Anime Jungle Party 2010 – Segundo dia

Olá! Como prometido estou aqui de volta para comentar o segundo dia do evento Anime Jungle Party que aconteceu em Manaus/AM nos dias 13 e 14 de março. Esse segundo post será consideravelmente mais curto que o outro (ou pelo menos assim espero), já que não vou precisar ficar apresentando o evento como um todo, já que a única coisa que não teve no segundo dia foi o dublador Marcelo Campos. Então, se você não foi ao evento ou ainda não leu meu post sobre o primeiro dia sugiro que o faça para que possa entender melhor o que vou escrever.

Dessa vez resolvi chegar um pouco mais tarde no evento, lá para as 14:30, afinal já tinha visto tudo e só precisava correr atrás dos cosplayers para fazer seções com eles. O que eu não esperava, porém, era o imenso número de pessoas que já se encontravam no evento! Sério, acredito que na hora que cheguei já havia mais gente do que na hora que teve mais pessoas no sábado, algo impressionante.Por esse motivo talvez fosse melhor que o dublador Marcelo Campos tivesse se apresentado no domingo, mas se li certo na comunidade do evento, foi uma questão de impossibilidade, da mesma forma que um imprevisto não permitil que a cosplayer e roteirista Petra Leão viesse.

Seguindo em frente ignorei a parte de computadores e a quadra poliesportiva e fui direto para a área de comida, afinal, nunca é tarde para se certificar que opções você tem para comer. Depois disso entrei na área climatizada, logo percebendo que o grande número de pessoas não se limitava a entrada do evento, havia muito mais gente lá dentro! Isso prejudicou a refrigeração do local que de agradável no sábado passou para suportável no domingo, mas nada desesperador como já vimos em eventos anteriores.

A área de games sempre lotada

Apesar da área de animes não ter sido corrigida (sério, um papel com a programação pelo menos poderia ter sido colocado), um ponto positivo foi a possibilidade das pessoas levarem as músicas que gostam para tocar por lá. Levei algumas em um pendrive, só não tive a felicidade de ouvi-las (na verdade prestei pouca atenção as músicas de ambiente), será que tocaram a abertura de Durarara!!? Seguiu-se com uma apresentação rápida de uma dança para em seguida começar a apresentação de uma escola de Ninjutsu. Assim, eu achei legal, mas pra ser sincero, não é algo que funcione em massa, quem está um pouco longe não consegue ver direito os movimentos das artes marciais, talvez fosse mais interessante manter salas com workshops. Apesar disso foi uma apresentação muito interessante e até bem humorada.

Após a apresentação de ninjutsu aconteceu o momento mais surreal (e legal) do evento. Um grupo de dança chamado Sakura Matsuri Dance iniciou algo muito semelhante ao famoso Para Para. Mas a questão não era essa. Do absoluto nada parecia que todo o evento começou a dançar feito um musical! Era MUITA gente dançando a mesma coreografia, não sei se elas já conheciam os passos ou foram no improviso, mas foi bem impressionante esse momento, tomei um susto quando vi tanta gente junta.

Depois desse êxtase compartilhado, as cosplayers de São Paulo Aino e Lilithy voltaram ao pauco para conversarem mais um pouco sobre o hobby. Dessa vez com cosplays diferentes (Lady Oscar da Aino e Saber da Lilithy) ambas meio que repetiram muito do que foi falado no sábado, mas não deixou de ser algo interessante. Uma coisa chata que tenho que falar foi a falta de educação de alguns grupos que se encontravam atrás da platéia que procurava interagir com as cosplayers. Enquanto elas falavam esse grupo faziam barulhos muito altos, foi algo bem constrangedor para receber alguém de fora (ou só eu tive essa impressão?). Das informações reveladas durante as perguntas só uma foi realmente mais interessante já que a maioria se resumia às suas carreiras como cosplayers e como produzir um cosplay, o que elas já haviam respondido no sábado. De acordo com a Aino, a região que ela visitou mais fraca em cosplay é a Centro Oeste.

Há de se ressaltar também a simpatia de ambas, seja pelo modo extrovertido da Aino ou pelo jeito mais calado da Lilithy, mas ambas sempre dispostas a responder com bom humor, tirar as fotos com paciência (até atenderam a dois pedidos de poses que fiz). Que voltem em outro eventos!

Logo em seguida foi feita um pronunciamento envolvendo o vice-cônsul japonês e outra pessoa que eu infelizmente não lembro o cargo (quem lembrar por favor coloquem nos comentários). Apesar de 90% das pessoas presentes não terem dado a mínima para isso, achei bem interessante, é preciso entender que o Japão não é só anime, manga, j-rock e coisas similares. Sua cultura geral, sua economia, seu modo de viver e tantas outras coisas também são muito fascinantes, ainda mais pela importância que as indústrias de origem japonesa tem no Pólo Industrial de Manaus.

Aproveitando a foto à cima, quero agradecer e parabenizar todos os staffs do evento. Sempre que eu tive uma dúvida ou tinha alguma ideia (como subir no palco para tirar uma foto panorâmica ou esse aperto de mãos que foi eu quem pedi), dentro do possível eles eram atendidos sem problemas. Nesse quesito o único problema se deu pelo desencontro de informações sobre o Animeke. Perguntei para várias staffs onde era e me indicaram diversos locais, sendo que o Animeke nem seria mais realizado, mas nada que comprometo o ótimo trabalho da equipe do AJP.

Infelizmente não pude presenciar a final amazonense de cosplay e peguei apenas parte do concurso em duplas, mas pelo nível dos cosplayers que vi durante todo o evento, acredito que foram ótimas apresentações, me corrijam se estiver errado por favor.

Por fim, para fechar o evento a banda X-laws fez uma apresentação que se não foi perfeita, levou o público a loucura, criando rodinhas e aproveitando com muita empolgação.

Erros e imprevistos acontecem, mas nada tira o brilho desse AJP 2010, certamente o melhor evento de animes que já houve na cidade, e devo dizer que sempre preferi o Bakudan e nunca fui muito fã do AJP, mas dessa vez tenho que dar o braço a torcer e admitir que se não fizeram um evento perfeito, chegaram perto. Só deixo o apelo para que no ano que vem dêem mais atenção aos animes, doramas, tokusatsus, mangas e fanzines. Por que não trazer um editor de manga de alguma das grandes editoras? Ou um tradutor? Que tal diversas salas para animes, cada uma com um estilo? São muitas ideias e agora é esperar pelo segundo AJP que acontece ainda esse ano e torcer para que seja do mesmo nível ou melhor.

PS: Quer mais fotos? Acesse o meu Picasa com muitas outras! –

PS2: Todas as fotos foram tiradas por mim (Denys Almeida) ou minha irmã (Gabriella Almeida), por isso, se quiser usar uma das fotos, dê os nossos créditos!

Olá! Como prometido estou aqui de volta para comentar o […]

12 thoughts on “Anime Jungle Party 2010 – Segundo dia”

  1. Denys uma pergunta, voc tirou alguma foto do cosplay de Jack Sparrow(feito por uma garota), axei perfeito a atuação dela!! E parabééns gostei muito dos seus comentárioos x)

  2. Denys, você titou foto de um cosplayer encapuzado de preto com um cajado, que muita agente achava ser a morte?? se sim por favor me manda que eu nao tinha maquina =/ desde já grato!

  3. @Linu e @Lucibelle
    Infelizmente não tirei foto da cosplayer de Jack Sparrow, lembro de ter visto ela, que andava com um jeito bem parecido com o personagem mesmo, mas infelizmente não tive o tempo de tirar. A única foto que tenho onde ela aparece é em uma em que ela está de fundo no Matsury Dance, se quiserem, posso enviar, só deixar o email.

    @Naildo Não me lembro desse cosplayer, sinto muito não poder ajudar

    Gyabbo!

  4. Muito boa a sua resenha!

    E compartilho junto do teu pedido no ultimo parágrafo desse texto.

    Esses complementos certamente fariam a diferença pra quem estivesse no evento ^^

  5. Pow cara gostei muito do que você falo sobre o evento principalmente da parte que fala sobre o Grupo Matsuri Dançe bem eu faço parte do grupo que pra falar a verdade foi feito mesmo nesse dia tinha uma galera que ja dançaca em eventos mais eram poucos então decidimos montar um grupo de dança so mesmo entre amigos mais a coisa flui e no dia do eventos fomos convidados pra dançar 2 músicas coisa inusitada pq so estavamos participando do evento mesmo não era previsto está como uma apresentação mesmo que por alguns munutos depois disso o grupo so evoluio temos ensaios todos os DOMINGO pode aparecer um dia pra conhecer geralmente da sempre uma galera fora os otakus

    valeu =]

Deixe sua opinião