Feliz Valentine’s Day

Hoje, dia 14 de fevereiro, é Valentine’s Day! Data em que muitos países adotam para celebrar o Dia dos Namorados. O Japão, por sua vez, não fica de fora dessa. 

Entretanto, antes de falar sobre o Dia dos Namorados lá no Japão, vamos entender um pouco da origem dessa data no mundo? Afinal, quem diabos é Valentim e o que ele tem haver com tudo isso!?

Valentine’s Day: A Origem 

Esse tal Valentim foi ninguém menos que São Valentim, um padre de origem italiana. De acordo com os relatos, Valentim foi morto por se negar a parar de realizar cerimônias de casamento em uma época que o Império Romano proibia tal ato.

Antes de morrer, contudo, Valentino acabou se apaixonando pela filha de um dos seus carcereiros. Assim, durante seu último dia vivo, escreveu uma carta para sua amada, assinada como “Do Seu Valentim”. Dessa forma, foi daí vem a tradição de enviar cartinhas de amor durante este dia.

Valentine's Day - São Valentino
Valentine’s Day – São Valentim

Antes que você ache estranho um padre se apaixonar, é preciso ressaltar que essa história ocorreu durante o século V, sendo que, até o século XII, os sacerdotes podiam casar e ter filhos. Anos mais tarde, São Valentim foi considerado um mártir e, então, santificado pelo Papa Gelásio. Sua data comemorativa se tornou o Valentine’s Day, um dia dedicado aos casais e que foi adotada no calendário comercial de diversos países.

Valentine’s Day no Japão

No Japão, o Valentine’s Day é muito mais que uma data entre os casais. É quando as jovens mulheres japonesas expressam seu carinho pelas pessoas que elas consideram próximas, seja um namorado, um amigo, um familiar ou até mesmo um colega de trabalho, presenteando com doces e chocolates.

Por mais popular que essa prática seja por lá, a maioria das adeptas dessa tradição são as estudantes, que usam essa oportunidade para se declarar a seu amado! No mês seguinte, no dia 14 de março, os garotos retribuem o gesto entregando chocolates brancos às garotas, esse dia é conhecido como o White Day.

Valentine's Day - Morinaga
Propaganda da Morinaga sobre o Dia dos Namorados nos anos 1960.

Chocolate para quem você ama

A prática de dar e receber chocolates nesta data foi tudo graças a Morinaga, uma famosíssima loja de doces. Durante os anos 60, a marca começou a produzir campanhas associando o Dia dos Namorados com o ato de entregar chocolate às pessoas queridas e assim nasceu esta tradição que é recheada de simbolismo e etiqueta.

Por exemplo, caso você queira presentear um parente, amigo ou colega de trabalho sem nenhuma intenção amorosa, você entrega chocolates simples, conhecidos como “giri choco (義理チョコ)” que significa chocolate obrigatório. Por outro lado, se você tá querendo presentear o mozão, ou até mesmo se declarar para alguém, você entrega chocolates mais chiques e elaborados, conhecidos como “honmei choko (本命チョコ)”  que significa chocolate do sentimento verdadeiro.

Dependendo do quanto você gosta de alguém, você também pode fazer que nem a Taiga de Toradora! (disponível na Crunchyroll) e produzir seu próprio chocolate. Entregar um chocolate caseiro para alguém que você ama é o ápice do amor, pois tudo que é manual é mais valioso.

Valentine's Day - Toradora!
“É Dia dos Namorados, Então diz chocolates caseiros para dizer obrigada” Taiga.

Valentine’s Day nos animes

O Dia dos Namorados é também uma data bastante importante e frequentemente retratada nos animes e mangás tanto quanto o fatídico episódio da praia. Assim, separamos alguns exemplos ilustrativos para você conferir!

Bakuman

Durante o décimo primeiro episódio de Bakuman, enquanto Takagi tem o que pode se considerar o tradicional para um namoro, saindo com Kaya no Dia dos Namorados, Mahiro tinha feito uma promessa a Miho que eles iriam voltar a se ver e se casar só quando ele tornasse um mangaká de sucesso. A surpresa vem quando Kaya, que também é amiga da Miho, aparece entregando não só o chocolate dela para Takagi, mas também o que Miho tinha mandado para Mashiro. Como se não bastasse, Takagi e Mashiro terminam descobrindo que vão ser publicados na NEXT! Que presentão, hein?

Valentine's Day - Bakuman
Bakuman, episódio 11.

Kimi Ni Todoke

Logo no início da segunda temporada de Kimi ni Todoke, o anime começa já no clima dos Dias dos Namorados e mostra exatamente como pode ser difícil para uma garota, principalmente tímida como a Sawako, dar alguns chocolates a seu amado Kazehaya. Inclusive, as consequências desse dia se perpetuam durante toda temporada!

Fruits Basket

Já em Fruits Basket (disponível na Funimation), o Dia dos Namorados ocorre no décimo episódio intitulado de “Afinal, É Dia dos Namorados” e foca em Tohru, Yuki, Kyo e Kagura que estão em um encontro duplo.

Valentine's Day - Fruits Basket
Fruits Basket, episódio 10. Disponível na Funimation.

Asteroid in Love

No anime Asteroid in Love (disponível na Crunchyroll), no Dia dos Namorados acontece em seu 9º episódio, quando Mikage pede a Moe um curso intensivo para fazer chocolates. No caso, o próprio clube se envolve na atividade, trocando chocolates de amizade, mas Moe dá a Misa um chocolate com intenção romântica.

Ore Monogatari

Por fim, no 20º episódio de Ore Monogatari (disponível na Crunchyroll), com a chegada do Dia dos Namorados, Takeo só quer saber do seu chocolate, afinal, é a primeira vez que nosso protagonista passa essa data namorando.

Valentine's Day - Ore Monogatari
Ore Monogatari, episódio 20. Disponível na Crunchyroll

Esses foram os exemplos de episódios que o Genkidama trouxe para te ajudar a entrar no clima dos dias dos namorados. Lembrou de algum que nós não citamos? Se esse foi o caso, deixe um comentário nas nossas redes sociais!

Leia também:

 

Referências:

Revisão: João Pedro Boaventura

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio. Twitter: @KarolFacaia