Black Rock Shooter – OVA

Olá minha gente, como estão todos? Espero que bem! O tempo está passando, amanhã tenho que acordar cedo para uma reunião que eu não estou com a mínima vontade de ir, porém irei né… Mas ainda sim, sempre guardo um tempo para vir atualizar o blog, impressionante como não acabam os animes para comentar!

Antes de ir para o post de hoje, você já votou na segunda enquete do Censo Gyabbo!? Dessa vez a pergunta é sobre a sua idade. Além de votar na faixa etária, seria bom se você pudesse comentar na enquete em si ou no post sobre ela. Conto com os votos de todos que passarem por aqui!

Mas vamos lá, let’s rock, o post hoje é sobre Black Rock Shooter!

Antes de começar a escrever, eu preciso ser bem honesto com vocês; não sei praticamente nada sobre as famosas Vocaloids. Claro, eu sei sobre o que se trata, já vi alguns vídeos, uma vez cheguei até a reconhecer um cosplay de uma personagem em um evento aqui na cidade (o que deixou a cosplayer bem feliz, acho que ninguém estava reconhecendo). Mas fico somente no superficial. Até sair o anúncio desse anime eu não fazia ideia de que existia algo chamado Black Rock Shooter.

Sendo assim, não pretendo fazer uma análise comparativa, ou analisar a adaptação que foi feita, estou aqui para comentar sobre o anime em si. Se você quiser se aprofundar mais, lendo melhor sobre o lado Vocaloid da produção (ou mesmo ler alguns spoilers, reflexões sobre o significado da série e outros pontos de vista) eu recomendo dois posts do blog Subete Animes, parceiro do blog. O primeiro é do Panina Manina, que caso você leia os spoilers dele, fica aqui afirmado que eu concordo com as afirmações dele. O segundo é do outro redator do blog, o Qwerty. Ambos estão muito bem feitos e com certeza valem a leitura se você quiser se aprofundar um pouco mais.

Black Rock Shooter se trata de uma personagem criada pelo artista conhecido como Huke para ilustrar um clip de uma música feita a partir dos famosos sintetizadores de vozes, as Vocaloids, criada (a música, maldita ambiguidade) por Ryo, líder de um grupo de músicos chamado Supercell, rapidamente ganhando fama pela internet (especialmente na Ásia através do site de vídeos NicoNico Douga).

Se pessoalmente eu não gostei muito da música em si, é inegável o apelo estético da personagem e do mundo que a cerca (além de outras personagens criadas para esse mundo posteriormente ao sucesso). Uma garota com roupas escuras, um olho em chamas azuis, com uma diversas armas pesadas em punho em meio a um mundo gótico em destruição é o que poderíamos chamar de ‘no mínimo cool‘.

Apesar de ao olharmos para a personagem que dá nome ao título pensarmos que veríamos um anime de ação e batalhas estilosas em um nível épico, Black Rock Shooter é na verdade uma simples história sobre uma amizade e sentimentos escondidos.

Não que não haja ação, ela está lá, e aqui é de se ficar em pé para bater palmas para o estúdio Ordet que conseguiu produzir cenas de altíssimo nível, cenas que desbancam facilmente muitos animes propriamente de ação que estão no mercado. Na verdade, seja nas cenas de ação ou nas cenas de cotidiano, a animação e o character design são de encher os olhos. Realmente impressionante.

Como disse anteriormente, não sou exatamente um bom conhecedor do mundo das Vocaloids, estão resolvi assistir esse anime muito mais pelo aspecto visual do que pelas expectativas que eu poderia ter. Assim, consegui ver um ótimo anime, meio que slice-of-life, que conta uma singela história de formação de uma amizade entre uma garota energética, Kuroi Mato e outra, essa introvertida, tímida e com tendências mais solitárias, Takanashi Yomi.

A forma como as coisas vão evoluindo acontecem de uma forma bem natural durante os aproximados 50 minutos do OVA, conseguindo passar bem o sentimento de crescimento que ambas as personagens sentem uma pela outra. É um sentimento de sincera e honesta amizade. Por um momento eu achei que o anime iria descambar para o shoujo-ai, mas felizmente não foi esse o caso (nada contra shoujo-ai, mas aqui é muito mais interessante ver a amizade pura entre as duas).

Como grande fã de animes simples e que mostram o cotidiano e as vidas cotidianas das  suas personagens, Black Rock Shooter foi supreendentemente agradável, principalmente por fugir bastante daquilo que eu esperava assistir. Vi muitas pessoas comentando que essa parte fora do “mundo Black” é sem graça e clichê. Tudo bem, não vou afirmar que é a revolução, nem no mundo do entretenimento, muito menos em animes, mas consegue passar aquilo que pretendia passar; o processo de construção e os empecilhos encontrados por qualquer amizade.

Enquanto isso temos o “mundo Black” (eu inventei esse termo no parágrafo acima, se houver um nome próprio para ele, por favor me corrijam) muito mais como uma metáfora desse processo do que um lugar propriamente dito. Não pretendo entrar em detalhes para não dar spoilers, deixo isso para os posts do Subete Animes que indiquei no começo, mas ao assistir Black Rock Shooter procure vê-lo dessa forma, tenho certeza que aproveitará muito mais.

Com sua animação belíssima, uma história honesta e cativante, sem ser exagerada, personagens interessantes tanto visualmente quanto emocionalmente e um conceito que foi bem explorado nesse OVA (sério, esqueça que estamos falando de uma adaptação, não seja um fã chato e seja feliz), temos em Black Rock Shooter um material muito bom e que eu recomendo para todos, dos fãs de ação ao fãs de animes mais parados.

PS: Antes de se revoltar com o final, deixe os créditos rolarem e veja a cena final. Eu fui fazer chilique antes disso e me arrependi, mudando bastante o conceito que estava construindo da série.

Olá minha gente, como estão todos? Espero que bem! O […]

14 thoughts on “Black Rock Shooter – OVA”

  1. Creio que pelo post aprece ser muito bom o OVA. Agora uma cosia me chateia. Parece que virou moda apssar a ultima cena..ou seja..o ultimo 1:30 do anime depois dos creditos e depois o preview do proximo capitulo..aconteceu nos cinemas. agora nos animes..temos um exemplo vivo desa pratica no anime no HOTD.

  2. Hum…parece interessante. Acho que talvez assista quando estiver morgando por aqui…xD. E Denys, não se sinta isolado; eu também não sabia p**** nenhuma sobre vocaloid até outro dia; só descobri o que era quando assisti Cencorol, e ouvi falar que tinha alguma coisa a ver com as tais das vocaloids. Procurei no google e descobri o que era, mas até agora não me animei para assistir nenhum vídeo ou algo do tipo; com raríssimas excessões, eu não sou lá muito chegada em cantoras japonesas e suas vozes estridentes, xD

  3. EU ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei esse anime hehehe. Eu tambem gostei muito de focarem somente na amizade verdadeira delas. Mesmo que tenham muitas pessoas,com mente poluidas que acham, que tem algo mais camuflado ali. Se tivesse nao seria problema algum pra mim, eu amo animes shoujo-ai e yuris *–*
    Mas ficou mais bonito, olhar pelo angulo da amizade sincera rs.
    Felismente eu esperei os creditos finais, acho que vou fazer isso sempre , ja que ta virando moda :S

  4. Eu adorei o OVA! A animação é maravilhosa, a história é cativante (como você disse) e a forma como o roteiro foi contado foi muito boa, na minha humilde opinião. A única coisa que chega a ser uma reclamação é pelo fato de não ter tocado a música “Black Rock Shooter” mesmo, só uma curta versão piano logo antes dos créditos. Mas fora isso, todo o resto me agradou.
    Sinceramente eu nem estava com grandes expectativas, ansiando por batalhas épicas. =~ Só estava ansiosa mesmo porque adoro a música e o vídeo (Vocaloid é amor <3), e como o trailer que saiu uns meses atrás mostrou que seria bem fiel ao estilo do vídeo eu já tava feliz. Seria legal se tivesse uma continuação, mesmo porque aquele final deixou aberto a isso… ~SPOILER~ Ficou bem óbvio que a Yuu também sente ciúmes da Mato e aparentemente quer destruir a amizade das duas.
    Enfim, é um OVA muito bom e que merece ser assistido, mas sem grandes expectativas de se ver algo épico.

  5. Belo texto. Parabéns =)

    Eu também fiquei muito surpreso com este título. Quando vi os trailers, pensei que seria um shonen moezeiro bem genérico, mas o que vi foi algo que, apesar de não ter nada de revolucionário, tem muita personalidade. Pelo menos para mim, foi algo bem melhor que o esperado.

    Adoro quando a entrega fica melhor que a encomenda.

  6. Assisti o OVA anteontem. Não é nada revolucionário, mas é bem gostosinho de assistir, :-). Gostei bastante como eles usaram as lutas no “mundo black” como uma metáfora da relação das duas garotas no mundo real. A única coisa que me incomodou um pouco foi a aparência das personagens. Tudo bem que as japonesas são um pouco mais “mirradas” que as ocidentais, mais para tudo existe um limite! As meninas da série estão no colegial, mas têm aparência de crianças de 10 anos (principalmente aquela que é a técnica do time de basquete).Ao menos não existe nenhum fanservice moezeiro mais escancarado, o que já é um alívio. E pelo final, não duvido nada que mais OVAs venham por aí – ou até mesmo uma série, quem sabe? Apesar que Cencoroll também teve um final em aberto, e não teve continuação…seja como for, esse material tem potencial para render e cair no gosto do público.

  7. muito bom o OVA mesmo, resolvi assistir por um AMV que vi no youtube outro dia, e não me arrependi .

    O ambiente dele é bem legal, sei lá, me senti bem tranquilo rs

    dou destaque as BGMs que ficaram sensacionais, pra mim

    e a história muito legal também, espero que tenha continuação, ainda mais depois da cena final .

Deixe sua opinião