Iron Man – Primeiras impressões

Olá a todos! Como eu havia prometido, o post sobre a conclusão de Letter Bee não seria o único desse fim de semana, afinal, estamos logo no início da temporada de outono. A ideia inicial era começar com Bakuman, mas infelizmente não deu tempo e vamos com outro anime muito esperado por muitos (honestamente, não por mim), Iron Man.

Mas hoje não esqueça de que é um dia importante e vá votar! Aproveite para votar na enquete do Censo Gyabbo! ao lado direito.

Para começar é preciso dizer que eu não tenho nenhum grande conhecimento sobre comics, e o pouco que conheço do personagem Iron Man se deu pelos dois filmes recentes e algumas leituras feitas na internet. Ah, li também parte da Guerra Civil. Parte. Logo, meu objetivo aqui não será e nem poderia ser fazer uma análise de quão bem feita foi a adaptação de Tony Stark para uma mídia diferente como são os animes. Entretanto, posso dizer que entendo pelo menos um pouco sobre animes e é a partir disso que irei apresentar minhas primeiras impressões de Iron Man.

Mais uma das “aventuras” da Marvel e de Stan Lee pela animação japonesa traz dessa vez o conhecido Homem de Ferro através de uma adaptação feita pelo estúdio Madhouse e o diretor Yuzo Sato (Akagi, Kaiji). Tony Stark, verdadeira face por trás da armadura ultra avançada está em viagem ao Japão, onde pretende estabelecer contatos para a produção de uma fonte de energia ilimitada e limpa. Para retirar as ressalvas internacionais sobre suas intenções, Stark declara que está se aposentando da alias e das ações de Iron Man. Claro que para isso o mundo não poderia ser deixado desprotegido, por isso Tony inicia a produção de uma nova versão da sua armadura, “Iron Man Dio”, que pretende produzir em massa para fins de pacificação.

Mesmo não conhecendo muito do personagem, percebe-se aqui uma certa descaracterização, mas que para quem pretende apenas assistir e aproveitar um novo anime não podem ser levadas em consideração.

Iniciando pelos pontos positivos do primeiro episódio, vemos um Tony Stark totalmente canastrão; mulherengo, exibicionista, cínico e auto-confiante; muito bem reproduzido pelo Seiyuu Keiji Fujiwara, certamente no tom certo.

Continuando com os pontos positivos podemos apontar… esperem… deixem eu lembrar… é, acho que é isso.

Não vou aqui criticar a abertura ou o encerramento. Não os achei ruins, apesar de ter estranhado, o que é natural, afinal são bem diferentes do que estamos acostumados em ver em animes. A primeira crítica a ser percebida (e a principal na verdade) é quão mal animado é Iron Man.

Rostos quase caricatos, lembrando aqueles desenhos americanos que tentam emular o estilo japonês, um sombreamento e rigidez de movimentos que fazem os personagens parecerem mais bonecos de plásticos do que outra coisa, o CG estupidamente exagerado e ainda sim em um nível baixo de qualidade. Tudo isso irrita profundamente, seja por ter nomes fortes como Marvel e Iron Man envolvidos, mas principalmente por vir daquele que pra mim é um dos estúdios mais fortes do Japão, a Madhouse.

Vejam isso, um teaser mostrado na Comic-Con Internacional 2009:

Agora comparem com a animação apresentada no primeiro episódio… Isso não é uma leve mudança, é uma mudança total! Warren Ellis, que ficou encarregado diretamente do roteiro base do anime e dos seus episódios, disse no seu site que o primeiro vídeo era apenas um teste para mostrar um pouco do design e da estética do anime, mas que tudo poderia a ser mudado posteriormente. Infelizmente mudou. E para muito pior.

Gostaria também de salientar o completo mal uso dos personagens secundários. É óbvio que em Iron Man, mais do que em qualquer outra adaptação de comic, Tony Stark tem que ser o centro das atenções, ok. Mas o resto do elenco é quase inexistente, limitando-se a figuras rasas, talvez com esperanças para (dependendo de como for levada nos próximos episódios) a cientista japonesa Chika Tanaka.

Outra personagem recorrente é uma jornalista inexperiente, atrapalhada e com a aparência fraca, servindo apenas para que Stark possa fazer uma mulher ficar embarassada. De acordo novamente como Warren Ellis, que criou esta personagem, (…) she’s far from weak OR a love interest (…) (ela está longe de ser fraca OU um interesse amoroso), mas ele admite que os escritores da Madhouse tiveram liberdade total para reescreverem o que quisessem. Logo, fica a pergunta do porquê dessa mudança tão ruim vinda de um estúdio tão renomado.

Mas aí você pode estar pensando “Eu não ligo para animação, roteiro, uso das personagens, mudanças do roteiro original ou o que quer que seja, eu quero é ver lutas de robôs!!!”. Bem, sinto muito, mesmo as (poucas) cenas de ação são fracas e nada inovadoras, começando e iniciando de forma incrivelmente rápidas.

Com todos esses pontos falhos, é difícil dizer se Iron Man é um anime que irá se sustentar. Uma coisa que eu não comentei por ser um spoiler, mas que pode levar o anime a ser mais tosco do que aparenta ser é a ligação dos vilões com o número de episódios… realmente espero que fujam disso.

A verdade é que essa animação do Homem de Ferro não foi pensada no ocidente (mesmo que alguns tenha afirmado uma certa aparência americana no anime), nem mesmo no Japão, ainda de acordo com Warren Ellis, a ideia é voltada para o mercado sul-asiático, ainda que atinja Japão e EUA em tempo. Por isso, contentem-se.

Ou comente diferente defendendo o anime se você achou minha posição errada ou tem uma diferente.

Olá a todos! Como eu havia prometido, o post sobre […]

13 thoughts on “Iron Man – Primeiras impressões”

  1. Bom… na verdade, Guerra Civil foi a descaracterização do homem de ferro. de Ultimates para cá, ele tem adquirido essa persona e isso acabou funcionando (e mulherengo ele sempre foi). Conhecendo o Warren Ellis (acredite, ele *é* bom), na certa descaracterizaram a repórter – sinceramente, quem fica tão sem jeito para essas coisas não tem muito futuro na profissão. E de resto, o Zodíaco é um grupo de vilões que existe nos quadrinhos e que é simples de entender.
    Pior que eu acho que vai dar certo é no ocidente. Pare para pensar: apesar de tudo esse aí AINDA é Tony Stark. E nos Estados Unidos o que temos é aquele desenho ridículo com os personagens adolescentes, porque encasquetaram que Homem de Ferro não pode ser vendido para a televisão como é mesmo apesar de dois filmes de sucesso.

  2. Bem, Concordo Plenamente Com A Animação Ruim E Os Personagens Secundários, Para Começo De Conversa Robôs 3D Foram Algo Que Sempre Me Deixam Para Baixo, Quase Nunca Sai Algo Bom, A Repórter Nem Tem O Que Fala Totalmente Inútil.
    Eu Não Sei Do Zodíaco Do Comic Vou Procurar Agora, Mas Para Um De Doze Ser Tão Fraco E Mal Usado, Não Creio Que Vai Sair Algo Bom Daqui Pra Frente.
    Acho Que Darei Mais Uma Chance De Um Ou Dois Episódios, Mas Creio Que Não Terá Salvação

  3. Bem, Iron Man tem falhas mesmo, mas eu até gostei, achei legalzinho, vou ver. Acho que como o Lancaster disse é bem possível que faça sucesso no Ocidente. Já que se vc for ver, o Madhouse deu maior familiaridade do personagem pro público que conhece, do que aquele desenho americano com os adolescentes lá… muito chato aquilo.

  4. Não é tão ruim assim…, se compararmos com as animações amaricanalhadas é uma maravilha, se compararmos com um anime pode ser um hibrido prematuro. Independente do que falarem achei a animação bem legal e as sequencias de ação computadorizadas muito boas, dinâmicas e rápidas, claro que isso comparado a um desenho norte-americano e não com um anime.

  5. Bem, em relação a animação em CG que o Madhouse usou, eu achei ruim sim. Já vi coisa melhor em anime, como aquele Bounen No Xamdou do BONES por exemplo. Os monstros em Cell Shading daquele anime (que gosto) é muito bem trabalhada a animação deles. Em Iro Man não é nem a sombra daquela qualidade.

  6. Eu Acho A Iniciativa Que Estão Tomando Para Juntar O Ocidente Com O Oriente, Nos Últimos Tempo Estão Começando A Tentar Mais, Porem Alguns Acertos E Alguns Erros, O Bom De Iron Man È Que Não Tentaram Recriar A Historia De Um Novo Ponto De Vista, Bom No Sentido Dos Fanboys , Como Wolverine Que Esta Totalmente Diferente[Pelo Menos O Teaser], Que Provavelmente Criara Revoltas.

  7. hahaha, agora fiquei com vontade de olhar só para falar mal.

    Mas… acorda pra vida cara!
    Madhouse é maior enganação.
    Eles são muito bons para animar, mas quando querem. Cometem muitos equívocos na minha opinião, mas sobre o roteiro, tem nem o que discutir. É muita embromação para o meu gosto e praticamente 95% da vezes com finais ridículos.

    O que eles são especialistas é em estragar histórias.

  8. Fico triste pelo estudio madhouse estar aceitando essa qualidade de anime tao deprimente..mas o dinheiro correr as pernas se abrem…e para piorar o Tony Stark atual seja do filme ou da revista esta um lixo..que saudades do formatinho da abril..aquil osim era iron man.

  9. “Rostos quase caricatos, lembrando aqueles desenhos americanos que tentam emular o estilo japonês, um sombreamento e rigidez de movimentos que fazem os personagens parecerem mais bonecos de plásticos do que outra coisa”

    Mas Kaiji é assim. Muita coisa da MadHouse é assim. Muita coisa dos anos 80 é assim. Nem foi surpresa ver algo assim.

    Infelizmente, parece que maneiraram no orçamento e colocaram alguns elementos ridículos na história como essa repórter – do jeito que está aí – e esses ETs.

    Pelo menos, ele “ainda é Tony Stark”.

    P.S.: Ah, fica óbvio que o foco não é ser tão japonês: só a abertura e o encerramento serem instrumentais ao estilo de cartoon diz muita coisa.

  10. Quando vi o Teaser, já não fui com a cara, e agora confirmei xD A Marvel tem esta mania de não inovar nos Herois, daqui 80 anos ainda vão estar falando em Iron Man, não pq seja bom (nada contra seu Antonio Stark xD), mas pq eles não criam nada novo, essa á mais uma das adaptações que fazem de algum heroi americano, em algum universo paralelo, e isso é coisa de Americano então arrisco um provavel Spoiler: Antonio Stark não morre o final =D

  11. Discordo totalmente da critica. A animaçao mostrada na Comic-Con Internacional 2009 é bem mais pobre, tanto nos traços qto na digitalização. Tbm n concordo que o roteiro tenha ficado mal ou que os personagens segundários nao apareceram ou a demasiada enfase sobre o protagonista. As cenas ficaram bem encaixadas, a trilha sonora é boa. Considero o melhor dos HQ em versao japonesa. Melhor q X-mem, Wolverine ou Blade.

Deixe sua opinião