Olá novamente caros leitores. Hoje é um dia feliz, o imperador voltou! (Vocês acham que eu devia abrir um blog sobre futebol e parar de falar do Flamengo no início dos meus posts? Ah… falo tão pouco, não deve atrapalhar)
Com um pouco de atraso, mas o post dessa semana está aqui, onde irei falar sobre o filme 20th Century Boys.
20th Century Boys é um filme de ficção científica baseado no manga do autor Naoki Urasawa, o mesmo de Monster. Em seus 22 volumes (mais 2 sobre o nome 21st Century Boys), o manga conta a história Kenji Endo e seu grupo de amigos, que após estranhos fatos começarem a acontecer, percebem que tudo faz parte de uma história que eles criaram quando crianças. Esses fatos estranhos são realizados por uma figura chamada apenas de Amigo, líder de um estranho culto que progressivamente aumenta seus poderes, com influência até mesmo dentro política nacional.
O filme, adaptado pelo próprio Urusawa e dirigido por Yukihiko Tsutsumi, é o primeiro de uma trilogia que pretendo cobrir todos os volumes do manga, seguindo tudo da forma mais fiel possível. Isso é perceptível desde a escolha dos atores, todos com uma semelhança absurda com suas partes de papel. A ambientação do filme também parece ter sido retirada diretamente do manga, incluíndo aí o Japão de1970 da infância dos protagonistas ou mesmo suas roupas. Isso me faz pensar que é sim possível se manter fiel a um manga quando for feita uma adaptação, é só ter humildade e não querer inventar a roda ou fazer uma “evolução” da obra original.
O elenco, além de muito bem escolhido por suas características físicas, consegue também caracterizar bem seus personagens, principalmente Toshiaki Karasawa no papel de Kenji Endo, conseguindo passar a amargura pela qual Kenji tem com a vida e o processo de redescobrindo do que foi perdido na transição da infância para a fase adulta, indo de um rockeiro idealista para um empregado de uma loja de conveniências. Aqui também vale outro elogia à produção do filme, pois em entrevistas com o elenco, os atores afirmam que já haviam lido e gostado do manga antes mesmo de estarem escalados para o filme, bem diferente de outras adaptações.
Porém, se por um lado 20thCB tenta (e consegue até certo ponto) ser extremamente fiel ao manga, por se tratar de um filme e do manga ser extremamente detalhado, muita coisa ficou de fora. Nada realmente importante ou que altere os rumos da história, a linha principal está ali, mas perde-se muito do feeling da história, perde-se bastante do processo de aceitar aquele grupo de crianças como verdadeiros amigos, perde-se um pouco da cumplicidade indispensável para que quem assiste esteja realmente envolvido com a história.
Assim, o filme de 20thCB fica bem aquém do manga, mas ainda sim é um ótimo filme de ficção científica e consegue ser uma adaptação muito bem realizada. Como se trata de uma trilogia, talvez eu até venha a estar errado quanto ao que eu falei aí em cima, mas foi o que percebi desse primeiro filme. Recomendo, mas leiam o manga, um dos melhores mangas que já li.
Esse filme é MUITO bom, e idêntico ao mangá.
Esperando ansiosamente pelo segundo e pelo terceiro, agora ;D
Saudações
O “NETOIN!” indicou este blog para receber dois selos.
Para saber como proceder, basta acessar:
http://netoi.blogspot.com/2009/06/mais-dois-selos-para-o-netoin.html
Até mais!
Eu estou mto curiosa com relação a série, mas resolvi ler só o mangá, por enquanto.