ULTIMATE GYABBO!'S GUIDE LIST PARA DESBRAVADORES CORAJOSOS!

Então você gosta desses desenhos animados vindos do outro lado do mundo? Você começou assistindo Naruto emprestado daquele seu primo e agora quer tentar algo diferente? Ou você está acompanhando com afinco os novos animes, já viu GOSICK, Madoka Magica e Level E, mas não é o suficiente? Você quer desbravar o desconhecido?

Seus problemas acabaram! Chegou a:

ULTIMATE GYABBO!’S GUIDE LIST PARA DESBRAVADORES CORAJOSOS!

O primeiro passo para ser um DESBRAVADOR CORAJOSO do mundo dos animes é ter assistido “Ponte para Terabítia”. Mas como estou aqui para lhe ajudar, irei informar aquilo que você precisa desse filme e sua analogia sobre o uso-de-entorpecentes-por-jovens para seguir em seu caminho: Feche os olhos, mas deixe a mente bem aberta.

Tendo isso em mente você tem tudo para se graduar como um DESBRAVADOR CORAJOSO! Feche o blog Mais de oito Mil, pare de zoar a garota de fitinha azul no cabelo e IKIMASU.

Blogs

    Esse é um dos jeitos mais simples de se conhecer novos animes. Mas você não vai simplesmente abrir um blog e ter sua vida mudada para sempre como no Lar doce Lar. A ideia é buscar bons blogs e pegar as dicas pelas entrelinhas. Fuja dos posts sobre os animes recentes, procure aqueles posts mais íntimos do autor, aqueles que são comentados com mais gosto.

    Além disso, muitas vezes você acaba preso a um único blog, e por mais que ele seja ótimo, nada pode ser completo. Aproveite e dê uma passada na lista dos parceiros e sites recomendados. É possível que muita coisa não acrescente em nada na sua busca, mas com certeza encontrará novas fontes de informações que irão lhe ajudar a descobrir novos bons animes.

    Exemplos: Veja a list de blogs linkados no Gyabbo!

    • Fóruns

    E quando eu digo “fóruns” não estou considerando as comunidades do Orkut. Me desculpem aqueles que gostam, que participam, mas pra mim Orkut é o último lugar onde você deve ir atrás de dicas sobre animes.

    Apesar de ter perdido muito espaço com as novas redes sociais, ainda temos bons fóruns por aí onde você poderá encontrar tanto aquele user mais oldschool que terá pronta uma lista de animes dos anos 89 e 95 (95 foi uma safra, não acham? Legend of the Galactic Heroes, Evangelion, Ranma 1/2, Golden Boy e outros!) para você ir atrás, como aquele user underground que sabe todas as novidades que saírem hoje e você não ficou sabendo.

    Além disso, fóruns são uma ótima maneira de se conversar e debater sobre animes de forma mais direta e com respostas mais dinâmicas.

    Exemplos: Multiverso Bate-Boc@, AnimeSuki Forum.

    • O coração das cartas

    Essa é uma dica pessoal que eu já usei bastante e já deu muito certo, como no caso de Fullmetal Alchemist. A ideia é você abrir algum site com os mais diversos animes em ordem alfabética e escolher um que você nunca tenha ouvido falar e baixá-lo a ermo por ter gostado do nome. Sim, só do nome, não vale nem ver uma imagem como referência. É o que chamamos de Roleta Russa do fã de animes.

    Exemplos: AnimeSuki, AnimeBlade.

    • Movies

    Por incrível que pareça essa é uma categoria muito renegada pelos fãs de animes. Mesmo que movies recebam muitas vezes um investimento bem maior que uma série, a maioria deles passa batida pelo público. Muito disso é explicado pelo delay entre a estreia dos mesmos nos cinemas japoneses e a data de lançamento dos DVD’s (e consequentemente dos torrents).

    Mas não se engane, existem muitos movies por aí que você ainda não viu e não sabe o que está perdendo. Vou usar um exemplo bem prático, saiu em DVD até aqui no Brasil, mas quem aí viu Paprika? Você já viu Princess Mononoke? Ou mesmo Steamboy! Mas não fique só nos mais conhecidos, que tal fundir o item “O coração das cartas” com o de movies? Você pode ter gratas surpresas.

    • Clássicos

    Ok, tem muita coisa por aí que é overrated mesmo, mas acredite, se milhares de pessoas estão afirmando que tal anime é uma obra-prima depois de mais de 10 anos é porque possivelmente ele é mesmo! Já citei alguns nesse post, mas não custa relembrar Cowboy Bebop, FLCL, Princess Tutu.

    • Quem tem boca vai à Roma

    Esse é bem simples e pode ser usado em quase qualquer contexto (menos no Orkut). Pergunte! Está com preguiça de pesquisar (coisa feia…)? Seja direto, vá no Twitter e pergunte diretamente pra alguma pessoa que entenda um pouco mais da área. Faça isso no item “Fóruns”, procure aquele cara que não esteja usando touca de Mokona e esteja estranhamento afastado de todo mundo em um evento e pegue uma dica com ele.

    Deixe comentários em blogs, aproveite um post para perguntar sobre algo parecido com aquilo que foi escrito. Pode ser até pelo formspring. As possibilidades são infinitas nesse mundo de rede sociais.

    Essas são algumas dicas, com o tempo irei lançar a Kanzenban da ULTIMATE GYABBO!’S GUIDE LIST PARA DESBRAVADORES CORAJOSOS!, não se preocupem.

    Para isso também quero ouvir vocês. Deixem nos comentários ideias de como descobrir animes novos e bons!

    Então você gosta desses desenhos animados vindos do outro lado […]

    17 thoughts on “ULTIMATE GYABBO!'S GUIDE LIST PARA DESBRAVADORES CORAJOSOS!”

    1. Realmente os filmes são uma boa para quando se está um pouco enfadado de “mais do mesmo”. Somente nos filmes encontramos algumas peças de mais refinada arte, como esses que você citou (e outros como TUDO do Ghibli, ou Summer Wars… e por aó vai). Além disso, um filme muitas vezes te dá mais “base” do que ver diversas séries.

      Aliás, acho que estou precisando entrar nessa de coração das cartas pra conhecer algo novo =9

    2. Uma maneira é ver do melhor de um genêro que você não explora tanto, dá pra descobrir muito tesouro assim. Vi muitos animes que não estava em interesse por curiosidade e acabei amando a idéia.

      Outra coisa são JOGOS. Muitos falam que animes baseados em jogos são ruims, mas eu não acho.

      Aproveitando aqui vou recomendar ÓTIMOS animes não em genêros específicos, mas que agradarão pessoas de vários gostos pra não ter problema: Durarara, Sengoku Basara, gintama e mononoke (destacando mais SenBasa e DRRR).

    3. Eu já fiz o “coração das cartas” e realmente me surpreendi, vendo animes que normalmente ninguém comenta mas são muito bons. Uma outra coisa que eu faço e ver aqueles videos de música com animes do youtube, se vejo de algum anime que parece ser interessante procuro saber mais sobre a história e muitas vezes assisto dependendo de como for.

      Bom, só isso, e queria dizer que adorei o post! =)

    4. eu uso a tecnica do coração das cartas em manga, vo no site o clico em suprise me xD as vezes da certo.
      me sinto mau de so ter começado a ver Legend of the Galactic Heroes agora =P.

    5. Muito legal este post. Já procurei animes aleatórios em sites de torrents porque gostei do nome e da descrição, mas nunca tive muita sorte.

      Eu nem sempre consigo gostar dos animes no primeiro capítulo, a maioria precisa de um pouco de insistência para engrenar.

      Meu método favorito hoje em dia é a recomendação, se algum amigo me recomenda um mangá ou anime, eu tenho mais chances de insistir mesmo que não ache o início grande coisa.

    6. hehehe também us a técnica Coração das Cartas xDD e já descobri ótimos animes assim. Os melhores animes que assisti foi por instinto, tipo por meio de AMV’s, imagens e por nomes. As vezes lia um nome de anime estranho e me interessava, pesquisava um pouco (superficialmente pra não perder o fator surpresa) e logo baixava os episódios. Foi assim com Higurashi no Naku Koro ni, vi esse nome em algum lugar e me interessei. Eva eu assisti mais por crescer lendo e ouvido pessoas elogiando, mas ainda assim eu tinha um pé atrás, mas pra minha surpresa eu amei muito o anime.

      Acho que quando se tem muita “bagagem”, a pessoa meio que fica sentindo que não há nada de novo pra ela, penso que deve ser assim. Como sou nova, tanto em idade como no universo dos fãs de animes, ainda existe milhares de séries que quero conhecer. Sempre que vejo algo já antigo que parece ser interessante, já anoto na minha lista que cresce a cada dia.

      Os atuais eu vou mais por meu gosto pessoal mesmo, olho a lista de novos animes da temporada e vou escolhendo o que pretendo acompanhar. Mas vez ou outra acabo pegando um que não estava nos planos, seja por resenhas de blogs ou indicações de amigos e influências de pessoas como você.

    7. Eu uso bastante o “myanimelist”. Procuro lá um anime que eu conheço e vejo as Recomendações…já achei bastante coisa legal lá que eu nem sabia que existia.

    8. Antigamente, quando eu queria algo especifico, eu usava o Yahoo Respostas. Se não tivesse uma pergunta como eu queria, já respondida, eu fazia uma, como por exemplo: “Qual anime parecido com Death Note vocês me recomendam?”. Foi assim que conheci Code Geass. Mas, ultimamente, qualquer pergunta que se faça é respondida com “2 pontos”, “não sei” ou “naruto”, então, esse não é mais um bom método.
      Eu também gosto muito do MyAnimeList. Nessas férias mesmo, eu acessei a página “Top Anime by Popularity” e assisti todos aqueles que pareciam interessantes, mas que ainda não conhecia. Foi assim que conheci Suzumiya Haruhi.

    9. Postagem divertida essa hahahahaha…

      Sou oldschool mas até hoje vejo anime, fora que já vi uns undergrounds tb… Reforço a dica dos colegas acima: MyAnimeList, ou simplesmente MAL.

      Uso para ver informações ou mesmo ir em alguns clubs e ver o que acham. O mais interessante que noto lá são as recomendações, que se guiam por similaridades. As vezes vc vê sugestões pelo gênero mesmo (como Macross recomendam Gundam e vice-versa) mas tb tem aquelas que o cara recomendou pelo enredo, desenrolar da história ou mesmo os personagens. Assim MAL para mim é a melhor forma de vc conhecer animes desconhecidos do povão.

      Fora isso vejo Anime Blade e ANN (Anime News Network) para saber das novidades o/

    10. Eu descobri o Legend of the Galactic Heroes, que se tornou meu anime favorito, pelo “coração das cartas”, estava olhando um site e de repente, bati olho na imagem para o LOGH, baixei na mesma hora e não me arrependi. Recentemente usei o “coração das cartas” e comecei a ver Neo Angelique Abyss, que foi outra ótima supresa.

      Por jogo eu descobri o Ai Yori Aoshi, que por acaso vi uma visual novel baseada no anime, o jogo em si era ruim, curto demais, mas despertou minha curiosidade sobre o anime.

    11. Eu me atualizo lendo o Gyabo e mais ums três de seus parceiros… Mas como eu já vi bastante coisa e já pesquiser bastante acabo me deparando com uma daquelas obras que todo mundo recomenda e tal…

    12. A roleta russa pode e não pode dar certo..mas, é quase certo que não dê…(espero que não tenha ficado confuso).
      *Deu certo quando baixei Baccano!,mas isso foi uma rara exceção*.
      Denys as dicas são ótimas. Mas, eu vou por indicação (quase sempre), ás vezes, pela sinopse do animê também…Ah, e verdade seja dita: os fãs de animês atuais nem assistem aos filmes (eu gosto muito porque eles são feitos em camadas.eles nunca são o que parecem ser…tem sempre algo mais para descobrir…). E se eles não assistem aos filmes vale ler blogs que falam sobre..(então, poucos novatos lerão isso). But, vou repassar o link assim mesmo…
      Ah é, eu tenho seu Twitter, acompanho o seu blog e, moramos na mesma cidade, mas, ainda não tive aquela coragem de “Ei, quero te conhecer”..hehe. Qualquer dia eu tento, preciso conversar com “otakus”(também não gosto do termo,mas…) inteligentes…^^. É isso!

    13. Olá….Adorei o post….Eu exploro de diferentes maneiras, mas a mais comum é dar uma olhada na abertura e primeiro episodio no youtube……Sou literalmente uma desbravadora…..e tb muito criticada pelos meus amigos que não entendem este pequeno vicio….gosto de coisas diferebtes e não me prendo muito aos generos. Qdo to meio cansada do que to vendo faço um sorteio na lista de animes e exploro….As vezes me decepciono…mas vale como experiencia…rsrsrsrsrsrs.
      Um que amei e achei aleatoriamente foi Toradora…..(assisti duas vezes)…

      Ahhh…parabens pelo blog…..muito bom…e tb achei nas minhas andanças pela net buscando novos animes….

      Como vc disse, o mais importante é não ter preconceito….

    Deixe sua opinião