ON OR OFF – REVIEW DO VOLUME 2

O aguardado volume 2 de On or Off, um dos principais quadrinhos BL (de temática homoafetiva) da Editora NewPOP, foi publicado no Brasil no final de 2021. Neste texto, apresentamos um review sobre o segundo volume do quadrinho, que é publicado no Brasil pela editora NewPOP. Caso você não conheça a história ou ainda não tenha lido esse volume da obra, recomendo que leia o nosso review  sobre o primeiro volume de On or Off, pois pode conter alguns spoilers.

No volume anterior…

Dae-Hyung e Yi-Young, os protagonistas de “On or Off”

Yi-Young e suas amigas abrem uma startup e apresentam um projeto para a multinacional SJ, porém as coisas não dão muito certo inicialmente. Ele procura o diretor da empresa, Dae-Hyung, e acaba se envolvendo com ele em uma tentativa desesperada de consertar o erro na sua apresentação. Embora Dae-Hyung não tenha considerado de fato levar a sério esse incidente, ele vê potencial no projeto e contrata a equipe de Yi-Young. Entretanto, o clima entre os dois não é dos melhores.

O jeito inocente e simpático de Yi-Young faz com que alguns veteranos se aproveitem dele na empresa, empurrando trabalhos e pedindo favores que não cabem ao cargo do jovem. A situação só é resolvida com a intervenção do diretor Dae-Hyung que, então, conversa de verdade com Yi-Young e percebe que sua primeira impressão sobre ele estava equivocada.

Apenas colegas de trabalho! (?) 

Dae-Hyung e Yi-Young, os protagonistas de “On or Off”

Yi-Young e o diretor Dae-Hyung conseguem estabelecer uma boa relação de trabalho. O jovem segue cada vez mais balançado pelo diretor, mas tenta deixar isso de lado para que não atrapalhe a relação entre os dois e a sua situação na empresa. 

Os funcionários do departamento de marketing organizam um jantar para confraternizar e dar as boas-vindas à equipe Singko, formada por Yi-Young e suas amigas. Para a surpresa de todos, o diretor Dae-Hyung  decide ir ao jantar – o qual ele mandou que fosse feito em um restaurante mais chique do que o comum, para uma surpresa geral dos funcionários. 

Em um primeiro momento Yi-Young se sentiu intimidado. Mas conforme foi bebendo, ele se tornou o protagonista da noite e atraiu a atenção e simpatia de todos – principalmente de Dae-Hyung. Yi-Young fica tão bêbado que o diretor decide levá-lo para sua casa, por segurança e medo de que alguém se aproveitasse dele. Mas o nível de embriaguez de Yi-Young é tamanho, que ele não consegue dizer seu endereço, fazendo com que Dae-Hyung fique rodando até que o jovem volte à consciência.

Entre os devaneios e sonhos etílicos de Yi-Young com o diretor, ele acaba avançando de verdade em Dae-Hyung. Entre alguns constrangimentos e Yi-Young tentando provar que já estava sóbrio, os dois terminam a noite na casa de Dae-Hyung – o que, segundo ele, é uma única exceção que ele estava abrindo, por não ser algo que ele ache correto entre colegas de trabalho. 

Será que ele gosta de mim? 

Yi-Young e Dae-Hyung no segundo volume de “On or Off”

Após os eventos ocorridos na noite da confraternização, Yi-Young se vê mais e mais apaixonado por Dae-Hyung. Embora Yi-Young não comente com ninguém sobre os seus sentimentos por Dae-Hyung, Mi-Nah, que é sua amiga de infância, rapidamente percebe os sentimentos do amigo pelo diretor e se preocupa. Ela teme que os sentimentos de Yi-Young por Dae-Hyung possam ser muito mais perigosos para Yi-Young do que os nutridos por suas paixões anteriores. 

Toda essa situação gera um conflito interno no rapaz: ele deve lutar contra seus sentimentos para manter a relação entre eles estritamente profissional, ou ele poderia acreditar que, talvez, o diretor corresponda aos seus sentimentos? Porque Dae-Hyung parece sempre tão solítico, e sempre quer estar perto de Yi-Young. E agora, no que ele deve acreditar? 

On or Off 2  

Capa do volume 2 do quadrinho “On or Off”

Com uma ótima recepção do primeiro volume da história, On or Off 2 conclui a primeira temporada da celebrada webcomic coreana. Assim como no volume anterior, neste a editora também incluiu notas explicativas sobre os nomes coreanos e sobre o sentido de leitura da obra original, em coreano, seguir a mesma do Brasil, da esquerda para a direita. Ao final da história principal do volume dois há um extra sobre a infância de Mi-Nah e Yi-Young.

Agora é conter a ansiedade para a publicação da continuação da história, que no volume dois encerra em um momento de grande tensão na história.

Yi-Young, um dos protagonistas de “On or Off”

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo