L&PM POCKET entra para o mercado de mangas

Então, é um pouco raro eu comentar notícias, mas isso sempre foi uma possibilidade do blog (como eu escrevi no About). Sendo assim, hoje fomos surpreendido com uma ótima notícia para o mercado de mangas do Brasil.

Fundada em 24 de agosto de 1974, a editora do Rio Grande do Sul L&PM editora veio hoje através do seu site oficial e pelo seu twitter anunciar a sua entrada no mercado nacional de mangas. E não foi com obras qualquer.

Em dois volumes teremos Solanin, manga seinen do autor Inio Asano originalmente publicado na Weekly Young Sunday de 2005 à 2006. Nele, Meiko e Taneda graduaram da universidade, mas não sabem exatamente o que fazer das suas vidas. O tempo passa e as coisas parecem sem gosto, faltando algo a ser realizado. Em 2009 Solanin chegou a ser indicado para o prestigiado Eisner Award.

Já em um único volume temos Bouken Shounen, originalmente da Big Comic Original, uma coletânea de histórias curtas do famoso mangaka Mitsuru Adachi, autor de Touch, H2, Cross Games e muitos outros. Em suas sete histórias, Adachi mostra com sua ótima narrativa a forma como homens adultos são obrigados a voltar ao seus passados para resolver suas vidas.

Ambos os títulos virão com o sentido de leitura japonesa (da direita para esquerda, mas você já sabia disso, certo?) e a editora confirmou no seu twitter que a tradução será feita diretamente do japonês. Bom, muito bom, é uma obrigação, mas a gente vê cada coisa que é sempre bom elogiar.

Mas não vim só para relatar a notícia, queria ressaltar alguns pontos.

Primeiro, uma das coisas que mais podem ser comemoradas em um mercado é a chegada de um novo participante no meio. Isso gera uma concorrência maior, o que em qualquer mercado saudável obriga os participantes a melhorarem o que ofertam aos seus consumidores, seja com um preço menor, qualidade maior, ou ambos. Mais do que isso, a L&PM é uma editora reconhecida e estabelecida no mercado, principalmente na fatia de livros de bolso, onde reina no mercado nacional. Apesar de, na minha opinião, necessitar de algumas adaptações técnicas para a publicação de um manga, ver um lançamento desses em formato como o de um Snoopy ou Garfield, seria algo que me agrada bastante.

Segundo, a L&PM chega no mercado com dois seinen. Sim, isso é muito importante, é fácil encontrar hoje em dia shounen, shoujo, mas o seinen, títulos para adultos, não é algo que foi realmente explorado por aqui. Diferente do mercado de bancas, muito mais imediatista, o mercado para livrarias é algo muito mais perene, ficando exposto por anos. Acredito que esse seja um caminho muito mais seguro para esse lado do fandom do que o investimento em lançamento de bancas.

Terceiro, finalmente chega ao país um dos nomes mais importantes dos quadrinhos japoneses. Apesar de pouco divulgado pelos grupos de scans no país, Mitsuru Adachi é um nome muito forte, tanto em shounen quanto em seinen, mas até mesmo shoujo, sendo elogiado em todos os lados. Que essa seja a porta de entrada do autor para que as suas obras mais importantes venham ao Brasil.

Fiquei realmente feliz com essa notícia, rivalizando com o anúncio da Ação Magazine como a melhor notícia do ano no mercado até o momento. Torço também para que essa investida da editora não seja como a entrada da já extinta Savana Editora, apesar de achar isso bem difícil.

Fãs, aproveitem a chance de melhorar o mercado, comprem (mas se tiver que criticar, critiquem)!

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsuru_Adachi

http://en.wikipedia.org/wiki/B%C5%8Dken_Sh%C5%8Dnen

http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/2011/02/23/mitsuru_adachi_inio_asano_brasil/

http://japanpopcuiaba.wordpress.com/2011/02/23/editora-gaucha-lpm-lancara-mangas-em-edicao-pocket/

http://www.jbox.com.br/2011/02/23/editora-lpm-anuncia-mangas/

Então, é um pouco raro eu comentar notícias, mas isso […]

5 thoughts on “L&PM POCKET entra para o mercado de mangas”

  1. Excelente notícia! Solanin é de longe um dos melhores mangás que já li, fiquei até um pouco triste porque já comprei a versão americana. Mas dependendo do preço vou pensar em comprar a versão brasileira.

    E Bouken Shounen é compra na certa!

  2. Fiquei feliz com a noticia e principalmente pelo fato que virá por uma editora de renome. A Savana foi algo bizarro que saiu não sei daonde e sumiu da mesma maneira. Sendo pra livraria, só espero muito qualidade. Espero que o preço não seja salgado hihihi.

  3. Comprarei os dois com certeza (estou especialmente anciosa por Solanin). Quando a ser como a Savana, acho praticamente impossível; a L&PM já é uma editora bem estabelecida no país, e mesmo que ela resolva não lançar mais mangás depois destes dois títulos (o que eu sinceramente espero que não aconteça), sumir ela não vai. Estou realmente muito feliz por uma editora nova surgir no mercado, e lançando dois ótimos seinens de uma tacada só. Espero que a L&PM ajude a suprir a falta de seinens e joseis no nosso mercado, e que, quem sabe, chegue a substituir a falecida Conrad (me refiro à editora antes de falir e ser vendida), lançando títulos mais alternativos, e que não sejam só oneshots – sim, porque com raríssimas excessões, a maior parte do material para o público mais velho que chega no Brasil são volumes únicos.

  4. A um tempão que iria escrever sobre Solanin mas acabei não fazendo.
    É uma boa escolha para começar no gênero, o autor está ficando famoso e Solanin foi sua consagração. Recentemente teve até o filme que ficou bem feito e tal. Pelo menos me poupa de ter que importar.

    Mais uma editora para eu ficar enchendo o saco para trazer isso e aquilo. Eba!

Deixe sua opinião