Shiki – Primeiras impressões

Olá leitores, como estão? Tiveram um bom sábado? Posso dizer que eu tive. Passei a tarde assistindo ao meu mais novo vício, o dorama “Last Friends”, muito bom, podem aguardar por comentários meus futuramente. Além disso, no final da noite fui para uma ópera com uns amigos. Ela está rodando as principais capitais, então é bem possível que logo ela apareça na sua cidade, caso você veja “O barbeiro de Sevilla” em um teatro perto, marque um tempo e a prestigie, interessante, cômica e inventiva. Sei que a próxima parada dela é em Fortaleza, por isso, amigos nordestinos, aproveitem!

Mas como ainda não abri um blog sobre ópera, continuo aqui com os bons e velhos animes, mas claro, para comentar as novidades. Assim, hoje o post será sobre mais um anime da temporada de verão 2010; Shiki.

O mais recente ocupante do horário do conceituado bloco de anime noitaminA (Apesar de que desde a temporada passada ele teve seu tempo expandido e agora está exibindo em conjunto o dorama Moyashimon, o que é estranho vendo o nome do canal ao contrário), Shiki é uma obra do estúdio Daume baseado em uma Light Novel de terror de 1998 (que foi republicada em 2002 e foi está sendo adaptada para manga desde 2007).

A história básica lembra muito o anime Higurashi no Naku Koro ni, só que de uma forma mais refinada. Em uma cidade japonesa isolada e pacata, estranhas mortes começam a acontecer sem que ninguém saiba o motivo. Essas mortes coincidem com a chegada de uma família reclusa que vem morar em um castelo antigo da cidade.

Eu tenho certas ressalvas sobre Higurashi (ou pelo menos sob sua primeira temporada), mas o antigo enredo de mortes misteriosas em uma cidade isolada é sempre um bom gancho para uma boa história de terror. Sendo do bloco noitaminA, que praticamente sempre é significado de ótima qualidade nos seus animes, além de um olhar mais maduro nas temáticas abordadas, esperava que a ideia fosse bem melhor usada do que em Higurashi.

Tenho que dizer que os dois primeiros episódios foram um tanto quanto decepcionantes, principalmente pela expectativa que o bloco automaticamente gera em mim.

O primeiro ponto que eu gostaria de ressaltar é que o anime tem sim uma ótima animação, bem firme nos seus traços e com uso interessante das cores. O diretor Amino Tetsuro, apesar de iniciante na vaga (só tem outro anime no currículo), consegue utilizar bem a variação de cores para dar o tom certo dentro das cenas. Porém, o character design é bem… estranho em algumas horas, existe um certo exagero que destoá do clima das cenas.

Felizmente o segundo episódio apontou um grande evolução quanto ao primeiro, o que deixa a sensação de potencialidade no anime, e se tratando do bloco onde está, eu prefiro continuar assistindo para matar a dúvida.

Algo a ser elogiado é a bela fotografia. Claro que o ambiente campestre japonês ajuda bastante, mas ainda utilizando o exemplo de Higurashi, onde o mesmo não é nada

Tirando esses pontos, o anime é bem regular, os seiyuu’s estão nos papéis certos, só estou na espera para ver a estreia do cantor Gackt como seiyuu. Queira sim, queira não, é algo que chama atenção para a obra, mesmo que você não curta as músicas dele (que não é exatamente o meu caso, eu só não as conheço). As músicas são certeiras, ressaltando a abertura, muito elegante e fazendo um verdadeiro uso do som e imagem, resultando em algo bem interessante e que anime o espectador para o anime.

Shiki trouxe consigo grandes expectativas que no seu início não foram bem utilizadas, mas levando em conta que se trata de um anime com 22 episódios, o caminhar lento é esperado e bem-vindo, existindo um grande potencial. Agora é acompanhar e saber por conta própria se esse potencial será bem utilizado ou não.

Olá leitores, como estão? Tiveram um bom sábado? Posso dizer […]

12 thoughts on “Shiki – Primeiras impressões”

  1. yO Denys , moro aqui em Fortaleza , c der eu vou ver essa Opera
    tbm estou mto na expectativa de ver como irá fikar esse anime
    mais sem mentiras eu realmente gosto de animes estilo shiki e higurashi
    hj vou falr pouko pq estou indisposto
    vlw !

  2. Shiki é devagar demais para um “primeiras impressões” – IMO, saiu do ponto morto que estava no fim do episódio 4 [o mais recente no momento deste comentário] – enquanto isso, Amagami SS já terminava seu primeiro arco.

    Mas cada vez mais confiante que o potencial será bem-aproveitado [bem, é só não esperar terror e sustos, o que convenhamos está em falta, considerado qualquer tipo de mídia].

  3. Eu vi apenas o primeiro episódio depois de ler seu post (ainda não tinha ouvido falar) e até que gostei bastante. O character design me atraiu muito, achei tudo muito bonito!
    Vou continuar a ver, gosto muito do estilo, animação e trilha sonora, apesar de tbm ter achado a história lenta… E pelos seus comentários, vai continuar assim por um tempo, né? =_= Vamos ver até onde eu aguento xD

  4. Eu nao achei o anime lento nao. Eh assim q tem q ser, criar um suspense e talz. Tbm curti o traço do desenho mas alguns tipos de cabelo desafiam a lei da fisica o q destoa um pouco com outros tipos mais comuns de cabelo. Achei meio estranho o desenhista ter misturado esses dois estilos de traço mas to curtindo d qqr forma.

  5. Assiti este anime todo já , gostei muuuito , e um anime muito bom , alguem sabe se existe uma 2° temporada ? gostei do Topico vlw … :P

  6. haha eu acabei de ver os 22 episodios
    e quem chegar a fazer isso, vai ficar com um ponto de ? assim como eu fiquei..o anime termina no 22 episodio…e fico faiz um ano. então acho que nao deve ter continuidade..mais se tiver, vai ser outra aventura longa e sangrenta.

Deixe sua opinião