Censo Gyabbo! – Resultados e Onde você mora?

Depois de 20 dias exatos e 202 votos, fechei a segunda enquete do Censo Gyabbo! ontem, continuando a saga para conhecer melhor os leitores do blog. Ainda nas perguntas simples, a questão tratava simplesmente da idade daqueles que acessam o blog e os resultados foram os seguintes:

RespostaVotos                                                      Porcentagens
18~25 anos
105                                               52%
14~17 anos
65                                                 32%
Mais de 25 anos
21                                                 10%
11~13 anos
10                                                 5%
Menos de 11 anos
1                                                   1%

É fácil perceber que a maioria esmagadora dos leitores do Gyabbo! é formada por pessoas de idade maior, os chamados jovens adultos, na faixa dos 18~25 anos, com mais de 100 votos e chegando a 52% do total (em boa parte da enquete esse grupo se manteve com 60%!).

Logo depois vem o grupo dos adolescentes, com um número também expressivo, 65 votos e 32% dos votos. Somando essas duas faixas teríamos 84%! Realmente podemos perceber que quem acessa o blog são jovens entrando ou iniciando a fase adulta, o que muito provavelmente é reflexo do fato de eu estar nesse grupo, como comentou a leitora Kino, poderíamos dizer que os posts que faço são um pouco extensos, o que não é exatamente o que um pré-adolescente ou uma criança busca na internet, principalmente em se tratando de desenhos animados. Ele quer só a diversão pronta e fim.

Por isso mesmo tivemos os poucos votos entre os pré-adolescentes (11~13 anos, 10 votos) e as crianças (menos de 11 anos, 1 votos apenas, fiquei até curioso para saber quem era essa pessoa). Por outro lado, também temos uma baixa participação daqueles com mais de 25 anos. Acredito que isso seja um movimento natural de um país onde histórias em quadrinhos e desenhos animados são vistos majoritariamente como coisas de criança. Quem sabe meu blog não ajude um pouco a mudar essa visão?

O traço do leitor do Gyabbo! começa a desenhar-se e agora parto para outra pergunta, ainda algo básico:

Onde você mora?

Além das 5 regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), irei incluir a cidade de São Paulo em separado por entender que muito do fluxo da internet vem justamente dessa capital, e no mundo dos animes e mangas isso não é diferente. Por isso, se você morar na capital paulista, não marque “Sudeste”, mas sim, “São Paulo – Capital”. Lembrando que a pergunta é sobre onde você mora, de onde lê o blog, não onde nasceu.

Conto novamente com os votos de vocês!

Ah! Quase esqueço, não deixem de especificar a cidade nos comentários, seja aqui nesse post ou na própria enquete.

Depois de 20 dias exatos e 202 votos, fechei a […]

18 thoughts on “Censo Gyabbo! – Resultados e Onde você mora?”

  1. Moro em Santo André – SP. Acho que talvez seu blog comece a ter leitores mais velhos conforme a atual geração de fãs de cultura japonesa vá envelhecendo. Afinal, se pararmos para pensar, faz pouco tempo que a cultura nipônica começou a entrar de verdade no Brasil – antigamente chegava uma coisa ou outra por aqui, mas nada perto da quantidade atual – sem contar que com a maior popularização da internet, houve também uma conseqüente popularização do “mundo” dos animes e mangás. E só para constar, eu sou leitora, e não leitor, rss. :-)

Deixe sua opinião