Hyperventilation – Review

Hyperventilation é mais uma das apostas da Editora NewPOP para o seu Selo Pride – focado em obras com temáticas LGBTQIA +. Criado pela artista Bboung Bbang Kkyu, o quadrinho coreano é uma história BL – focada no romance entre dois homens-, e foi originalmente lançado como uma webtoon (quadrinho digital) em 2017. Em 2018 foi lançado como quadrinho físico de volume único, e publicado no Brasil em 2022.

A história

Estamos em uma noite de inverno em Seul, capital da Coréia do Sul. Em um restaurante, acontece o reencontro de 10 anos de uma turma de faculdade masculina. Entre conversas nostálgicas e atualizações da vida presente, Sen-Ho continua se destacando – principalmente aos olhos de Myeong. Mas logo após rever o colega, por quem sempre foi apaixonado, usando um anel, Myeong decide sair para fumar. O que ele não esperava era que Sen-Ho fosse atrás dele.

Cena de “Hyperventilation”

Myeong fumar é algo que surpreende Sen-Ho, pois quando eles eram mais novos, Myeong possuía uma questão de saúde delicada: pneumotórax, condição na qual ocorre uma falha na circulação do ar dentro do pulmão, que acaba escapando por entre as paredes do pulmão e do tórax. Isso fez com que, durante a faculdade, Myeong fosse dispensado das atividades do serviço militar e também com que ele ficasse mais isolado dos outros garotos. Ele tinha crises de tosse repentinas, além de começar a hiperventilar. Em uma dessas crises, foi Sen-Ho quem o ajudou, contendo sua respiração para que a crise diminuísse. 

Enquanto fumam juntos e conversam, todas essas lembranças e muitas outras vêm à tona. O que mais mudou nesses 10 anos, e o que se mantinha igual? O que Sen-Ho pensa de Myeong? Em meio a tudo isso, algo, até então inesperado, acontece e muda tudo. 

Entre (re)encontros e nostalgia  

Cena de “Hyperventilation”

Em cerca de 100 páginas, Hyperventilation apresenta uma história que versa sobre mudanças e estagnação, sobre (re)encontros e apresentações. A escolha de cores é algo que merece destaque: segundo a própria artista, ela escolheu utilizar uma paleta de cores mais fria para as cenas presentes da história, e cores mais quentes para os flashbacks e memórias, a fim de evocar a nostalgia e melancolia que este passado escolar carrega consigo – algo muito bem explorado na obra. 

Além das cores, outros elementos e escolhas narrativas constroem a ambiência criada em Hyperventilation, como os enquadramentos, a mudança de formas e quantidades de quadros por páginas e a alternância entre preto e branco como cor de fundo para as páginas do quadrinho. Todos estes elementos exercem função narrativa durante a leitura. A união de tais elementos, aliados com o texto e a própria arte do quadrinho geram uma experiência intensa e envolvente durante a leitura.

Além do quadrinho, a artista Bboung Bbang Kkyu lançou de forma independente, em 2019, uma pequena série de animações curtas de Hyperventilation. Com um total de 6 episódios com duração média de 2 a 3 minutos cada, na animação foram utilizadas as mesmas artes e designs do quadrinho, sendo assim uma adaptação quase que literal da webcomic. Se normalmente os quadrinhos se apropriam de linguagens cinematográficas em suas construções, com Hyperventilation temos uma espécie de caminho oposto, com uma mistura entre as diferentes linguagens, mas sem diminuir seus méritos individuais.

Cenas de “Hyperventilation”

A edição brasileira

A edição brasileira de Hyperventilation seguiu o sentido de leitura original coreano – da esquerda para a direita. Além da história, no final do volume existe uma espécie de diário de produção do quadrinho, com apresentação de personagens e poses chaves, detalhes da criação dos cenários, anotações e uma entrevista com os dubladores da animação, Weol-ha (dublador de Myeong) e Choi Se-jun (dublador de Sen-ho). Também existe uma entrevista com a autora Bboung Bbang Kkyu, na qual ela fala tanto sobre Hyperventilation quanto sobre sua vida pessoal.

O quadrinho possui capas com orelhas e é totalmente colorido, com preço de capa de R$49,90. 

A capa da edição brasileira de “Hyperventilation”

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo