esse anime tenha esse novo rítmo que a série ganhou. Outra coisa que me deixa muito feliz é essa parceria da mad house com a marvel. Apesar das decepções com Wolverine e homem de ferro, to bem animado com x-men! E espero que tragam a antiga vampira de volta! A mad house pode se tornar a salvação da Marvel no quesito animações , porque nesse quesito ela perde feio para a DC…

  4. Eu não tenho acompanhado muito mais a serie, apesar de que meus amigos serem fãs e viverem me contando sobre os episodios, então, não tenho muitos problemas para tal.
    Sou uma otome tambem e não costumo gostar de desenhos de ação (estilo Iron Man ou X-Man), mesmo em animes, apesar de que Devil May Cry foi uma grande exceção por eu ser fã do jogo.
    O meu gosto tambem está um pouco relacionado ao traço do anime, já que não costumo tambem gostar tanto de animes em estilo mais realistico.
    Mas, confesso que estou um pouco ansiosa para ver esse Supernatural, pena que não sei onde baixar…

    1. Só procurar no NyaTorrents. Não colocarei o link direto para o DL aqui por que não gosto de colocar isso no blog, mas é fácil de achar lá.

      Gyabbo!

  5. Gostei do blog. Coincidentemente, me haviam falado sobre este anime recentemente, mas só agora li algo a respeito. Vou pensar se baixo, sendo q a série original já assisto desde a quarta temporada. Para o anime, precisarei encontrar espaço frente aos demais que já venho acompanhando. Abraços.

Deixe sua opinião