Highschool of The Dead – Conclusão

Olha minna (copiando a @maisdenoitomil)! Como estão? Eu estou incrivelmente atarefado! Nem sei como ainda estou aqui escrevendo esse post, mas tarde terei que fazer uma grande maratona de textos da faculdade, vamos ver no que vai dar (acho que vai dar tudo certo).

Mas não adianta ficar parado, por isso continuo postando, pelo menos aos domingos, marca registrada do blog. Sendo assim, hoje tiro minhas conclusões sobre o final da série High School of The Dead.

Iniciando a temporada de verão desse ano, Highschool Of The Dead despontou logo em seu primeiro episódio, como o hype em torno dele já apontava, como um dos principais a ser observado e candidato à vaga de melhor do ano.

Apesar do seu público-alvo limitado, afinal, estamos falando de zumbis, violência gore, muito fanservice e ação em altas proporções, o anime conseguiu chamar a atenção de muita gente, seja pela natureza de suas características, onde quem gostava delas assistia e se divertia e quem não gostava assistia para falar mal. Mas não só isso, a qualidade técnica de HOTD, adaptado pelo estúdio Madhouse, era muito grande, com uma dinâmica de cenas pouco vistas, animação bonita e que pouco diferenciada do traço original e uma direção por Tetsurou Araki que conseguia infiltrar o espectador dentro de toda aquela atmosfera apocalíptica.

Porém, uma grande dúvida pairava sobre a produção do anime, afinal, quando do seu anúncio, apenas cinco volumes do manga haviam saído e ele havia saído há pouco de um longo hiato. Prometido para 12 episódios (já foi anunciado um OVA extra), o que exatamente iria ser aproveitado e será que esse pouco material construir uma série satisfatória?

A verdade é que o que ser óbvio acabou se concretizando, apesar de ser muito fiel ao manga em diversas cenas e acontecimentos, não havia o anime não se desprender do manga em algum momento. Já se utilizando de um capítulo de recapitulação no quarto episódio, isso era mais do que perceptível.

Muito se pode discutir do excesso de fanservice do anime, da falta total de noção de algumas cenas (sim, estou falando do tiro entre os peitos), mas o grande problema de HOTD na verdade se deu nas más escolhas que o anime criou e na direção de Tetsurou, que infelizmente foi se perdendo com o passar dos episódios.

Não quero fazer desse post uma comparação manga x anime, mas não dá pra ser um pouco diferente, até por que li o 3º volume lançado pela Panini ontem e o anime vai somente até o começo do 4º. Mas a verdade é que dentro da animação perdeu-se grande parte da tensão que “o fim do mundo” trazia consigo para dentro dos protagonistas e da sociedade à sua volta, ponto a ponto o anime deu mais importância aos tiros, explosões, membros decepados e ao fanservice do que ao medo, angústia, tristeza, esperança e outros sentimentos humanos que no fundo são a base da obra original.

Ao final, a correria dos fatos e a necessidade de se criar uma atmosfera de clímax fizeram com que o anime se perdesse em cenas sem muito sentido, o que pode-se perceber pelas últimas notas que dei.

Uma segunda temporada pode vir a concertar os problemas criados no anime? Pode, e o final deste deixou tudo em aberto para caso o sucesso de vendas dos DVD/BD’s permitam, mas como diria os livros de Harry Potter; “Mal feito, feito”, algumas decisões sobre alguns personagens e relações foram tomadas de forma precipitadas. É claro que é sempre possível simplesmente esquecer de tudo isso e continuar como se nada tivesse acontecido, mas isso só vai aumentar a sensação de uma obra incompleta.

HOTD não conseguiu ser aquilo que eu me iludi que seria ao ver o primeiro episódio, mas não chega a ser uma obra dispensável. Especialmente para os fãs do público-alvo, acredito que tenha atendido os requisitos, o que me faz acreditar sim em uma segunda temporada. Mas em geral ela acabou sendo decepcionante.

E você? O que achou?

Olha minna (copiando a @maisdenoitomil)! Como estão? Eu estou incrivelmente […]

26 thoughts on “Highschool of The Dead – Conclusão”

  1. Bem, No começo da serie tambem fiquei com muita vontade de ver, pois a animação estava boa e tudo mais, porem la pelo 5-6 epi ja não sentia mais vontade de continuar vendo, ja li o pouco que tem do manga umas 2-3 vezes gosto muito da obra, so acho que ultimamente eles estao adptando obras muito “jovens”, HoTD Deveriam ter esperado, porem o “final” bem aberto a continuação, provavelmente a OVA sera puro fanservice, levando algum dos omakes do manga…
    Bem
    Ate
    o/

  2. Eu acho que o anime ainda tem tudo pra ficar tão legal quanto o mangá se tiver mais temporadas e se a produção do mangá começar a sair com mais frequência.

    É meio óbvio que o final aberto é justamente pra deixar espaço pra uma próxima temporada e achei até melhor assim, pois o que mais odeio nos animes são os episódios e finais fillers.

  3. Discordo parcialmente, o único problema do anime foi seguir, digamos, demais os passos do mangá visto o número bastante reduzido de episódios (apenas 12, o mangá conta atualmente com 26 cap. já saindo quentinho o 27). Quando no episódio 09 eles inverteram e colocaram o 17 do mangá, para dar mais dinamismo aos acontecimentos, pensei que naquele momento eles avançariam para partes bem mais interessantes do mangá (sem spoiler), mais pecaram (na minha opinião) a continuar seguindo o enredo do mangá com leves avanços. Isso fez com que o anime se tornase cansativo, enfadonho (como o vol. 4 do mangá, na minha opinião). Entretanto, levando em conta a série como um todo, nota 10 por levantar de forma original esta temática zumbiliesca (tb pq adoro zumbis).

  4. Concordo com quase tudo. Parece qu eles não souberam dosar bem esse lance do ecchi que é fortemente explorado no mangá, mas digamos que, em grande parte das vezes de maneira mais natural. É meio que broxante numa cena de tensã o close ficar nas calçinhas e peitos das personagens, e sem mencionar os “maravilhosos” efeitos especiais nos peitos da Shizuza e da Saeko xD
    Outra coisa chata foi a censura das partes mais violentas que aparecem no mangá, mas felismente no primeiro blu-ray eles mantiveram algumas partes com a cena da furadeira, own muito perfeito aquilo mas poderiam ter mostrado um pouco mais (gore gore gore). Mas mesmo com todos os defeitos o anime tem algo que a maioria dos nacidos no continente americano adoram; ZUMBIS *—* e juntando isso á muita ação, uma certa tensão e uma pitadinha de drama ficou um anime obrigatorio para quem curte zumbis e thrillers

  5. O maior culpado é o diretor (mesmo de Death Note como todo mundo sabe) do anime que parece ter empolgado com os peitos das meninas. Talvez se o diretor tivesse sido outro a coisa não seria tão ruim no final…

  6. Bom, com certeza no começo eu estive muitoooo empolgada, o que acabou logo com os primeiros episodios…
    O Diretor acabou com um anime que seria um grande sucesso! Realmente como foi colocado, a preocupação com tiros, explosões e etc foi maior do que o que deveria ser focado “o fim do mundo”…
    Sem esquecer é claro das atrapalhadas dos capitulos com relação ao mangá, será que realmente valeu a pena mudar tanto? eu realmente acho que não…
    O final foi decepcionante!
    O que nós resta é esperar por uma possivel segunda temporada, e ver se muda alguma coisa, isso é, se mudar o diretor, e claro se realmente é possivel ainda mudar alguma coisa!!!
    Agora, o que realmente me surpreendeu foi Ookami, um anime que começei a ver e não dava nada, se tornou muitoooo melhor do que HOTD…
    E fim de Kaichou, sentirei falta… outro anime que cresceu bastante conforme os episódios…

  7. Que isso gente achei o Anime super bem feito, estão de parabéns os criadores…

    Fazia tempo que não via um anime tão completo.

    falowwwwww

  8. Vou resumir meu comentário… Então, o anime começou com o pé direito, mas no meio do caminho, tropeçou com o esquerdo, e terminou de cara no chão. Se fosse pra fazer um “final” (aspas gigantes) daquela forma, então que esperassem mais para lançar o anime, pelo menos eu não perderia meu tempo vendo uma intro de uma possivel segunda temporada :D

  9. Adorei, o anime, ainda não li o mangá, mas acho que do capitulo 6 pra cá a historia se perdeu um pouco me deu a impressão que ficou um vazio, mas gostei bastante da historia, espero que tenha a segunda temporada.

    Marcelo – Campo Grande-MS

  10. Ahh, de boa
    É um dos melhores animes que eu ja vi.
    Naquela cena la do tiro nos peito la, quando parecia que eles ia morre, sei la, eu fiquei tenso demais. Na cena la que mataram o pai da guriazinha de cabelo rosa, tbm fiquei tenso.
    De boa, nao fico assim pra qualquer anime. Curti, e espero que saia logo a segunda temporada.

  11. Bom ja li ate o capitulo 28 do anime que e o primeiro capitulo do manga de numero 7. Ah muito ainda o que explorar e espero que o OVA nao seja so fanservice ou algo sem a menor ligação com o manga pq frustraria demais as expectativas. Além disso, a muito material humano a ser trabalhado se o anime começar pelo arco do shopping e pode se recuperar ao resgatar as relações entre os personagens e as frustrações destes ao longo da historia e tambem as suas peqeunas vitorias e alegrias. Lembrem-se de Zumbilandia: valorizar as pequenas coisas da vida! rsrs.

  12. bom, o mangá continua, o anime (que tenho certeza que ninguém gostou ) não terá uma segunda temporada porque, imagine sua obra sendo destruida, não é nada bom se fosse o meu mangá eu pediria que parassem de construir o anime.
    obg. =^.^=

  13. Looly fale só por vc que não gostou. Opinião assim é que frustra ler blog quando não é, ao menos, bem construida a argumentação. Então fale só por vc.

    Pelo OAD vai ter continuação sim. Quem viu a ultima sentença pronunciada pela alice-chan ja entendeu que vai acontecer. Quando? Só deus e o autor sabem.

    Na MINHA OPINIÃO o anime foi equilibrado e manteve o echhi no nivel ideal. As cenas foram bem trabalhadas e nada foi monotono. Aguardo anciosamente pela segunda temporada ou quem sabe uma jogada tipo Black Lagoon trird barrage / roberta’s trail ou Hellsing ultimate que em media tinha 40 minutos, saindo em OVA’s.

  14. ai super legal esse anime – eu fiquei super animado por finalmente ver um anime diferente que inclui ação canibalismo e muito mas MUITO(GORE_GORE_GORE) o anime é bem feito mas deixou a desejar do episodio 6 pra cima por terem esquecido de demonstrar + sentimentos umanos como o medo de terem comessado o fim do mundo cara eles se centraram demais na ação nos tiros nas explosões e com as mentiras que nos só vemos em MATRIX cara as balas passando dentre os seios da lutadora de quendo me dexo muito bolado mas a lutadora de kendo me deixou realmente cativado com seu estilo e jeito de ser até mesmo sua escuridão interior de gostar muito de lutar o anime na minha opinião é nota 9,5 por que levo em conta a personalidade de cada personagem e sentimentos humanos e tanbem os ZUNBIS e o SANGUE e os sentimentos que demonstram no comesso do anime mas vacilaram depois do eisodio 5 e ai eu fiquei meio desinteressado mas continuo vendo e tenho esperança de que COMSERTEZA avera UMA SEGUNDA TEMPORADA E ESPERO QUE O DIRETOR DO ANIME N COMETA TANTOS ERROS COMO FEZ COM A 1 TEMPORADA E È ISSO AI PESSOAL Até mais E particularmente eu n gosto muito de naruto mas a historia e legal BEM VO PARAR DE Enxer o saco de vocês E blog muito bom em se rolar alguma indicasão de quando vai sair a segunda temporada avisem porfavor VLW PESSOAL FUI

  15. posers vcs se esqueceram do principal. um anime deve ser divertido e pode apostar HOTD é sim muito divertido e completo com seu drama sua ação seu humor e tudo mais. o problema na verdade esta em quem não consegue parar de criticar. vcs querem um anime perfeito escrevam um então, eu ainda sou um adepto dos tiros e zumbis.

  16. Bem nem acabo No final do Ova bem no finalzinho apareceu aquela menininha de cabelo rosa q tem um cachorrinho e disse: nos achamos um buraco na ilha q liga da ilha a cidade q eles estavam e n era seguro e a menininha falou : q n tinha acabado a luta ainda q ia aver mais lutas e mais aventuras . Bem conclusão n acabo 2 temporada vai vim so fizeram isso para da Market bem n acabo tomara veio essa manga é muito bom

  17. cara achei o anime muito foda logo q vi o 1° episódio,mas eu acho q o final não faz sentido algum se não tiver uma 2° temporada pq no final não teve um final.

  18. poxa o anime é otimo tem que ter uma segunda temporada por 2 motivos o ultimo epsodio acabar da quele jeito e o outro pq no epsodio OVA no final a menina fala : CONTINUA

  19. Eu tinha grandes expectativas com highschool,achei o primeiro episodio bom(com muito fanservice mas bom),depois disso eu continuei assistindo e vi um anime sem qualquer proposito,ja vi animes como heelsing,que são feitos sem nenhum roteiro profundo mas que tem a intenção de divertir o telespectador e nem pra isso o highschool serve,acho que um possível bom enredo foi jogado no lixo e a unica coisa que o anime faz é mostrar peitos e colegiais se agarrando.
    Eu realmente me decepcionei com esse anime,não critico quem gosta,acho que cada um tem direito de ver aquilo com o que se sente mais satisfeito,só não gosto dessa nova geração onde os animes são só fanservice.

  20. Nada a ver, tudo questão de gosto, pra mim foi legalzinho, eu curto animes com poucos episódios, então entre ruim e bom foi “OK”.
    Mas sobre os peitos desviando das balas kkk foi engraçado, e não acho que não tenha sido esse o propósito, eu ri muito, então seila, anime não é vida real galera (y)

Deixe sua opinião