Kaichou wa Maid-Sama! – Primeiras impressões

Er… Olá! Eu sei que havia “prometido” um post para o domingo, mas acabou que não deu tempo e tive que postergar até hoje (apesar de que na verdade eu nem deveria estar escrevendo esse post, e sim estudando, mas enfim). Como o tempo não anda muito meu amigo, vou direto ao assunto, que hoje será sobre as minhas primeiras impressões do anime Kaichou wa Maid-Sama!.

Sendo um dos poucos (na verdade o único, acredito) shoujo dessa temporada, Kaichou wa Maid-Sama! já chegava com uma grande responsabilidade nas costas. Afinal, shoujos como Aoi Hana e Kimi ni Todoke haviam colocado o estilo entre os grandes com suas ótimas produções, especialmente no segundo caso.  Possivelmente essa pressão toda tenha feito parte da minha grande decepção com o anime, que até agora não me conquistou de forma alguma, mas vamos explicar por partes.

Primeiro é importante dizer que Maid-Sama pode até ser shoujo, mas de um estilo bem diferente das outras obras que fizeram sucesso recentemente. Se Aoi Hana e Kimi ni Todoke tinha como principais características o descobrimento de sentimentos antes despercebidos por suas protagonistas, uma narrativa lenta, mas cativante e um tom mais dramático, Kaichou wa Maid-Sama é uma comédia romântica, o que já mostra que seria ignorância colocar tudo no mesmo saco e compara-los.

Aqui não temos uma protagonista delicada e passiva, mas sim Ayuzawa Misaki, que por motivos econômicos é obrigada a trabalhar em um Maid Caffé, usando aquelas roupas de empregadas vitorianas. Apesar do peso de sustentar a família, Misaki se torna também aluna número 1, boa em esportes, presidente do conselho estudantil e tudo isso em um colégio que recentemente deixou de ser exclusivamente para garotos, significando um número bem menor de garotas no lugar. Isso e possivelmente o fato do seu pai não fazer parte da sua família (isso só saberemos mesmo com o passar dos capítulos) faz com que Misaki odeie homens, principalmente aqueles gaiatos, desleixados e que procuram abusar das mulheres. Aqui podemos perceber uma plot-line muito interessante, o conflito de odiar os homens, mas a obrigatoriedade de trabalhar em um local onde as atendentes devem tratar-se como serviçais do cliente é um ponto muito interessante a ser explorado.

Essa é a vida de Misaki até que um dos seus colegas de colégio, Usui Takumi, acaba descobrindo por acaso o trabalho que a mesma tem. O desespero é imenso (ZETSUBOUSHITA!), todo o esforço para montar uma reputação impecável dentro da escola iria ruir caso Takumi espalhasse para todos esse fato, mas curiosamente isso não acontece, na verdade o contrário, Takumi se aproxima cada vez mais de Misaki, indo várias vezes ao Maid Caffé.

A produção do anime ficou a cargo do ótimo estúdio J.C. Staff, que continua com seu padrão de qualidade a cima de muitos outros estúdios com sua animação mais tradicional e semelhante às feitas à mão (preciso verificar isso, eles  reproduzem esse modelo digitalmente ou fazem à mão mesmo, é algo raro hoje em dia!). Apesar de muito bonito, por algum motivo acredito que o estúdio não combinou com o tipo da história, que talvez merecesse uma ênfase maior nas cores e no brilho. A arte do J.C. Staff acaba por apagar um pouco o próprio anime.

Sei que muitas pessoas estão considerando Maid-Sama um dos melhores animes da temporada, principalmente em uma temporada escassa de boas comédias, mas pessoalmente não lembro  do anime, até seu terceiro episódio, ter me feito rir uma vez sequer. Apesar ter criado certo apreço pela protagonista, não posso dizer o mesmo de Takumi que até agora se mostrou um clichê ambulante.

Lembrem-se, vocês podem discordar de mim, mas essa é a minha opinião.

Não leio o manga de Kaichou wa Maid-sama, que já conta com 11 volumes, mas o rumo da história para mim parece óbvio demais e o desenvolvimento muito ralo. As piadas não me convenceram e estou começando a achar que nunca irão. Mas continuarei assistindo, pelo menos por enquanto, pelos créditos que o estúdio tem comigo. Se você procura uma comédia mais leve, diferente das maluquices de animes como Nyan Koi! ou Baka to Test, unida com um romance sem fanservice, esse pode ser o seu anime nessa temporada de primavera.

Maid-Sama certamente tem muitas qualidades, principalmente técnicas, mas não me agradou.

Ou talvez eu esteja simplesmente implicando com o anime por ter o uniforme escolar mais feio de toda história da animação japonesa, quem sabe?

Para uma outra visão sobre o anime, recomendo a leitura do post do Mithril.

Er… Olá! Eu sei que havia “prometido” um post para […]

34 thoughts on “Kaichou wa Maid-Sama! – Primeiras impressões”

  1. Devo confessar que Kaichou é um dos animes que mais gostei na temporada, pelo menos indo só pelo lado pessoal. Ultimamente tenho voltado pouco a pouco a assistir séries de comédia, que tem sido ótimas para descontrair, até por isso dei chance para K-ON!! e Working!. Por outro lado acabei deixando Hakuouki, Saraiya Goyou e RAINBOW, que são séries que possuem mais conteúdo, mas de alguma forma a narrativa das duas primeiras não me agrada muito, já RAINBOW foi mais por não curtir o estilo de história, pois a maneira como os episódios se desenrolam não é tão lenta.

    Mas falando no uniforme de Kaichou você não foi o único a achá-lo feio. Também não o curti nem um pouco, embora não tenha implicado também.

  2. Boom, eu me interessei pelo animee, pela sinopse, históriia e também pelos traços, que eu sinceramente achei muito beem feitos =D
    Bom, espero que eu não me decepcione, pois seu post me desanimou, maas eu ainda tenho esperanças ;p

    beeijos ;**

  3. Honestamente, este anime passou-me ao lado. Nunca gostei de estereótipos demasiado japoneses, e as célebres “maids” são um deles. Mas já várias pessoas me afirmaram que esta série é muito cómica e divertida, pelo que estou a pensar em lhe dar uma oportunidade. E depois de ter lido o seu post, com mais vontade fiquei!

    O J.C. Staff é um estúdio que gosto, talvez o meu favorito, a par do Madhouse. Pessoalmente, não gosto muito da arte deste anime, mas não será um motivo para que não o veja. Acho que lhe vou dar uma oportunidade!

  4. Só assisti o primeiro episódio, achei interessante e bonito mas não chega a ser uber empolgante. Também gostei da personagem principal e não tenho muito o que falar dos outros..
    Mas cara, de fato.. acho que não tem uniforme mais feio que esse! Seleção de cores bem bleh! (nada contra verde e amarelo, ehehe, só não combina com uniforme escolar, eu acho..)

  5. Gostei das suas observações, mas eu realmente gostei do anime.
    Me cativou muito, e fico sempre na expectativa pelos próximos episódios.
    Adorei muito a protagonista e sim, o anime é muito engraçado e divertido, tendo seu lado cômico.
    Mas assim como você disse, você tem a sua opnião.
    Valew mesmo pelo post.

  6. Kaichou já está no episódio 07, e a única gafe que achei inacreditável foi o fato de 05 personagens (CINCO!) aparecerem no episódio 06 e simplesmente sumirem e sequer serem mencionados no episódio 07. Também me assustei mais ri demais na “pequena” cena yaoi do mesmo episódio.

    A história está seguindo um rumo interessante, só quero ver o final :]

  7. O engraçado é que eu joguei no Google o nome do anime pq eu queria um resumo bem resumido ( e nesse caso o pleonasmo é válido rs) desse anime pra ver se valia a pena baixar pra assistir ( e cliquei tô com sorte e acabei aqui). Eu estava a míngua sem um bom shoujo pra ver há mto tempo. Não sei se meu gosto que mudou mas eu não aguento mais nenhum tipo de cliché. Desses do tipo ou a protagonista é fodona, ou a ingenuazinha ou a burra que todos gostam. Me dá arrepios, asco, náuseas (ou eu que fiquei mto chata mesmo).

    Seu post fez morrer a tentativa de mais um shoujo…hauhuahuhauhuahau!
    Vamos para o próximo da lista….

  8. so me corrgindo… achei que a historia do anime seria menor que a do manga pois tinham pulado algumas coisas, mas para a minha surpresa poucos episodios depois colocaram todo o conteudo que foi pulado… (a unica diferenca entre o manga e o anime ficou por conta da apresentacao d Aoi

  9. acho q vc devia ver com mais atenção pois assim q ele começa a freqüentar o café da pra perceber q ele tem um certo interesse nela e ela começa a se interessar por ele, e isso faz com q agente se envolva querendo saber como isso vai acabar!!!e isso faz dele muito interessante!!!

  10. comcordo com o uniforme ser o mais feio da historia do japao, e emtre aspas com vc nao ter gostado do anime,pq nesse anime prometeran uma “comedia” romantica ai vc vai e se depara com um drama romance,a comedia no anime numca teve!, pelo menos decente naum.
    mais eu gostei muito do anime ateh por preferir um drama romance,nada pessoal mais algumas criticas que vc fez foram bobas nao quero comentar sobre isso,esse comcorteza e um dos melhores da temporada junto de arakawa under bridge e high school of dead

  11. cara… realmente gostei de você … simplesmente vou dizer o pq
    sinceramente kaichou pra mim foi um dos melhores animes que eu ja vi, vou dizer o porque: porque ele tem aquele romance que me deixa ofegante e me faz querer ter um homem desses assim pra mim *-* kkkkkkkkk
    e mesmo voce nao tendo a mesma opnião q eu, eu não me importo … porque em momento algum você xingou o anime … voce simplesmente colocou sua opnião..
    continue assim e voce terá meu pleno apoio :D
    adorei voce

  12. Adorei o anime, apesar de ele não ser aquele “super comedia”, mas tem momentos engraçados, sim. O anime esta tomando um rumo muito interessante, apesar de eu adorar a personagem da Misa, e me identificar com ela. Pra mim o melhor dessa temporada!

  13. “o uniforme escolar mais feio de toda história da animação japonesa” USAHAUSHAUSHUSAUHSAUH CONCORDO MESMO!
    Sinceramente, eu gosto do mangá e até recomendo-o. Mas o anime me decepcionou muito mesmo. Començando pelo traço e pelas cores, o uniforme no mangá é até bonitinho. xD
    Eu achei ele muito mal produzido, ou talvez eu esteja muito acostumada com shoujos bem produzidos por causa de Kimi ni Todoke. o_o’
    Mas a pior coisa do anime foi o Usui…nossa, no mangá eu quase ataco a tela do computador (?) mas quando eu vi ele no anime, deu vontade de chuta-la.

  14. Eu realmente gosto do anime, ele tem aspectos clichês mas eu gostei da história, eu acho legal como a protagonista faz de tudo para não ser “kawaii” e como ela acha que as pessoas odeiam ela, mas no fundo respeitam e tudo mais. Ainda não li o mangá, mas pelo que disseram tem vários aspectos diferentes do anime.
    E podem me bater, mas eu não achei o uniforme mais feio da história -q

  15. Bom, sei que é meio tarde pra comentar, já que o anime acabou hoje… E eu realmente posso dizer que é meu anime preferido, e não só da temporada… o negócio é ir até mais pra frente e perceber que não é tão cliché quanto parece…
    E sobre o uniforme, eu não achei tão feio… na verdade eu achei bom fofinho…
    :*

  16. Nossaa!!
    Vc flou td o q eu pensava. Lembro q ate o episodio 2 , eu amava esse anime ,
    mas dpois… Nm terminei d assistir o anime td pq a kda episodio me desanimava +.

  17. O uniforme escolar desse anime só funcionaria em uma escola circense… PAVOROSAMENTE FEIO!
    Mas eu realmente gosto de kaichou wa maid-sama!

  18. é, eu terminei de ver… resta saber se vai ter 2ª temporada. estava previsto pra maio deste ano, 2011. quero muito que haja! Simplesmente amei esse anime.

  19. pra quem gosta do manga de kaichou então tem atá o cap 28 na comu _____________ e estou postando a continuação no_______________ se quiser passa lá !:)

    Edição: Link retirado pois o manga de Kaichou wa Maid-Sama já foi anunciado pela editora Panini no Brasil. Agradeço a compreensão. Apoie o mercado nacional.

  20. Eu vi o anime e gostei, mas numa coisa concordo. Os uniformes são os mais feios que já vi. Mas como o anime e uma pequena parte do manga eu gostava de ler o manga mas não o acho em português. Sera que vocês me podiam ajudar nisso?? Já vi ai em cima que alguns leram o mangá. me podiam dar o site?

    1. @Baunilha
      Você pode comprar o manga de Kaichou Wa Maid-Sama! oficialmente nas bancas ou pela internet pela Editora Panini.

      Gyabbo!

  21. Eu acabei de assistir agora e gostei muito, mas realmente não é o melhor anime que já vi.
    Kaichou é muito fofo e engraçadinho mas acho que esse negocio de todo mundo amar a Misaki é muito besta, parece que ela é perfeita, todo mundo ama ela e acha o Usui a melhor coisa que já viram.
    Tirando isso eu gostei bastante principalmente no final quando o Hinata apareceu porque fiquei realmente dividida entre os dois kk
    Enfim, eu achei bem legal e pretendo ler o mangá, mais para saber como vai terminar (eu tenho certeza que ela ficará com o Usui, mas quero ver o que acontece até lá .-.)
    PS: Eu também odiei o uniforme x_x
    PS2: Só eu achei o Kanou uma gracinha? >u< USHAUSHUSHAUSHSUH

  22. Nossa! Vc nuam gosto de Kaichou Wa Maid-sama?!
    Uau!
    Bom, na minha opião, é um mangá muuito fofo.
    Eu baixai os, quase, 14 volumes e 66 capitulos e vi td o anime. Recomendo que pensem melhor de KWMS. Pode parecer meio cliche, mas não é tanto.
    O Usui começa a freguentar o Café Maid para ver e entender a Misaki. Tanto que eles até começam a namorar.
    Bom, deixando isso de lado ( é minha opiniao) eu me interesei pelo desenho. Logo que li o primeiro capitulo, baixei todos. O uniforme é estranho mesmo, mas a atenção não é para o uniforme. Mas sim para a comédia e romance de Misaki e Usui.
    Se vc se interessou por KWMS, primeiro leia o mangá. Pois tem mais conteudo e vc vai entender melhor a história. Mas a opiniao é minha.

  23. kaichou-wa-maid-sama.
    um dos melhores, só não passa de Naruto.
    Mas como shoujo o melhor, se mudar a cor dos uniformes ate que vai.
    Só usar um pouco de imaginação.
    tudo se resolve!!!

    não achei o manga | |
    to pra baixo

    baka,,baka,,baka………………..

    ps: o Usui fica lindo de óculos e ate nas atitudes (os homens a teque podiam se espelhar nele) opinião feminina (garotos adotem a dica se pareçam com o usui só um pouquinho que já da )
    conselho de amiga pode confiar

    1. kk..isso eu concordo plenamente..só não é melhor que Naruto…
      e outra,se existisse um homem como o Takumi Usui,meu Deus…sem comentarios…ele é lindo..(mesmo pra um desenhos),acho ele uns dos personagens mais lindos,mais bem feito…e olha que já li muito mangá por ai hein,mais um personagem como o Usui eu não encontrei..

  24. Achei seu post um exagero. Gostei bastante do anime e achei engraçado sim! Quanto ao uniforme, achei interessante que ele fosse feio mesmo. A escola é bem barata, logo não haveria fundos ou preocupação em criar um uniforme bonito e estiloso.

  25. Bem,bem..realmente..cada um com sua opinião..mais ao contrario de vc,eu gostei bastante,mais bastante mesmo do Maid-Sama..o animé vai até o episodio 26,o que seria mais ou menos o capitulo 32 do mangá(o mangá tem 67 capitulos)..ou seja tem muita coisa que vc não chegou a ver..a historia vai ficando mais interessante quando o irmão de Usui aparece na historia e coisas intrigantes começam a acontecer..vamos pouco a pouco conhecendo toda a historia de Usui e sua familia..não vou escrever mais se não vou acabar contando tudo,mais indico para todos que LEIAM o mangá..a historia vai cativar a todos..

Deixe sua opinião