Sora no Woto – Conclusão

Olá a todos, venho meio tarde fazer o costumeiro post semanal por hoje ter passado o dia fora de casa e por ter que terminar de assistir um anime para poder comenta-lo hoje aqui. Muitas séries estão terminando e logo as de primavera irão começar, então estejam preparados para uma chuva de posts, que não deve obedecer o esquema de um post por domingo. Mas indo ao que interessa no momento, hoje chega o post de conclusão de Sora no Woto.

Sora no Woto com certeza foi, bem ou mal, um dos animes mais comentados da última temporada, a de inverno. Tirando Durarara!!, provavelmente as atenções maiores recaíram sobre ele por diversos motivos. Primeiro ele chegou como o iniciador do bloco “Anime no Chikara”, uma novidade entre a Aniplex, o estúdio A-1 Pictures e a TV Tokyo. A ideia era ótima, transmitir somente animes originais, algo que muitas pessoas sempre julgaram como algo positivo em um anime (e eu sou uma delas), criando assim uma grande espectativa em torno de Sora no Woto.

Quando começaram a divulgar imagens, roteiro, PV’s e outras coisas relacionadas, novamente o anime (e o bloco por consequência) ficou na boca dos fãs. Afinal, seu traço ao estilo K-ON! não era algo esperado, ainda mais por se tratar inicialmente de um anime ambientado em um espaço militar. Era inegável que o traço era muito bonito e a animação do estúdio A-1 estava em alto nível. Lembro que depois de assistir ao primeiro episódio, minha empolgação foi alta, não se tratava de um “K-ON! militar” como muitos falaram, muito menos em um anime voltado para o fanservice, na verdade o seu início foi extremamente promissor, envolvendo intrigas militares após um cessar fogo recente e um possível uso do sobrenatural com uma lenda local.

Se o primeiro episódio empolgou, me levando a dar nota nove para ele, logo veio as decepções. O anime caiu de ritmo, mesclando uma espécie de slice of life entediante com um progresso de tartaruga no roteiro e personagens sem grande carisma, apesar de na minha opinião não serem um ponto negativo do anime, já que felizmente fugiram de alguns dos clichês que se esperava.

O anime continuou nesse ritmo, ficando muitas vezes a um fio de ser dropado, o que não fiz pela animação bem feita pela A-1. O ápice foi no episódio oito; um capítulo feito simplesmente para a protagonista ficar esperando uma ligação enquanto se contorcia por querer urinar…! É fácil perceber no gráfico de notas o grande abismo que esse episódio causou. Se antes a série simplesmente não animava, esse episódio me irritou. Sendo sincero, acho esse episódio muito mais revoltante (principalmente vendo o rumo que a série toma depois dele) que o Endless Eight de Haruhi Suzumiya que tantos reclamaram ao extremo.

Felizmente, o final da série foi salvo nos seus três últimos episódios, que se tivessem tido suas histórias desenvolvidas durante a série ao invés de correr atrás de órfãos ou perdendo tempo até mesmo com loli fanservice (outro grande desgosto que a série me deu e que eu acreditei que não veria), teriam feito de Sora no Woto um anime muito bom. Não que o final seja espetacular, não mesmo, mas se comparado com o resto da série eles virão episódios ótimos. E fora dela se tratam de bons episódios, especialmente o décimo e o décimo primeiro.

Ao chegar no fim de Sora no Woto cheguei à algumas conclusões sobre o que pode ter acontecido:

(1) Bloco novo, sem manga ou novel por trás para lhe dar uma fanbase, o estilo do traço certamente ajudou a chamar atenção e diminuir a possibilidade de fracasso já na sua primeira tentativa. (2) Sora no Woto na verdade foi um grande teste para o bloco, o anime só resolveu ser realmente algo no seu final, já que antes ele foi de tudo, indo do moe à mechas muito bem animados, da música ao slice of life, dá comédia à violência e traumas de guerra.

Você que está lendo essa conclusão pode estar se perguntando então, ver ou não ver? Se eu fosse obrigado a responder, diria um grande não. Não me arrependo da experiência que tive com Sora no Woto, se tivesse que vê-lo novamente só tiraria alguns episódios inúteis e teria um série de regular à boa. Essa é a opinião de alguém muito paciente, se você não for alguém assim, passe longe de Sora no Woto.

Mas certamente, não desista do bloco Anime no Chikara. Certamente ele ainda dará o que falar!

Olá a todos, venho meio tarde fazer o costumeiro post […]

6 thoughts on “Sora no Woto – Conclusão”

  1. Não é a primeira vez que uma série divide a opinião do público. Há quem espere por uma boa história, com muitas tramas e desenvolvimento das personagens; mas outros dispensam o enredo, contanto que os episódios lhes sejam agradáveis.

    Eu gosto de uma boa história, mas sou do tipo que a dispensa em favor de uma sensação de bem estar. Porém, Sora no Woto me proporcionou ambas as satisfações.

    Meu primeiro contato com animes foi com Card Captor Sakura, exibido a noite no Cartoon Network. Exausto com os estudos, liguei a tv e parei nesse desenho. O que vi foi um casal de crianças conversando à beira da praia. Isso me trouxe tanto conforto que passei a assistir todas as noites. :3

    Anos mais tarde foi Lucky Star (outra fonte de discórdia entre os fãs) e hoje é Hidamari Sketch (oh! My nutbladder). Quando assisto animes, busco algo que me faça sorrir, relaxar e me sentir bem. Por isso Sora no Woto foi uma experiência gostosa.

    Como pode imaginar, o episódio 8 foi um dos que achei mais divertidos e adorei as sequências de “loli fanservice” (se bem que poderia ter tido mais). :3

    Agora, note como é curioso nós termos uma opinião favorável, apesar de preferirmos coisas diferentes. Acho que um dos maiores méritos de Sora no Woto foi ter conseguido agradar pessoas com gostos tão distintos. :) Para a próxima temporada, muitos aguardarão pela continuidade da história, enquanto outros, como eu, estarão ansiosos pela prometida cena de banho com as garotas juntas (vide “a ordem do banho” no 1o ep). ;)

  2. Olá, esta é uma mensagem automática do animeoishii.blogspot.com ^^
    estamos te convidando para a FESTA DE ANIVERSÁRIO DO ANIME OISHII 1 ANO O/
    você não vai deixar de compareçer e dar os parabéns né??
    Então venha, pois teremos muuuuita diversão,prêmios,os melhores do anime oishii,
    tudo,tudo tudo *-*, contamos com a sua presença, pegue seu convite e venha *-*
    Dia: 27/03(sabádo) até 06/04 esperamos por você!!!

  3. Uhull FESTA DE ANIVERSÁRIO DO ANIME ‘-‘ xD Sora no Woto, não tinha conhecimento deste anime até ler esta conclusão, fiquei meio receoso ao final do texto você dizer que daria um não se alguém te perguntasse se deve assistir ao trabalho, mas mesmo assim ao que me parece deve ser um daqueles animes divertidos que você se encanta pelas personagens e ri de coisas bobas, e existem muitos animes por aí, então sempre gosto de mesclar, assistir algum que me faça refletir e por pra pensar, e algum outro para relaxar, e sora no woto deve ser bem relaxante sem ter uma história sem graça, vou baixar o anime sim, agora é só achar um site de animes atualizado que tenha ele completo para download xD

  4. – Nesta temporada que infelizmente, porque muitos animes legais acabaram … =( e felizmente, pq finalmente vai começar K-ON! … huahuahua … =) está acabando tivemos muitos animes legais para assistir.

    Fazendo uma breve lista eu diria:

    1º – Sora no Woto ( Nada de Durarara!, eu não ví nada de especial nesse anime. )

    – Concordando com o comentário do Ale_SB. Eu gosto de animes q possam me trazer bem estar e satisfação ao assistir.

    – Esse anime foi brilhante trazendo uma história original e intrigante.

    – Entendo q alguns capítus foram meios chatos, exemplo disso foi o capítulo em q Kureha e Claus salvam o orfão. Bem deixando isso de lado …

    – Vim acompanhando Sora no Woto desde o começo, e vou dizera vcs, eu confesso q chorei quando Rio foi embora no final do capítulo 10. E fiquei tão intrigada no capítulo 11 quando elas acham Aisha e aquele mistério sobre Noel q não aguentei esperar o capítulo 12 sair com legenda em português, assisti sem mesmo. Confesso q fiquei muito feliz o capítulo final de Sora no Woto (pq geralmente agente espera tante do final dos animes e sempre acaba se decepcionando ) e surpresa pq foi muito mais lindo do q eu imaginei, com certeza foi um dos animes com o final mais perfeito q eu já assisti ( não são poucos hein ).

    – Vale a pena confeir Sora no Woto !!!

    2º – Kobato

    – Kobato foi ótimo, todos os capítulos são muito dinâmicos e contam casos diferente sempre em continuação com a história principal é claro, sarar e coletar corações partidos. Esse ficou no segundo lugar da minha lista. Sem contar q a história e o final foram simplesmente lindos.

    3º – Hamamaru Youchien ( KindGarden )

    – Hanamaru foi um anime para se divertir, Anzu sempre correndo atrás de Tsuchi … kkk, Hiiragi tão inteligente e engraçada com suas suposições sobre o mundo adulto e Koume coitada, mas ela é tão fofinha!!!

    4º – Omamori Himari

    – Mais um q vale a pena ver.

    —————————————————————–

    – Acho q eu falei demais não foi?

    – Bem isso é o q eu acho, assistam Sora no Woto, vale a pena !!!

    * Ansiosa para e estréia de K-ON! *

    =)

Deixe sua opinião